domingo, 2 de outubro de 2022

O que a Bíblia diz sobre respeito?

 

O que a Bíblia diz sobre respeito?

cristãobíblialeituramulhermãos

O respeito é um dos princípios mais essenciais e fundamentais da ética. A Palavra de Deus nos chama a amar uns aos outros e a tratar os outros com respeito.  Um dos Dez Mandamentos é “amar ao próximo como a ti mesmo”, conhecido como a 'Regra de Ouro' da ética. Este versículo sagrado do livro de Levítico nos diz para fazer aos outros o que você gostaria que fizessem a você.

O significado de respeito na Bíblia é tratar os outros com o mesmo amor e respeito que Deus tem por nós. Como cristãos, devemos tratar os outros como Jesus faria com a compaixão, amor e respeito que Ele mostrou a tantos.

Os seguintes versículos da Bíblia são um lembrete para ter respeito.

“Dediquem-se uns aos outros com amor fraterno; dai preferência uns aos outros em honra.” - Romanos 12:10

Quando Deus nos diz para sermos dedicados uns aos outros em amor fraterno, isso significa estar comprometidos em estar lá para os outros como você faria para um membro da família. Os cristãos são todos família através do corpo de Cristo, e devemos agir de acordo, tratando uns aos outros com o mesmo cuidado que Jesus tem por nós. Você pode fazer isso estando presente para as pessoas em sua igreja ou ajudando todos os outros que precisam. Honrar os outros significa apreciá-los e respeitá-los porque eles são importantes não apenas aos seus olhos, mas também aos olhos de Deus.

“Honra todos os homens; ame a fraternidade, tema a Deus, honre o rei”. - 1 Pedro 2:17

Quando a Bíblia nos diz para ter “temor do Senhor”, isso não significa terror e tormento. Temer a Deus é dar a Ele a mais alta honra e o mais alto respeito porque Ele é Santo.  Devemos estar em temor e submissão a Ele. Quando você ama alguém, você o trata com respeito e honra. Ao reconhecer a magnitude do poder e majestade de Deus, nos submetemos a Ele e nos afastamos do pecado. Como cristãos, devemos ter completa reverência por nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo, o Único e Verdadeiro Rei.

“Obedeça seus líderes e submeta-se a eles; porque eles cuidarão de suas almas como quem presta contas. Deixe-os fazer isso com alegria e não com tristeza, pois isso seria inútil para você”. - Hebreus 13:17

Deus nos instrui a ter respeito pela autoridade. Quando os indivíduos respeitam a autoridade da lei, isso promove um equilíbrio. Quando os indivíduos infringem a lei, isso perturba esse equilíbrio e pode causar danos às pessoas ao seu redor. Tudo o que acontece na vida está sob Seu controle. Cada posição de autoridade é colocada sob a soberania de Deus, então devemos confiar em Seu plano. Mesmo que não concordemos com alguém em posição de poder, somos instruídos a respeitá-lo porque ele foi colocado nesse papel por um motivo. Este versículo também indica ter respeito e entusiasmo e não ficar de mau humor com o desacordo, pois isso só prejudicaria.

“Portanto, como você quer que as pessoas o tratem, então trate-as, pois esta é a Lei e os Profetas.” - Mateus 7:12

Este versículo é conhecido como a Regra de Ouro que é ensinada como uma das lições mais fundamentais para as crianças. Este versículo afirma claramente o que agora comumente dizemos “trate os outros como você gostaria de ser tratado”. A forma como tratamos os outros reflete como vemos o valor deles. A Bíblia nos diz muitas vezes para não sermos hipócritas. Se tratamos os outros de maneira horrível, não podemos de boa fé esperar que eles nos tratem da maneira oposta. Trate os outros com a compaixão e a preocupação que você gostaria que eles lhe mostrassem.

“Pois fostes comprados por um preço. Então glorifique a Deus em seu corpo.” - 1 Coríntios 6:20

O respeito próprio é uma das qualidades mais importantes para a sua saúde espiritual, mental e física.  Seu corpo é seu templo. Fazer coisas que agradam a Deus também fará seu corpo prosperar porque Deus o criou. Se permitirmos que os outros desrespeitem nosso corpo, estaremos fazendo um desserviço a nós mesmos e a Deus. Devemos nos tornar santos e aceitáveis ​​a Deus, escolhendo cuidadosamente como vivemos nossas vidas. Honrar nossos corpos pode ser alcançado com uma alimentação saudável e exercícios para manter uma ótima nutrição. Abster-se da imoralidade sexual, de acordo com a palavra de Deus, irá protegê-lo de pessoas e coisas que podem prejudicá-lo física e espiritualmente.

“Não olhe para sua aparência nem para a altura de sua estatura, porque eu o rejeitei. Pois o Senhor não vê como o homem vê: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração”. - 1 Samuel 16:7

Quando o Senhor disse isso a Samuel, Ele estava essencialmente lhe dizendo para não olhar para uma pessoa em um sentido superficial. Devemos fazer o mesmo. O respeito não é conquistado por quanto dinheiro você tem, que carro você dirige, que carreira você tem ou aparência física. O respeito é conquistado pela forma como você trata os outros, o que reflete quem você é por dentro. Deus valoriza seus corações mais do que qualquer coisa. Devemos aceitar a nós mesmos e a Jesus em nossos corações para realmente incorporar os frutos do espírito.

“Pois ninguém jamais odiou a sua própria carne, antes a nutre e cuida, assim como Cristo faz com a igreja” - Efésios 5:29

Amor próprio e respeito próprio andam de mãos dadas.

Devemos amar e respeitar a nós mesmos assim como Jesus Cristo nos ama. Autodepreciação e baixa auto-estima não glorificam a Deus. Ele nos criou à Sua imagem e fez cada um de nós especial. Quando falamos e pensamos negativamente de nós mesmos, estamos insultando a Deus por Sua criação. Como cristãos, devemos nos ver como Deus nos vê através do amor e da adoração. Respeite e alimente-se refletindo na palavra de Deus. Ore e peça a Ele para deixar você ver o que Ele vê quando olha para você. Tentar atividades de autocuidado, como uma conversa interna positiva, também pode ajudar a aumentar a autoconfiança e o autorrespeito ao longo do tempo.

Deus enfatiza quão vital é ter respeito por Ele, pelos outros, pela autoridade e por nós mesmos muitas vezes na Bíblia. A prevalência deste mandamento na Bíblia mostra quão importante é, especialmente para os cristãos, manter essa ética.