sábado, 1 de outubro de 2022

Jesus anda sobre a água

 

Jesus anda sobre a água

Jesus na água

A história bíblica do Novo Testamento de quando Jesus anda sobre as águas é uma das narrativas mais amplamente contadas e dos milagres críticos de Jesus. O episódio ocorre logo após outro milagre, a alimentação dos 5.000. Este evento convenceu os 12 discípulos de que Jesus é de fato o Filho vivo de Deus.  Assim, a história é altamente significativa para os cristãos e a base para várias importantes lições de vida que governam como os crentes praticam sua fé.

Onde Jesus andou sobre as águas?

Jesus era de Nazaré, que fica na Galiléia, e embora Ele tenha nascido em Belém, Ele não foi criado lá, mas em Nazaré. Seu circuito primário para proclamar o reino de Deus estava na região da Galiléia. Isso foi perto do mar da Galiléia, de modo que é provável que Jesus andou sobre as águas. Existem três relatos desse milagre, e parecem mostrar diferentes perspectivas de cada um dos autores, mas todos ocorreram no mesmo mar; o mar da Galiléia. A primeira é do Evangelho de Mateus.

No relato de Mateus, logo após Jesus alimentar os cinco mil homens, além de mulheres e crianças, Ele fez os discípulos entrarem no barco e irem adiante Dele para o outro lado enquanto Ele despedia as multidões. Depois de despedir as multidões, Jesus subiu sozinho ao monte para orar. Ao cair da tarde, Ele estava lá sozinho, detalhado em Mateus 18:22-23, mas o barco a essa altura estava muito longe da terra, batido pelas ondas, pois o vento estava contra eles. Ele veio a eles na quarta vigília da noite, andando sobre o mar, mostrado em Mateus 18:24-25. Qual foi a reação do discípulo? Quando os discípulos o viram andando sobre o mar, ficaram apavorados e disseram: “É um fantasma!” Eles gritaram de medo. Provavelmente, como qualquer um reagiria, Jesus os tranquiliza, dizendo: “Tenha coragem; sou eu. Não tenha medo.

O relato de Marcos sobre Jesus andando sobre as águas é muito próximo do relato de Mateus. Marcos nos dá melhores informações sobre onde eles estavam como Marcos escreve em Marcos 6:45, “ele fez seus discípulos entrarem no barco e irem adiante dele para o outro lado, para Betsaida, enquanto ele despedia a multidão”. Se você conhece as cidades ao redor do Mar da Galiléia, sabe que Betsaida fica na margem norte do Mar da Galiléia. Marcos 6: 47-49 nos diz que o barco estava no mar ao cair da tarde, e Jesus estava sozinho em terra. Ele viu que eles estavam avançando dolorosamente, pois o vento estava contra eles. Por volta da quarta vigília da noite, Jesus estava andando sobre as águas. Ele pretendia passar por eles, mas quando os discípulos O viram andando sobre o mar, pensaram que era um fantasma e gritaram.

Como o relato de Mateus e Marcos, João tem o incidente de andar sobre a água logo após alimentar os 5.000 em João 6:1-14. Você também pode ver João falando sobre onde Jesus estava enquanto escreve que Jesus foi para o outro lado do Mar da Galiléia, que é o Mar de Tiberíades em João 6:1. O Mar de Tiberíades é o mesmo que o Mar da Galiléia. Às vezes era chamado de Mar de Tiberíades porque a cidade de Tiberíades fica bem na margem ocidental do Mar da Galiléia. João 6:16-17 disse que ao cair da tarde, seus discípulos desceram ao mar, entraram em um barco e começaram a atravessar o oceano para Cafarnaum. Já estava escuro, e Jesus ainda não tinha vindo até eles. Desde que começaram a cruzar o mar para ir a Cafarnaum e Cafarnaum fica na margem norte do mar da Galiléia,

Quem andou sobre as águas com Jesus?

Jesus Cristo não foi o único homem a andar sobre as águas. Pedro foi o outro homem que andou sobre as águas com Ele. Pedro fez o impossível quando confiou inteiramente em Jesus para capacitá-lo. No entanto, assim que Pedro tirou os olhos da fé de Jesus e se concentrou na tempestade ao seu redor, ele imediatamente perdeu a fé e começou a afundar de medo. Esta história é a favorita dos cristãos para mostrar que para manter sua fé, você deve manter seus olhos em Deus.

A história da caminhada de Jesus sobre as águas.

Todos os relatos de Jesus andando sobre as águas são quase os mesmos. Depois de alimentar os 5.000, Jesus Cristo enviou seus discípulos à sua frente em um barco para atravessar o Mar da Galiléia. Várias horas depois, durante a noite, os discípulos encontraram uma tempestade que os assustou. Então eles testemunharam Jesus andando em direção a eles através da superfície da água, e seu medo se transformou em terror porque eles acreditaram ter visto um fantasma. Conforme relatado em Mateus versículo 27, Jesus disse-lhes para terem coragem e não terem medo.

Pedro respondeu: “Senhor, se é você, diga-me para ir até você na água”, e Jesus convidou Pedro a fazer exatamente isso. Pedro saltou do barco e começou a caminhar sobre as águas em direção a Jesus, mas no momento em que tirou os olhos de Jesus, Pedro não viu nada além do vento e das ondas, e começou a afundar.

Pedro clamou ao Senhor, e Jesus imediatamente estendeu a mão para pegá-lo. Quando Jesus e Pedro subiram juntos no barco, a tempestade cessou.

Depois de testemunhar este milagre, os discípulos adoraram Jesus, dizendo que Ele era de fato o Filho de Deus.

A história de como Jesus andou sobre as águas é a favorita de todas as religiões baseadas no cristianismo. Esta parábola lembra a todos nós que Jesus é a fonte de nossa salvação. Pode haver tempestades acontecendo ao nosso redor, mas enquanto mantivermos nossos olhos nEle, as águas cessarão e Ele nos fará atravessar a tempestade. Também mostra que devemos confiar Nele e ser corajosos em tempos de angústia. Os discípulos ficaram com medo quando viram Jesus andando sobre as águas, mas Jesus os lembrou que eles devem ter coragem e não ter medo. Quando passamos por momentos difíceis, é fácil fugir deles. No entanto, se permanecermos fortes e nos esforçarmos, Jesus cuidará do resto.