Santificação: O que é e o que a Bíblia diz?
O significado universal de santificação é o estado de funcionamento adequado. Santificar alguém ou algo é separar essa pessoa ou coisa para o uso pretendido por seu criador. Por exemplo, uma caneta é santificada quando usada para escrever, e óculos são santificados quando usados para melhorar a visão. No sentido teológico, as coisas são santificadas quando são usadas para o propósito que Deus pretende. Portanto, os seres humanos são santificados quando vivem de acordo com o desígnio e propósito de Deus.
A palavra grega traduzida como santificação, hagiasmos, significa santidade. Santificar, portanto, significa “tornar santo”. Em certo sentido, somente Deus é santo. Ele é separado, distinto, e nenhum ser humano ou coisa compartilha a santidade da natureza essencial de Deus. Existe um Deus. Ainda assim, as Escrituras falam sobre coisas sagradas.
Além disso, Deus chama os seres humanos de santos, tão sagrados quanto justos. Outra palavra para uma pessoa santa é santo, significando um santificado. O oposto de santificado é profano.
Quem foi santificado na Bíblia?
As pessoas santificadas nascem de novo e, portanto, fazem parte da família de Deus, detalhada em Hebreus 2:11. Eles são reservados para o uso de Deus. Eles conhecem a obra santificadora do Espírito em suas vidas, abstêm-se da imoralidade sexual e entendem que foram “chamados para ser seu povo santo. Ser santificado significa que Deus tem trabalhado em nossas vidas. Sob a Lei do Antigo Testamento, o sangue de um sacrifício era necessário para separar as coisas de Deus.
Hebreus 9:22 diz que a lei exigia que quase tudo fosse purificado com sangue. As pessoas espargiriam sangue nos móveis do tabernáculo, nas roupas sacerdotais e nas pessoas. Nada era santificado até que entrasse em contato com o sangue. Esta prática era um retrato da aplicação espiritual do sangue de Cristo para nossa salvação; 1 Pedro 1:2 diz que somos aspergidos com seu sangue. Assim como o antigo templo foi santificado para uso de Deus, nossos corpos, templos do Espírito Santo, são separados para os santos propósitos de Deus.
Os seres humanos, em última análise, não podem santificar-se. O Deus Triúno os santifica. O Pai santificado pelo Espírito e em nome de Cristo. No entanto, a fé cristã não é meramente passiva. Paulo pede confiança e obediência ativa quando diz: “Já que temos essas promessas, queridos amigos, purifiquemo-nos de tudo o que contamina o corpo e o espírito, aperfeiçoando a santidade por reverência a Deus em 2 Coríntios 7:1. Ninguém pode presumir a graça de Deus na santificação. Pedro lembra os crentes a serem diligentes em garantir seu chamado e eleição em 2 Pedro 1:10.
Santificação na Bíblia.
Jesus tinha muito a dizer sobre santificação em João 17. No versículo 16, o Senhor diz: “Eles não são do mundo, assim como eu não sou dele”. No versículo 17, Ele pede para santificá-los pela verdade; tua palavra é a verdade.” Na teologia cristã, a santificação é um estado de separação para Deus. Todos os crentes entram neste estado quando nascem de Deus. 1 Coríntios 1:30 diz: “Vocês estão em Cristo Jesus, que se tornou para nós sabedoria de Deus, justiça, santificação e redenção”. A santificação mencionada neste versículo é uma separação definitiva dos crentes para Deus. É uma obra que Deus realiza, uma parte complexa de nossa salvação e nossa conexão com Cristo. Os teólogos às vezes se referem a esse estado de santidade diante de Deus como santificação posicional; é o mesmo que justificação.
Embora sejamos libertos de todo pecado pelo sangue de Cristo, detalhado em Atos 13:39, sabemos que ainda pecamos. É por isso que a Bíblia também se refere à santificação como uma experiência prática de nossa separação para Deus. A santificação progressiva ou experiencial, como às vezes é chamada, é o efeito da obediência à Palavra de Deus na vida de alguém. É o mesmo que crescer no Senhor ou maturidade espiritual. Deus começou a obra de nos fazer semelhantes a Cristo, e Ele a continua. Este tipo de santificação deve ser perseguido pelo crente com seriedade e é afetado pela aplicação da Palavra.
A santificação progressiva tem em vista a separação dos crentes para o seu propósito no mundo. João 17:18-19 diz: “Assim como você me enviou ao mundo, eu os enviei ao mundo. Por eles, eu me santifico, para que também eles sejam verdadeiramente santificados”. Que Jesus se separou para o propósito de Deus é tanto a base quanto a condição de sermos separados. Somos santificados e enviados porque Jesus foi. A santificação de nosso Senhor é o padrão de poder para os nossos. O envio e a santificação são inseparáveis. Por isso, somos chamados de santos, hagioi no grego, ou santificados. Antes da salvação, nosso comportamento deu testemunho de nossa posição no mundo em separação de Deus. Ainda assim, nossa conduta deve testemunhar nosso lugar diante de Deus na separação do mundo. Aos poucos, todos os dias,
Para resumir, santificação é uma tradução da palavra grega hagiasmos, que significa santidade ou separação. No passado, Deus nos concedeu justificação, de uma vez por todas, justiça posicional em Cristo. Agora, Deus nos guia para a maturidade, santidade prática e progressiva. Deus nos dará a glorificação, uma pureza definitiva e permanente no futuro. Essas três fases de santificação separam o crente da penalidade do pecado, do poder do pecado e da presença do pecado. Santificação significa que estamos separados dos outros por meio de nosso relacionamento com Cristo. Quando decidimos reivindicar o Senhor como nosso Salvador, Ele nos tirou de nossas vidas antigas e nos colocou em nossas novas vidas, cheias de graça, glória e todos os outros benefícios de seguir a Cristo.
Ser santificado significa que a Palavra de Deus nos afetou. É através da palavra que Deus nos purifica e nos torna santos. Deus nos convida pecadores a vir a Ele assim como somos e receber Sua misericórdia e perdão. Quando somos salvos, o Espírito Santo começa Sua maravilhosa obra de nos transformar à imagem e semelhança de Cristo. Ser santificado significa que Deus nos ama demais para nos deixar permanecer o mesmo.
A oração do apóstolo é para todos os crentes, em todos os lugares. Ele diz: “Que o próprio Deus, o Deus da paz, os santifique completamente. Todo o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo”.