quarta-feira, 12 de outubro de 2022

Sharad Navaratri e as Nove Noites Divinas

 

Sharad Navaratri e as Nove Noites Divinas

Durga Puja

Sharad Navaratri é um festival hindu de adoração e dança de nove dias. O festival é dedicado à adoração da divindade hindu Durga. Em sânscrito, a palavra Navaratri se traduz literalmente em nove noites. Durante essas nove noites, as formas noturnas de Shakti (poder) são adoradas e cada dia é dedicado a uma Deusa de importante significado.

Este Navaratri é celebrado durante o Sharad (início do inverno, geralmente de setembro a outubro) e é a mais importante de todas as celebrações do Navaratri. Ele celebra o assassinato de Mahishasura pela deusa Durga. O festival é observado na maior parte da Índia, particularmente no norte da Índia, leste da Índia e oeste da Índia.

Durante o Navratri, pessoas de vilarejos e cidades se reúnem para realizar 'puja' em pequenos santuários representando diferentes aspectos da Deusa Durga, incluindo a Deusa Lakshmi e a Deusa Saraswati. Cantar de mantras e interpretações de bhajans e canções folclóricas geralmente acompanham os rituais de puja por nove dias consecutivos de Navratri.

Navratri começa no primeiro dia (pratipada) da quinzena brilhante do mês lunar de Ashwin. A celebração ocorre na forma de três conjuntos de três dias e cada conjunto é dedicado a uma Deusa.  Os primeiros três dias são dedicados à Deusa Durga para purificar os adoradores do mal e das impurezas. O segundo conjunto de dias é dedicado à Deusa Lakshami, que é a doadora de riqueza espiritual e prosperidade. Os últimos três dias são dedicados à Deusa Sarawati, a Deusa da arte e da educação.

O nono dia é conhecido como Maha Navmi, onde uma grande cerimônia é realizada. O dia começa em Kajak, onde nove meninas são alimentadas com puri, halwa e chane. Antes de oferecer comida, seus pés são lavados e limpos como um símbolo de respeito à Deusa Durga. Durante isso, todas as meninas são consideradas a forma da Deusa Durga. Depois de oferecer comida, eles recebem roupas, frutas ou dinheiro.

Dentro de cada conjunto de dias, uma deusa em particular e seu respectivo planeta governante, iconografia e matra são celebrados todos os dias.

Dia 1: Shailaputri

Shailaputri monta um touro, carregando um trishul (tridente) na mão direita e uma flor de lótus na mão esquerda. Seu planeta governante é a lua e seu mantra é Om Devi Shailaputryai Namah.

Dia 2: Brahmacharini

Brahmacharini caminha com os pés descalços, carregando um japa mala (contas de oração) na mão direita e um kamandalu (pote de água) na mão esquerda. Seu planeta governante é Marte e seu mantra é Om Devi Brahmacharinyai Namah .

Dia 3: Chandraghanta

A deusa Chandraghanta usa uma lua semicircular (chandra) na testa que se parece com um sino (ghanta), e daí seu nome. Ela é retratada com 10 mãos e carrega trishul, gada, uma espada e flecha. Esta forma de Deusa Mãe está pronta para a guerra para proteger a paz e o bem-estar de seus devotos. Seu planeta governante é Vênus e seu mantra é Om Devi Chandraghantayai Namah .

Dia 4: Kushmanda

Kushmanda tem oito mãos e monta uma leoa. Ela segura um kamandalu, dhanush, bada e kamal em suas mãos direitas. Suas mãos esquerdas seguram amrit kalash (pote de néctar), japa mala, gada e chakra. Ela criou o universo no lampejo de seu sorriso, e acredita-se que concede poderes e riquezas sobrenaturais a seus devotos.  Seu planeta governante é o sol e seu mantra é Om Devi Kushmandayai Namah .

Dia 5: Skandamata

A deusa Skandamata carrega o bebê Skanda e monta um leão. Ela tem quatro mãos, carregando duas flores de lótus nas duas mãos superiores, Skanda na mão esquerda e dá o abhayamudra (gesto de destemor) com a mão direita. Seu planeta governante é Mercúrio e seu mantra é Om Devi Skandamatayai Namah .

Dia 6: Katyayini

A deusa Katyayani monta em um leão magnífico e é representada com quatro mãos. Ela carrega uma flor de lótus e uma espada em suas mãos esquerdas respectivamente e mantém suas mãos direitas em abhayamudra e varadamudras. Seu planeta governante é Júpiter e seu mantra é Om Devi Katyayanyai Namah .

Dia 7: Kaalratri

A pele de Kaalratri é negra e ela monta em um burro.  Ela é representada com quatro mãos. Suas mãos direitas estão em abhayamudra e varadamudra e ela carrega uma espada e um gancho de ferro mortal em suas mãos esquerdas. Seu planeta governante é Saturno e seu mantra é Om Devi Kalaratryai Namah .

Dia 8: Mahagauri

Mahagauri monta o touro e tem quatro braços. Ela segura um trishul em uma de suas mãos direitas e retrata o abhayamudra com a outra mão direita. Ela carrega um damaru em uma mão esquerda e retrata o varadamudra na outra mão esquerda. Seu planeta é Rahu e seu mantra é Om Devi Mahagauryai Namah .

Dia 9: Siddhidatri

Deusa Siddhidatri senta-se em Kamal e monta no leão. Ela é representada com quatro mãos. Ela tem gada em uma mão direita, chakra na outra mão direita, flor de lótus na mão esquerda e shankh na outra mão esquerda. Ela concede todos os tipos de siddhi (poderes sobrenaturais) a seus devotos e, portanto, é adorada por humanos, ghandarvas, asuras e devas. Seu planeta é Ketu e seu mantra é Om Devi Siddhidatryai Namah .

Sharad Navaratri é um importante feriado hindu celebrado em todo o mundo. Cada Deusa é homenageada de maneira especial durante as nove noites e os devotos são abençoados com riqueza espiritual.