Filhos de Oxóssi – O rei dos caçadores.
Antigamente, na África, era considerado o orixá responsável pela proteção de todos os caçadores, auxiliando-os durante os trabalhos de caça, não permitindo que sofressem acidentes ou que faltasse o alimento para todos.
Filho de Oxalá e Iemanjá, Oxóssi representa sempre a fartura, o sustento de cada tribo e a segurança dos caçadores.
Outra característica de Oxóssi é o poder de controlar as aves, guiando e orientando os pássaros na hora de voar.
Representa também os talentos para as artes, como a dança, o dom de compor músicas, de criar esculturas, pintar quadros lindos e escrever contos e livros.
Oxóssi é aquele que incentiva o plantio de sementes, o cultivo de plantas para ajudar no sustento da tribo.
Mesmo assim, também representa um pouco a preguiça e a tranquilidade e a calma nas realizações de tarefas.
Oxóssi teve como esposa a Orixá Oxum e seu dia de homenagem é o dia 20 de janeiro.
Seu dia da semana é a quinta-feira e suas cores principais são a azul e o verde, que representam as águas dos rios e a floresta.
“OkêArô!” é a saudação de homenagem à Oxóssi, que é um orixá astuto e esperto, sendo considerado um grande e exímio caçador.
Características dos Filhos de Oxóssi
Podemos destacar algumas características frequentemente encontradas na personalidade de um filho deste grande orixá chamado Oxóssi:
- Amabilidade – estas pessoas são consideradas muito dóceis, capazes de transmitir uma amabilidade tão terna e serena que as faz ser de uma educação sublime e muito encantadora.
Com a tranquilidade que conseguem transmitir, a hospitalidade que os filhos de Oxóssi oferecem enaltece bastante seu caráter, agradando e conquistando aqueles que os cercam.
Donos de uma serenidade que torna sua companhia muito agradável, estes filhos do orixá caçador são muito queridos e amados por todos.
- Apreciam a solidão – Apesar de serem ótimas companhias, aqueles que são considerados filhos de Oxóssi têm uma preferência natural por ficarem sozinhos.
Permanecem no silêncio, preferindo a sua própria companhia, prestando atenção em tudo o que acontece ao seu redor. Gostam de ficar isolados, curtindo seu cantinho, mas sempre com muita esperteza e desconfiados de tudo e de todos.
Esta característica faz com que custem muito a se sentirem apegados às outras pessoas, pelo medo que sentem de não serem correspondidos tanto no amor quanto nas amizades que encontram.
- São muito discretos – Os filhos de Oxóssi não costumam se envolver em assuntos alheios, não gostam de fofocas nem de procurar por assuntos que não sejam do seu interesse.
Sabem guardar as confidências que lhes são feitas, evitando comentários desagradáveis e conversinhas paralelas.
Não participam das chamadas “panelinhas”, pois evitam ao máximo problemas e assuntos de outras pessoas.
Calados e mais arredios do que os outros, guardam para si os seus pensamentos e suas opiniões, para não expor o que acham de certos assuntos.
- Gostam de novas descobertas – possuem uma curiosidade inteligente, o que acaba por ajudá-los nos raciocínios rápidos e na solução de problemas ou pequenos impasses.
Procuram sempre participar de novas atividades, aprender novos ensinamentos, em busca de mais sabedoria e de aprimorar seus talentos.
Estão sempre fazendo alguma coisa, não gostam de ficar parados. Precisam de agilidade e rapidez nas ações.
Estas características fazem deles pessoas cultas, mas que não gostam de esnobar esse saber.
- Possuem a mente jovem – gostam de atividades diversificadas. São ágeis e ativos, não deixam que o envelhecimento tome conta de suas vidas, continuando sempre a se sentirem jovens e felizes.
Levam a vida com muita tranquilidade, sem pressa, e isto ajuda nesta ideia de se sentirem sempre jovens.
