domingo, 4 de dezembro de 2016

Cabocla do Fogo


A Senhora das chamas!

Essa índia de origem asteca, viveu na América Central, numa aldeia entre o Lago Texcoco e a Cidade de Tenochtitlán. Seu pai era um exímio caçador e um dos melhores guerreiros da tribo. Servia ao Cacique buscando conquistar novas tribos e levando escravos ao Sumo Sacerdote da Cidade Real. A índia de nome Aaret, gostava de dançar ao redor do fogo nos dias de festa e caminhava sobre as brasas da fogueira sem queimar seus pés. O povo da aldeia dizia que ela era protegida pelos deuses.
Aaret era uma moça muito bonita e foi prometida em casamento ao chefe da guarda da cidade principal. Porém, não chegou a cumprir seu destino... Quando os conquistadores espanhóis invadiram suas terras em busca de ouro, viram uma bela índia pulando sobre a fogueira e ficaram admirados com sua beleza. O Chefe dos expedicionários enamorou da jovem e sequestrou-a, exigindo ouro pela sua libertação. Mas, ao chegar ao acampamento espanhol, o expedicionário cedeu aos seus caprichos e utilizou sua força para possuí-la. Após ser usada pelo conquistador espanhol, Aaret sentiu-se humilhada e jogou-se sobre a fogueira do acampamento.
Os espanhóis assustaram-se ao ver uma jovem em pé entre as chamas do fogo sem queimar-se. O corpo da índia apenas se decompôs no ar, em faíscas. Ao saber do ocorrido o povo de sua tribo disse que ela se tornou um encantada do fogo e passou a ser chamada de "Senhora das Chamas". Muitos a viam na aldeia ao anoitecer, dançando ao redor da fogueira. Hoje, essa índia trabalha na Umbanda Sagrada, na Linha de Yansã.