quarta-feira, 12 de outubro de 2022

Bênçãos e orações para Rosh Hashaná

 

Bênçãos e orações para Rosh Hashaná

Torá e Shofar

Rosh Hashaná, também conhecido como Yom HaZikkaron ou o Dia da Lembrança, é sobre teshuvá ou retornar a Deus através do arrependimento. O feriado é usado para nos lembrar que a submissão a Deus é a maneira de demonstrar uma atitude de arrependimento para com o Senhor.

Rosh Hashaná relembra a história do quase sacrifício de Isaac quando Deus ordenou a Abraão que sacrificasse seu único filho como oferta. Abraão obedeceu à ordem de Deus, construiu um altar e preparou-se para sacrificar Isaque. No último minuto, ele foi parado pelo Anjo do Senhor. O Anjo apontou um carneiro e disse a Abraão que o sacrificasse no lugar de Isaque. Aqui, mostra uma imagem clara do sacrifício de Jesus pelo Pai em favor daqueles que confiam nEle.

Para ajudar a celebrar este feriado maravilhoso e mostrar seu arrependimento pelo novo ano, siga estas simples orações e bênçãos.

Bênção do Acendimento das Velas

Em Erev Rosh Hashaná, cerca de 18 minutos antes do pôr do sol, a seguinte bênção é recitada enquanto acende as velas do feriado.

Bendito sejas Tu, Senhor nosso Deus, Rei do Universo, que nos santifica com Seus mandamentos e nos ordena acender as luzes de Yom Zikkaron.

A Bênção Shehecheyanu

Diz-se que a bênção Shehecheyanu agradece a Deus por nos permitir alcançar esta temporada. Também é costume abençoar as crianças neste momento, bem como oferecer orações espontâneas e agradecimentos a Deus.

Louvado seja você, Adonai, nosso Deus, Soberano do universo, por nos dar vida, por nos sustentar e por nos permitir alcançar esta estação.

Kidush e HaMotzi

O feriado é santificado pela recitação do Kidush (a bênção sobre o vinho).

Louvado seja você, Adonai nosso Deus, Soberano do universo, que nos escolheu de todos os povos, santificando-nos com mitsvot. Em Teu amor, Adonai nosso Deus, Tu nos deste este Dia de Recordação, para ouvir o som do Shofar, para nos unirmos em adoração e recordar o Êxodo do Egito. Pois Tu nos escolheste dentre todos os povos, consagrando-nos ao Teu serviço, e Tua palavra é a verdade eterna. Louvado seja o Deus Soberano, Soberano de todo o mundo, que santifica a Casa de Israel e o Dia da Memória.

Então, antes de comer a refeição do feriado, recitando a oração HaMotzi (a bênção sobre o pão).

Como Rosh Hashaná celebra a passagem cíclica do tempo e a progressão dos feriados do Ano Novo, é costume recitar a bênção HaMotzi sobre pães redondos de chalá que simboliza a estação giratória ou a Coroa de Deus. Eles são frequentemente adoçados com raison e mel para o feriado para desejar que o próximo ano seja doce.

Bendito és Tu, Senhor nosso Deus, Rei do universo, que tiras do céu o pão vivo.

Bênção sobre o Fruto

Tradicionalmente, as maçãs são mergulhadas em mel e a seguinte bênção é recitada antes de comer.

Bendito és Tu, Senhor nosso Deus, Rei do universo, Criador do fruto das árvores. Que seja a tua vontade, Senhor nosso Deus e Deus de nossos pais, que nos renoves um ano bom e doce em nosso Senhor Yeshua, o Messias.

Graça após a refeição

Após a refeição, é costume recitar o birkat hamazon, a “graça após as refeições”, incluindo adições especiais que marcam o festival de Rosh Hashaná. Uma bênção abreviada é fornecida aqui.

Bendito sejas Tu, Senhor nosso Deus, mestre do universo, que nutres o mundo inteiro com bondade, graça, bondade e compaixão. Bendito és Tu, Senhor, que nutres a todos. Um homem.

Ouvindo o Shofar

Se você tem um shofar (chifre de carneiro), você pode querer ouvir o som tocando-o antes desta oração. Aquele que soprasse a buzina recitaria a seguinte bênção.

Bendito sejas Tu, Senhor nosso Deus, Rei do Universo, que nos santificas com Seus mandamentos e nos mandaste ouvir o som do shofar.

Comer Peixe

O peixe simboliza que crescemos e nos multiplicamos. Primeiro, a bênção apropriada para comer o peixe (a bênção she-hakol) é dita.

Bendito és Tu, Senhor nosso Deus, Rei do Universo, que por Sua Palavra realiza todas as coisas.

Antes de comer o peixe, diz-se:

Seja a tua vontade, Senhor nosso Deus e Deus de nossos pais, que sejamos frutíferos e nos multipliquemos como peixes.

Os convidados então se voltam para olhar para a cabeça do peixe e dizem:

Seja a tua vontade, Senhor nosso Deus e Deus de nossos pais, que sejamos a cabeça e não a cauda.

Rosh Hashanah Mussaf temas de oração

Malkiyot : Deus é Rei

Deus é soberano do povo judeu e do universo.

Zkronot : Lembrança

Deus intervém no mundo. Deus não abandonará as pessoas e Israel lembrará e invocará Deus consciente das promessas divinas a elas.

Shofarot : Revelação e Repdeptaio

Reconheça a revelação: lembrando a aliança de Deus com Israel no Sinai, o mérito dos ancestrais e a promessa do futuro no dia anterior.

O Ano Novo judaico é um momento de celebração e engajamento em nosso passado e futuro. Reflita sobre o que você deseja acertar com o Senhor e peça perdão. Então, reserve um tempo para abençoar aqueles ao seu redor e desejar-lhes um feliz ano!