terça-feira, 22 de março de 2022

A FAMILIARIDADE DE OGUN E OXÓSSI

 

 A FAMILIARIDADE DE OGUN E OXÓSSI


Nenhuma descrição de foto disponível.No culto aos orisa existem alguns orisa que possuem maiores ligações com algum orisa do que outros. Exemplos não faltam: Obatala e Yemowo; Yemoja e Osun; Orunmila e Esu; Obaluwaye e Sango.
Essas relações são produtos de uma forte ligação que o orisa possui com o outro, e obviamente que praticamente todos os orisa se relacionam entre si.
Porém, uma dessas maiores relações, se não a maior, é a de Ogun com Osoosi.
Percebe-se que esta íntima ligação entre Ogun e Osoosi é algo que é propagado em todo culto à Orisa, seja no Brasil, em Cuba ou na Nigéria.
Tamanha é essa ligação, que em muitos lugares é dito que Ogun e Osoosi são inseparáveis e cultuados juntos a qualquer forma. Ao cultuar um cultua-se automaticamente o outro, visto que, um depende do outro, e essa ligação é muito benéfica.
Ogun e Osoosi são orisa do clã dos caçadores, os chamados orisa Ode e que Ogun é o líder dos caçadores sucedido por Osoosi como Olode. Osoosi é também Igba-Keji Ogun, ou seja, é o Secundário de Ogun, e que Osoosi sempre acompanha Ogun. É uma relação recíproca onde um depende do outro e dessa forma, sintetizam nossa evolução e desenvolvimento.
Ogun é o orisa da caça, da guerra, da metalurgia, da tecnologia e do trabalho. Promove a evolução e progresso através do trabalho e das tecnologias.
Osoosi é o orisa da caça, das florestas, dos animais, da busca, da estratégia e das ciências. Promove o desenvolvimento e o crescimento através dos objetivos alcançados e das descobertas científicas.
Juntos formam uma dupla imbatível e determinada, que desenvolvem todo o trabalho e atribuições na sociedade.
As tecnologias e as ciências os pertencem. Todas as profissões são atribuídas ao domínio de Ogun e Osoosi, pois, toda e qualquer atividade que visa o sustento e a luta pela sobrevivência são manifestações de Ogun e Osoosi.
Ogun é própria luta do dia a dia, é o esforço, a dedicação e a força pelo o que quer. Enquanto Osoosi é o planejamento estratégico, o foco, a meta a ser alcançada e objetivo cumprido.
Para melhor esclarecer essa associação, existe um itan que gosto muito, bastante conhecida em algumas regiões da Nigéria como Ile-Ife e Oyo, em Cuba é uma das mais populares, porém, por alguma razão desconhecida, pouca divulgada no Brasil, onde conta essa união entre Ogun e Osoosi.

Itan Ogun e Osoosi

OSOOSI é o melhor dos caçadores e suas flechas não falham nunca. Contudo, havia um tempo em que nunca podia chegar até as suas presas porque a espessura da mata lhe impedia. Desesperado, foi se consultar com ORUNMILÁ, quem lhe aconselhou a fazer algumas oferendas e sacrifícios. OSOOSI e OGUN não caçavam juntos porque ESU havia semeado a discórdia entre eles, mas OGUN tinha um problema similar. Nada nem ninguém eram capazes de abrir caminhos nas matas com maior rapidez que ele, porém nunca conseguia matar suas presas e elas acabavam escapando. Também foi se consultar com ORUNMILÁ e recebeu instruções de fazer também algumas oferendas e sacrifícios. Foi assim que ambos rivais foram até a mata fazer os seus sacrifícios. Sem se dar conta, OSOOSI deixou cair suas oferendas em cima de OGUN, que estava recostado em um tronco.
OGUN e OSOOSI tiveram uma forte discussão, mas OSOOSI se desculpou e então se sentaram e começaram a conversar e contar os seus problemas, um para o outro. Enquanto falavam, ao longe passava um veado. Rápido com o um raio, OSOOSI se ergueu e atirou uma flecha que atravessou a garganta do animal deixando-o morto. “Viu?” disse OSOOSI, “eu não posso pegar”. Então OGUN pegou seu facão e em menos tempo do que canta um galo, abriu uma trilha até o veado. Muito contentes, chegaram até o animal e compartilharam o alimento. Desde esse momento combinaram que era necessário um do outro e que separados não eram ninguém, então fizeram um pacto perante ORUNMILÁ. É por isso que OSOOSI, o caçador, sempre anda com OGUN, o dono dos ferros.