segunda-feira, 25 de junho de 2018

Exú o executor da Lei

Hoje vendo em um fórum, um dos membros abriu uma questão interessante referente a algumas frases que vemos na internet.
Ex. Meu Exú fulano de tal, arrebenta e quebra meus inimigos.
Pombogira X é mulher do exú Y.
Será que não estamos realmente colocando atributos humanos demais em nossos Exús e Pombogiras?
Vou falar da Umbanda que pratico, nossos exús e pombogiras respondem na Lei Sagrada de Umbanda, são guardiões, e respondem as ordens de Ogum e dos Orixás.
Não vem em terra, para arrebentar ninguém, quebrar a perna de ninguém, se é que me entendem, simplesmente pelo fato deles terem mais o que fazer do que ficar satisfazendo nossas vontades, e nossas maldades e ruindades, egos humanos falíveis.
Andam colocando Exú e Pombogira numa verdadeira quebra de braço, numa luta de quem é mais forte, de quem tem o exú mais poderoso.
Alouuu…tem algo errado ai. Virou disputa?
O trabalho de Exú e Pombogira já não é fácil, lidam constantemente com a mais variada gama de espíritos, são bonzinhos, anjinhos? não, mas também não são demônios.
Exú e Pombogira nos defendem, nos protegem, nos guardam, com certeza, mas a missão deles vai e ultrapassa isso.
Eu honestamente não gosto desses posts que vemos atribuindo a exú e pombogira essa imagem agressiva, violenta, porque isso só denigre a imagem dessas entidades, já não chega essas imagens horrorosas, extremamente mal feitas.
Graças a Deus, que pelo menos isso está mudando.
Uma das coisas que mais denegriu a imagem de Exú e Pombogira é justamente essas imagens que mostra exú como diabo, até hoje pagamos o preço por causa disso, onde muitos seguimentos enxergam a Umbanda como um baixo espiritismo.
Exú e Pombogira tem suas roupagens mais cabalísticas vamos colocar assim, porque onde trabalham são campos astrais muito densos, com espíritos muitos desses que nem forma tem, são os guardiões de portais. Precisam e mostram respeito e força.
Essa aplicação do terror, imposição de medo usando a roupagem de exú e pombogira não é bacana, é desrespeitoso, acabamos por denegrir a imagem dessas entidades.
Exú e Pombogira, eles também são o símbolo da alegria, da fertilidade, da prosperidade. Impor medo, assustar a outras pessoas para que?
Muitas vezes eu vi seu Capa Preta dizendo, enquanto vocês sorriem comigo, eu curo vocês.
Precisamos ressaltar as qualidades dessas entidades e não dar mais arma para certos seguimentos a denegrirem.
No lugar de dizer que exú vai arrebentar alguém, vai destruir inimigos, etc.
Vamos dizer e não esquecer, que Exú e Pombogira, nos ajudam a entender nossas dificuldades, nossas mazelas humanas, nos ajudam a dar um bom caminho, nos aconselham, nos corrigem, nos curam, nos protegem e nos amparam.
Exú e Pombogira são soldados, são executores da ordem suprema de Ogum,  um exú de Lei, um Exú guardião eles labutam na luta contra espíritos mistificadores, zombeteiros, quiumbas, eles trabalham para levar esses espíritos para a redenção. Que mérito teria em seus trabalhos se só destruíssem seus inimigos? Muitos quiumbas são sim aprisionados em campos espirituais por Exús e Pombogiras guardiões, lá eles ficam sendo doutrinados e evangelizados, até que a redenção seja despertada. O que muitos não sabem é que muitos Exús e Pombogiras que trabalham dentro da lei hoje já foram quiumbas, foram espíritos endurecidos, que encontraram a luz, então vejam que o trabalho de Exú e Pombogira é muito mais importante do que ficar cuidando de coisa pouca, oriundas muitas vezes de nossas maldades e vinganças.
Exú e Pombogira trabalham e nos orientam para nos tirar do mal caminho, porque são espíritos que já passaram por poucas e boas quando encarnados, e sabe o quanto uma decisão errada pode causar danos futuros na evolução espiritual, um exú de Lei tem pleno discernimento do bem e do mal, não aceitam barganhas, e não vão fazer tudo que a gente quer por um garrafa de cachaça e uma galinha preta, eles não são vendidos.
Um detalhe importante: entidades que trabalham para execução de trabalhos de baixa magia, nefastos, são exús de baixa evolução espiritual. Só colocando um adendo nisso, afinal de contas será só exú que faz esses tipos de trabalhos que tem uma evolução baixa, ou quem pede também? Porque vejam bem, se você usa de um espírito para fazer um mal, você é o mandante e terá mais culpa do que ele, porque você sabia perfeitamente o que estava fazendo e pedindo e com certeza você pagará por isso, tanto nessa vida quanto na vida espiritual.
Isso é claro um Exú e Pombogira que respondem dentro da Lei Sagrada de Umbanda.
Vamos refletir mais sobre nossas posturas e vamos analisar se com certas atitudes nossas no lugar de prestigiar, engrandecer nossas entidades não estamos depreciando as mesmas.
UM EXÚ E POMBOGIRA ELES TE PROTEGEM DO MAL.
O Povo de Exú e Pombogira é um reino vasto, lá existem toda uma gama de espíritos com vários graus evolutivos.
“cemitério é cidade linda que ninguém quer passear”.
Procurem refletir na seguinte questão: Exú e Pombogira estão muito próximos de nós, sem duvida, mas toda essa coisa humana, emocional, falível de nós encarnados, eles já viveram e sabem perfeitamente lidar. Eles não se envolvem nessas questões simplesmente porque queremos.
Exú e Pombogira não são meninos de recados, SÃO EXECUTORES. 
Exú e Pombogira não é de ficar ameaçando, ele sabe perfeitamente o que deve ser feito e faz, como se diz O INIMIGO NÃO VÊ EXÚ CHEGAR, SUA PISADA É LEVE.
Um dia perguntaram para mim, você tem medo de Exú, eu respondi, não eu tenho respeito. Exú não quer que ninguém tenha medo dele, tenham medo de vocês mesmos que despertam a fúria do Orixá com suas atitudes, o castigo de Exú é só uma consequência.

Volto a dizer, essa é a imagem que aprendemos de Exú e Pombogira na Umbanda que pratico.

Cristina Alves
Templo de Umbanda Ogum 7 Ondas e Cabocla Jupira.