sexta-feira, 29 de junho de 2018

A Umbanda É Melhor Que O Espiritismo?

Sempre que digo que já fui
espírita, mas que me encontrei
mesmo na Umbanda, alguém
me pergunta: Mas o que o
espiritismo tem de errado?
Eu sempre respondo: “De
errado nada, mas para mim não
é o certo”.
Não é possível classificar uma
religião sem fazer parte dela,
por isso mesmo ataques de
seitas evangélicas a cultos
espiritualistas são tão desprovidas
de lógica assim como a escolha
do time de futebol favorito.
Eu simplesmente me encontro
na Umbanda, e nem sempre foi
assim. No começo eu achava a
Umbanda um excesso de
fantasias e fetichismos, com
exagerado uso de elementos e
rituais, pautadas por entidades
pouco evoluídas e sem
sabedoria para guiar aqueles
que precisavam de auxílio. Veja
que eu mesmo estava incutido
no preconceito e na minha
própria ignorância, mesmo me
dizendo espírita, ou seja, uma
pessoa livre da ignorância e
moralmente elevada.
Eis o erro, não é o Espiritismo
que é errado, mas os espíritas
(ou que se denominam), assim
como os umbandistas, católicos,
evangélicos, etc. O problema
está no seguidor e não na
doutrina.
Então, depois de compreender
como era a doutrina
Umbandista e me apaixonar
completamente por ela, entendi
que ali era um local onde
poderia exercitar a minha
mediunidade, ou aprender a
doutriná-la, e servir aos irmãos,
encarnados ou não.
O encontro de uma religião se
dá no íntimo, não existe melhor
ou maior e sim aquela que irá
tocar seu íntimo e com certeza
te levará a repensar muitos
aspectos da sua vida.
Se a sua religião te deixa
acomodado, então tem algo que
você ainda precisa descobrir.
Autor: Douglas Rainho