domingo, 4 de dezembro de 2016

Vovô e Vovó Arruda


Um casal de curandeiros do Brasil Central.

Esse negro, que já nasceu escravo em uma fazenda de Goiás, viveu no século XVIII. Conheceu sua esposa na mesma fazenda. Trabalhavam com o cultivo de café, cana-de-açúcar, batata doce, milho e ervas para temperos. João das Plantas e Maria das Flores (como eram conhecidos), sabiam como ninguém o cultivo da terra. E assim viviam os dias, sem olhar o passado ou o futuro, vivendo apenas o presente. Casaram jovens e tiveram apenas dois filhos, pois Maria teve complicações no segundo parto. Ela aprendeu a benzer e a curar aconselhada por sua avó, pois assim salvaria a vida da criança e a sua. João sabia as rezas de seus ancestrais.
Os dois sempre eram procurados pelos demais escravos por seus conhecimentos de plantas medicinais e orações de cura. Os anos passaram e eles chegaram na velhice unidos e tranquilos. Tinham uma pequena casinha numa área da fazenda destinada aos escravos e lá plantavam diversas plantas para tempero, ornamento e cura. Mas, a planta que mais crescia na frente da casinha modesta era a arruda, sempre viçosa e cheirosa. Todos aqueles que se aproximavam podiam sentir o cheiro dessa planta e já se sentiam melhores. Quando a arruda florecia quase toda a fazenda era tomada pelo seu cheiro. E assim, João e Maria passaram a ser chamados de Vovô e Vovó Arruda.
Vovô João Arruda viveu até os 110 anos e recebeu sua carta de alforria pouco antes de falecer. Vovó Maria Arruda viveu até os 89 anos, pois seus problemas de saúde agravaram-se com a idade. Os dois ajudaram muitos negros e muitos brancos a vencer as doenças da carne e do espírito. Os brancos os procuravam escondidos na calada da noite por medo e preconceito, mas depois de muitas curas, eles passaram a ser queridos e respeitados por todos os moradores da redondeza.
 
"Saravá Vovô Arruda, que com dificuldade caminha...
Alivia minha dor e me ensina o caminho,
que leva até Jesus, para eu encontrar a luz."
 
"Saravá Vovó Arruda, Saravá Vovó Arruda,
Vem benzer essa criança,
Pois preciso de sua ajuda...
Saravá Vovó Arruda, Saravá Vovó Arruda,
Me ensine a benzer, assim como você."