domingo, 4 de dezembro de 2016

O Povo Baiano


Os primeiros trabalhadores do Brasil!

Ao se falar em "Povo Baiano" todos imaginam entidades que nasceram e viveram na Bahia, mas não é bem assim... Muitos "baianos" nem eram baianos mesmo. Como o Brasil foi descoberto e colonizado através da Bahia, os primeiros habitantes do Brasil iniciaram seus trabalhos nas Terras de São Salvador. Tudo começou pela Bahia: a retirada de pau-brasil; a escravização dos índios; a entrada de negros africanos; a colonização de novas áreas;  as batalhas entre brancos, nativos e negros e assim por diante... A Bahia é o solo mais manchado de cores do Brasil!
Em 1530 os índios começaram a ser escravizados no Brasil e em 1550 os primeiros negros chegaram para substituí-los. Em 1570 os jesuítas começaram a lutar pelo fim da escravidão dos índios, mas não puderam impedir a utilização de negros nos trabalhos, porque o número de africanos no Brasil excedia ao número de brancos. A Coroa de Portugal exigiu que o Brasil subsidiasse suas riquezas ao Reino, para incrementar o progresso Lusitano. E foi assim que devastaram grande parte das matas e da população nativa.
A Bahia tornou-se o cenário de toda essa movimentação da raça negra (africana) em confronto com a raça européia. Como no século XVII haviam mais negros do que brancos no Brasil, a força bruta era a única estratégia de domínio da raça. Por isso, quando alguns trabalhadores de Umbanda se apresentam e se denominam o "Povo da Bahia", não estão de forma alguma desvinculando-se das Linhas da Umbanda Sagrada. Assim como os Caboclos e os Pretos-velhos, os Baianos trabalham e servem a todas as linhas, dividindo-se em falanges. O Povo Baiano faz parte do começo da história do Brasil e renegá-los é renegar a nossa origem!