domingo, 2 de outubro de 2022

Como Jejuar Segundo a Bíblia

 

Como Jejuar Segundo a Bíblia

jejum-prato-comer bíblia

Provavelmente, você está entre a grande maioria dos cristãos que raramente ou nunca jejuam. Não é porque você não leu sua Bíblia, ou ouviu falar sobre o poder do jejum, ou que você realmente não quer fazê-lo.  É mais provável que você simplesmente não saiba como, ou se deve mesmo ser feito. 

Pode surpreendê-lo que o Novo Testamento em nenhum lugar ordena que os seguidores de Jesus Cristo jejuem. De fato, mesmo no Antigo Testamento, os judeus eram ordenados a jejuar apenas em um dia do ano, o Dia da Expiação (Levítico 23:27, 29, 32). Qualquer líder religioso que ordena um jejum ou restringe certos alimentos está fazendo isso sem garantia bíblica. No entanto, Jesus às vezes jejuava (Mateus 4:2), e Ele assumiu que Seus seguidores também jejuariam de vez em quando (Mateus 6:16–18; Marcos 2:20). Então, se o jejum é algo que os cristãos fazem, qual é a maneira correta de jejuar? O que a Bíblia diz sobre como jejuar?

Jejuar é ficar voluntariamente sem comida – ou qualquer outra boa dádiva de Deus desfrutada regularmente – por causa de algum propósito espiritual. A Bíblia menciona diferentes tipos de jejum. Limitar-se a um certo tipo de comida (Daniel 1:8-14) ou jejuar completamente (Daniel 10:2-3). Há também jejum de comida e água (Lucas 4:2; Atos 9:9). O último tipo é “jejuar” de uma determinada atividade, como marido e mulher se abstendo de sexo por um período predeterminado (Êxodo 19:15; 1 Coríntios 7:5). Com os diferentes tipos de jejum em mente, como jejuar depende muito do tipo de jejum que você está fazendo.  É marcadamente contra-cultural em nossa sociedade amorosa de gratificação instantânea.

O jejum deve sempre ter um propósito claro. As pessoas na Bíblia jejuaram e oraram porque queriam que algo específico acontecesse. Eles queriam que Deus os mudasse, mudasse suas circunstâncias ou lhes revelasse algo. Em última análise, o jejum é muito mais sobre foco do que comida. Jejuar é tirar o foco das coisas deste mundo para focar mais nas coisas de Deus. O jejum pode, assim, ser um meio de se aproximar de Deus.

É bom examinar seus motivos para jejuar. Jejuar não é manipular Deus. O jejum não fará Deus fazer algo que está fora de Sua Vontade. Jejuar é mudar a si mesmo para estar de acordo com o plano de Deus e estar preparado para cumprir seu papel no plano Dele.  Quando você está decidindo como jejuar, é crucialmente importante lembrar o que é o jejum – mudar a si mesmo, não mudar a Deus ou convencê-lo a fazer algo por você.

Oração para o jejum

Antes de começar seu jejum, faça esta oração e peça a orientação de Deus.

Senhor, ao entrar neste tempo de jejum, convido-te a entrar. Entra no meu coração, entra na minha mente, renova-me de novas maneiras. Você é meu Senhor, Rei e Salvador. Você é perfeita, você é linda e boa. Senhor, eu não sou essas coisas. Confesso que sou pecador e sem você estou perdido. Perdoe-me Senhor pelas maneiras que eu não coloquei você em primeiro lugar, me perdoe por não deixar você reinar sobre mim.

É disso que se trata este tempo de jejum – tirar-me do trono da minha própria vida e colocar você no trono.  Eu sei que estarei faminto por comida – eu oro enquanto estou faminto para que você me satisfaça com sua Palavra. Eu sei que estarei cansado – rezo como estou cansado para que você me fortaleça. Sustenta-me em tua graça, Pai. Para cada pontada de fome que sinto, direcione meu olhar não para minha barriga, mas para você. Pois eu sei que não posso viver só de pão, mas de cada Palavra sua.

Ajude-me a entrar neste tempo de jejum e oração com um coração de alegria e uma boca que louva a sua bondade. Dê-me todos os benefícios desta disciplina espiritual e mantenha-me humilde. Obrigado Senhor por seu grande, interminável e total amor por mim. Eu te amo, pai. Um homem.

Como começar o jejum

O jejum é difícil. Parece muito mais fácil no conceito do que na prática. Primeiro, você deve começar pequeno. Não vá de nenhum jejum para tentar uma semana. Comece com uma refeição; talvez jejue uma refeição por semana durante várias semanas.

Em seguida, planeje o que você fará em vez de comer. O jejum não é meramente um ato de autoprivação, mas uma disciplina espiritual para buscar mais das riquezas de Deus. Isso significa que devemos ter um plano para quais atividades positivas fazer durante o tempo que normalmente leva para comer. Você também deve considerar como o jejum afetará outras pessoas em sua vida. O jejum não é licença para não amar. Embora às vezes você possa se sentir mal-humorado ou confuso, não pode descontar nas pessoas ao seu redor. Por fim, descubra qual tipo de jejum você fará, e se será de comida ou outro vício seu.

O jejum pode transformá-lo mais em direção a Deus e ajudá-lo a realinhar seu foco nele. Enquanto nossos corpos estão sendo privados com o propósito de nos aproximarmos de Deus, Ele prometeu em troca se aproximar de nós.

Como Jejuar Segundo a Bíblia
0 segundos de 1 minuto, 25 segundos Volume 0%