O que a Bíblia diz sobre ansiedade?
Não tenha medo, pois Deus está com você.
A ansiedade pode ser profundamente perturbadora, não apenas para as vítimas, mas também para seus entes queridos. É especialmente desafiador, especialmente para os cristãos que costumam ouvir que a ansiedade é um sinal de falta de confiança em Deus. Quando a ansiedade não é tratada, ela pode começar a afetar suas ações diárias. Também pode deixá-lo com cicatrizes. Primeira Coríntios 10:13 nos diz: “Deus é fiel e não permitirá que você seja tentado além de sua capacidade”, mas ainda pode ser difícil confiar em Deus quando a ansiedade está sobrecarregando seu coração. As Escrituras fazem muitas referências à ansiedade, embora a palavra em si não seja usada com frequência. Algumas versões das escrituras fazem referência à palavra, outras versões não usam a palavra diretamente. Outras palavras como angústia, peso, dificuldade e cuidado são usadas de outra forma.
Vários versículos da Bíblia parecem falar das causas da ansiedade. Um personagem bíblico com o qual podemos aprender é Jacó, cuja história é mencionada no livro de Gênesis. Sua ansiedade parece ser o resultado de um relacionamento danificado e uma consciência culpada. Outros exemplos na Bíblia apontam para a ansiedade sendo alimentada por coisas como desejo não realizado, preocupação profunda e medo da morte, para citar alguns.
A Bíblia nos diz que existem algumas situações em que a ansiedade ocorre por causa do pecado. Um exemplo pode ser encontrado em Mateus 8:23-27, que diz: “E quando ele entrou no barco, seus discípulos o seguiram. E eis que se levantou uma grande tempestade no mar, de modo que o barco estava sendo inundado pelas ondas; mas ele estava dormindo. E eles foram e o acordaram, dizendo: 'Salva-nos, Senhor; estamos perecendo.' E Ele lhes disse: 'Por que vocês estão com medo, ó homens de pouca fé?' Então Ele se levantou e repreendeu os ventos e o mar, e houve uma grande calmaria. E os homens se maravilharam, dizendo: 'Que tipo de homem é este, que até os ventos e o mar lhe obedecem?'” Nesse caso, quando os discípulos ficaram angustiados durante uma tempestade, Jesus os repreendeu por causa de sua falta de fé. Ele então repreende as ondas e o vento. Esta passagem da Bíblia revela que não
Também é importante notar que a ansiedade nem sempre é resultado do pecado. Paulo afirma em 1 Coríntios 7:32 que um homem solteiro está ansioso para agradar a Deus. Por outro lado, um homem casado está ansioso para agradar sua esposa. Nesse caso, a ansiedade é resultado de uma preocupação profunda, não de um medo pecaminoso.
A maioria de nós lutará contra a ansiedade em algum momento de nossas vidas. Você pode até estar lidando com uma alma ansiosaagora mesmo. Há tantas coisas acontecendo em nosso mundo agora que podem nos fazer sentir perturbados, ansiosos e com medo. Felizmente, existem várias passagens às quais podemos recorrer quando a ansiedade toma conta de nossas vidas. Uma dessas passagens é Lucas 12:22-36, que diz: “Não se preocupe com sua vida, com o que você vai comer; ou sobre seu corpo, o que você vai vestir. A vida é mais do que comida e o corpo mais do que roupas. Considere os corvos. Eles não semeiam nem colhem, não têm despensa ou celeiro, mas Deus os alimenta. E quanto mais valioso você é do que os pássaros! Quem de vocês, preocupado, pode acrescentar uma única hora à sua vida? Já que você não pode fazer essa coisinha tão pequena, por que você se preocupa com o resto?” Esta passagem nos lembra que o Senhor cuida das coisas grandes e das pequenas. Quando estamos ansiosos, isso pode nos deixar tão nervosos que nossos problemas parecem maiores do que são. Quando nóslançar nossos cuidados sobre Deus , podemos confiar completamente em Sua sabedoria.
Outro grande livro para recorrer quando você está lidando com a ansiedade é o livro de Salmos. O rei Davi, que escreveu o livro de Salmos, estava escrevendo durante um período de dificuldades. O Salmo 27:1 diz: “O Senhor é a minha luz e a minha salvação – a quem temerei? O Senhor é a fortaleza da minha vida – de quem terei medo?” Esta passagem fala do fato de que o Senhor era a luz e a salvação de Davi. Deus trouxe luz à vida de Davi. Embora pudesse se desesperar na escuridão, não se desesperava nela. A vida de Davi estava cheia do Senhor, e sua vida cheia de luz. Outra grande passagem é o Salmo 46:1, que diz: “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro presente na hora da angústia”. Quando as escrituras se referem a Deus como um porto seguro, elas nos dizem que Deus pode nos proteger de todas as coisas. Em última análise, não precisamos temer pessoas ou situações que ameacem nosso bem-estar. Isso inclui situações de natureza física e espiritual. Nenhuma situação que possamos enfrentar nesta vida que esteja fora do controle de Deus. Podemos combater toda ansiedade com Deus.
Muitas vezes pensamos no livro de Apocalipse quando se trata do fim dos tempos e da Segunda Vinda , mas algumas passagens falam sobre deixar o medo de lado. Apocalipse 1:17 diz: “Então [Jesus] colocou a mão direita sobre mim e disse: Não tenha medo. Eu sou o Primeiro e o Último." Este é um lembrete para muitos de nós que estão ansiosos hoje. O medo é algo que todos nós experimentamos, mas não glorifica a Deus. Os evangelhos nos dizem que os discípulos muitas vezes estavam assustados, expressando pânico, ansiedade e preocupação. Felizmente, o Senhor sempre vem nos momentos certos, como quando disse: “não temas”. Isso é algo que somos chamados a fazer também.
A melhor maneira de lidar com a ansiedade é recorrer à Bíblia e confiar no Senhor. Você pode começar a fazer isso mergulhando na Palavra. Quanto mais tempo você passar lendo e engajado nas escrituras, mais você descobrirá a verdade. Embora seja difícil combater a ansiedade, acreditar que Deus está no controle pode abrir caminho para que ela não o paralise mais.