ESTA NA HORA DE PARAR.....
Numa gira de Exu, Maria Mulambo avistou uma moça solitária e cabisbaixa no canto do terreiro. Ela frequentava aquele lugar constantemente e por diversas vezes chegava um tanto quanto desgastada no dia de gira.
Maria Mulambo se aproximou, ofereceu um gole de sua bebida e um trago de seu cigarro. Ela imediatamente recusou e com os olhos brilhando esperava que Maria lhe dissesse algo. Mulambo se sentou no chão ao lado da jovem, pediu para que todos os que estavam em volta não a interrompesse, pois estaria ocupada demais ajudando quem mais precisava naquela noite.Maria Mulambo perguntava coisas óbvias, sabendo da resposta. "Minha menina, quantas vezes você chorou por causa dele? Quantas vezes ele te deixou esperando e nunca apareceu? Quantas vezes ele sumiu e você teve que ir até ele? Quantas vezes você saiu do quarto dele, com um sorriso no rosto pois o amava e ele na mesma noite estava com outra no mesmo lugar?"
A jovem se assustou. Ela não tinha resposta e muito mal balançava a cabeça positivamente. Mulambo pediu para que trouxessem um cigarro, colocou entre os dedos da jovem e pediu para que ela fumasse.
Entre um trago e outro Mulambo disse que a fumaça era o amor, que as chamas que lhe mantinha acesso era a esperança. Disse que a fumaça conseguia chegar a distâncias imagináveis mas que a mesma dependia da brasa acesa para continuar o seu caminho. O cigarro começou a se apagar, mulambo pediu para que a jovem continuasse a tragar... Ela reclamava que as chamas queimavam sua boca e Mulambo insistia que ela continuasse a fumar. A jovem não aguentou e jogou o cigarro no chão.
Mulambo sorriu, se levantou do chão com a jovem e disse: "Está na hora de parar não é mesmo? A esperança não existe mais, o amor não foi capaz de alcançar ninguém além de você mesma. Está na hora de parar não acha? Quer continuar se queimando? Quer continuar se machucando?
Está na hora de parar!"