segunda-feira, 17 de janeiro de 2022

VITIMISMO E MIMIMI

 

 VITIMISMO E MIMIMI


Pode ser uma imagem de textoO sofrimento de alguém pode parecer bobo para nós, que estamos vendo de fora e não sentimos o que o outro sente. O seu sofrimento também pode parecer bobo e fútil para outras pessoas que não sentem o que você sente, que não estão vivenciando tudo o que você passa e passou.

Se tem uma coisa que a vida me ensinou é que não devemos desprezar os sofrimentos do outro, desprezar a dor do outro… pois o mundo dá voltas… e podemos, nós mesmos, cair naquilo que desprezamos no outro.

Precisamos de muita empatia nos dias de hoje. As pessoas falam muito em vitimismo, mimimi e de todas as formas tentam diminuir ou menosprezar o que o outro sente e passa na vida. Olhar para o outro e procurar se colocar no lugar dele para tentar compreender a vida dentro de sua perspectiva é algo extremamente importante para todos. Inclusive, há uma estória interessante sobre isso: um menino chega para sua mãe e pergunta… “Mãe, o que é mimimi?”. A mãe responde: Mimimi, meu filho, é a dor que não dói na gente, mas que dói no outro.

Hoje em dia se chama isso empatia… antigamente se chamava compaixão. Ter compaixão pelos demais… se colocar no lugar dele, ver pela visão dele, compreendê-lo e dar-lhe um suporte. Jesus chamou de amor ao próximo.

O mais importante é entender que, o mesmo amor, compreensão e empatia que negamos ao outro… é o amor e a compreensão que nós mesmos vamos estar pedindo aos outros no futuro, quando cairmos num duro e grave sofrimento. Todas as pessoas perdem, caem, sofrem, se desesperam. Ou será que você é mesmo tão diferente e tão intocável diante do sofrimento? Justamente pelo sofrimento ser algo coletivo e atingir a todos, é que devemos nos ajudar uns aos outros, amar uns aos outros e não ficar rotulando de vitimismo o sofrimento de alguém.

Vamos desejar, no futuro, quando a dor intensa latejar em nosso interior, que o outro nos compreenda, nos acolha, se coloque em nosso lugar… mas como negamos isso ao outro, pode ser que ninguém vá nos dar o amor e a compreensão quando precisarmos.

Alguém te pediu ajuda… e você não ajudou.

Alguém te pediu um conselho… e você preferiu julgar, rotular e condenar.

Alguém estava com dificuldades financeiras… e você disse que a pessoa tinha que “se virar” e mandou ela trabalhar.

Alguém te pediu apenas atenção… e você estava “sem tempo”.

Alguém estava carente… e você sequer conversou com a pessoa.

Alguém estava sofrendo… e você disse que a pessoa estava com mimimi.

Chegou um dia… que você estava sofrendo, você precisava de ajuda, você pediu um conselho, você estava carente e precisando de atenção… Mas como você ignorou o outro… o outro também ignorou você quando você mais precisava. Como você não teve empatia com o outro, ninguém teve com você.

Vamos refletir sobre isso….

(Hugo Lapa)