sexta-feira, 29 de junho de 2018

Apometria – Divisão ou União?


346px-vesica_piscis-svg
O assunto é controverso mas acho necessário discutir e compartilhar um pouco do que tive a oportunidade de vivenciar.
Apometria – Se por um lado ela divide espiritas, por outro une umbandistas, espiritas (alguns) e outros espiritualistas.
Meu primeiro contato foi quando fui levar um amigo que na época não podia dirigir a um centro espirita onde ele estava fazendo o curso de apometria. Conversamos com o responsavel e permitiram que eu assistisse a aula que começou com teoria e no final partiram para a pratica. Para minha surpresa, meu amigo e o palestrante conversaram e eu fui convidado a participar ativamente do exercício apométrico. Obviamente por ser uma pratica a qual eu não estava familiarizado no começo eu estranhei um pouco, mas logo eu consegui o contato com meus mentores espirituais e tudo transcorreu de maneira tranquila e com bons resultados.
Começamos a utilizar a apometria de forma passiva aliada ao evangelho e passes, intercalando seções espiritas e de Umbanda esoterica que é o que habitualmente praticamos.
Percebemos que isso foi benefico para o desenvolvimento mediunico dos envolvidos.
Recentemente usamos a apometria num rito de Umbanda e percebemos o quão util essa tecnica pode ser, pois verificamos que o desgaste mediunico foi menor.
De acordo com o que li, alguns irmãos espiritas dizem que nesse procedimento (apometria) não há o devido respeito para com o espirito obsessor, que é “arrancado a força” e mandado ás zonas inferiores.
Posso lhes dizer com toda segurança que nos procedimentos que participei isso não aconteceu. Os espíritos obsessores foram encaminhados para locais próprios onde seriam tratados e instruídos por seres de luz e não foram arrancados a força, saíram por sua própria vontade após as devidas explicações sobre o porque deveriam sair e sobre o tratamento que lhes seria oferecido, ou seja, o livre arbítrio foi respeitado.
Concordo quando dizem que apometria não é Espiritismo, tampouco é Umbanda mas é uma técnica que pode ser utilizada por ambas desde que seja feita com responsabilidade, dentro das leis do amor e da caridade.
Wanderley Donaire Maganha