Não permitem que seus pensamentos envelheçam, mesmo que o seu corpo sinta o cansaço da idade. Procuram solucionar os problemas e impasses que surgem com a cabeça fria e a cuca fresca.
- Gostam muito de animais – Sentem muito carinho e respeito pelos animais, protegendo-os e cuidando deles com bastante afeição e amabilidade.
Para eles, os animais merecem ser cuidados. Não permitem, de forma alguma, que os bichinhos sejam maltratados.
Gostam de ter animais em casa e são atenciosos e preocupados com os que encontram pela rua.
- São saudáveis – Os filhos de Oxóssi possuem, geralmente, uma ótima saúde, Raramente apresentam alguma doença mais grave, sem demonstrar dificuldades em curar pequenas enfermidades.
Cuidam muito dessa saúde, evitam engordar e procuram sempre uma alimentação adequada, São preocupados com a higiene dos alimentos e se protegem muito contra vírus e bactérias.
A proteção espiritual que recebem tem muito a ver com sua boa saúde. Não gostam de se descuidar da saúde do espírito, para que não se agrave a saúde do corpo e da mente.
- São tranquilos na hora de se expressar – Mesmo sendo muito discretos, calados e introspectivos, os filhos de Oxóssi possuem uma facilidade enorme para falar com as outras pessoas.
Principalmente se estiverem frente a frente com mais pessoas, ou mesmo com um público grande, não enfrentam nenhuma dificuldade para se expressarem.
Esta facilidade para se expressarem pode ajudar muito na escolha de profissões que precisariam de contato com grandes públicos, como por exemplo palestrantes, guias turísticos ou jornalistas.
Sempre que se encontram diante de mais pessoas, perdem aquela introspecção já comentada e se soltam com naturalidade e segurança.
- Não julgam atitudes de outras pessoas – Uma das melhores qualidades de um filho de Oxóssi é respeitar o pensamento e a individualidade de todo ser humano.
Não apontam o dedo, julgando ninguém. Acham que cada um tem o direito de agir, preservam muito a lei do livre-arbítrio.
Cada um é responsável pelos seus atos e por suas palavras. A consequência destes atos e palavras é de quem os faz ou fala.
Não se sentem bem interferindo ou criticando as outras pessoas. Como também não gostam que os outros façam o mesmo com eles.
O principal é que o respeito mútuo seja preservado. Para eles, é preciso se lembrar sempre disto, para não magoar ou passar por cima de ninguém.
- São muito independentes – Os filhos de Oxóssi quase nunca pedem ajuda aos outros. Gostam de ser independentes e de resolverem seus problemas, evitando incomodar ou importunar outras pessoas.
Buscam, na maioria das vezes, sustentar a si mesmos, para que não seja preciso que outras pessoas paguem pelo que necessitam para sobreviver.
- Possuem um grande senso de responsabilidade – sabem agir de forma correta, cultivando o bom caráter e as boas atitudes, sendo sempre honestos.
Não fogem do que precisam fazer, não abandonam as pessoas sem ajuda e cumprem seus compromissos com pontualidade e empenho.
Procuram trabalhar sempre com maestria, buscando a excelência no que se dispõem a fazer.
Procuram nunca causar decepções em quem lhes confia uma tarefa ou lhes pede um favor.
Ter este senso de responsabilidade e honestidade para eles é uma questão de honra, que não deve ser quebrada nunca.
- São românticos – Quando amam alguém, procuram sempre agradar e conquistar a cada dia, não deixando que o relacionamento caia na monotonia.
Os relacionamentos que mantêm, podem ser, às vezes, cheio de pequenos atritos, por causa das dificuldades que o filhos de Oxóssi encontra para se dividir, já que prefere e busca a solidão.
Mas quando o coração chama por outra pessoa, ele luta para superar esta individualidade, abrindo espaço para alcançar e ser alcançado pelo ente amado.
Neste jogo de conquista, luta contra seus medos e age com respeito e carinho, tentando encontrar, como todos também procuram, uma companhia que o faça se sentir mais feliz do que sozinho.