terça-feira, 4 de outubro de 2022

Encontrando Deus no Inesperado

 

Encontrando Deus no Inesperado

Mulher sorrindo, rezando

A Bíblia é um lembrete constante do amor infinito de Deus por nós. Provérbios 8:17 diz: “Eu amo aqueles que me amam, e aqueles que me buscam diligentemente me encontram.” Isso nos diz que aqueles que buscam a Deus sincera e continuamente, eles encontrarão a Deus. Você pode encontrar Deus no inesperado escolhendo confiar em Deus em todas as circunstâncias, mesmo naquelas que não fazem muito sentido. Isso nos ajudará a louvar e glorificar melhor a Deus.

À medida que começamos a investir nossas vidas nas Escrituras, reconhecemos que em tempos de angústia, Deus está mais perto e trabalhando mais do que podemos imaginar. A Bíblia diz: “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e Deus de toda consolação, que nos consola em todas as nossas tribulações, com a consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus. Pois, assim como compartilhamos abundantemente do sofrimento de Cristo, por meio de Cristo também compartilhamos abundantemente o conforto.  Se formos aflitos, é para Teu conforto e salvação; e se somos consolados, é para o Teu conforto, que Tu experimentas quando suportas pacientemente os mesmos sofrimentos que nós sofremos. Nossa esperança em ti é inabalável, pois sabemos que, assim como participas de nossos sofrimentos, também participarás de nossos confortos” (2 Coríntios 1:3-8). Mesmo em nossa dor e nosso sofrimento, clamamos,

Uma ótima maneira de encontrar Deus no inesperado é através de atos de adoração e louvor. Deuteronômio 10:21 diz: “Louvai-o – ele é o seu Deus, e você viu com seus próprios olhos as grandes e surpreendentes coisas que ele fez por você”. De acordo com as Escrituras, o louvor é um ato de nossa vontade que flui de nós através da reverência a Deus. Nosso Deus é digno de louvor.

As Escrituras também nos dizem que o louvor nos ajudará a ver as coisas que Deus fez por nós.  Apocalipse 5:11-14 fala de uma voz de mil anjos ao redor do trono de Deus, cantando em um poderoso coro “Digno é o Cordeiro que foi morto – de receber poderes e riquezas e sabedoria e força e honra e glória e bênção”. Quando damos glória a Deus, isso nos abre para um relacionamento mais íntimo com Ele. No entanto, as dificuldades da vida muitas vezes obscurecem nossa visão e nos impedem de louvar a Deus. Se estamos continuamente buscando a Deus através do louvor, devemos mudar a maneira como operamos. Cada momento se torna um ato de adoração. As Escrituras são um grande recurso ao lidar com circunstâncias difíceis ou trágicas.

O livro de Lamentações nos dá um grande exemplo de um adorador que experimentou dor e ainda assim usou o ato de lembrar como um caminho para louvá-Lo e, finalmente, encontrar Deus. Lamentações 3:20-21 diz: “Eu me lembrarei deles, e minha alma abatida dentro de mim. No entanto, lembro disso e, portanto, tenho esperança” (NVI). A Mensagem diz: “Lembro-me de tudo... a sensação de chegar ao fundo do poço. Mas há outra coisa de que me lembro e, lembrando, continuo me agarrando à esperança.” A disciplina de lembrar nos ajuda a manter a esperança. Ela edifica nossa fé e nos ajuda a encontrar nosso caminho nos caminhos do louvor.

Os salmistas praticavam constantemente essa disciplina. O escritor em muitos dos salmos aponta para a fidelidade de Deus como uma ponte para a adoração e a esperança. O Salmo 13 começa com um clamor desesperado, mas termina com um lembrete da trajetória de Deus em sua vida: “Até quando, ó Senhor? Você vai me esquecer para sempre? Por quanto tempo você vai esconder seu rosto de mim? Quanto tempo devo lutar com meus pensamentos e dia após dia ter tristeza em meu coração? Até quando meu inimigo triunfará sobre mim?” (Salmo 13:1-2). O salmista apresenta perguntas urgentes de um adorador que anseia por estar livre do sofrimento. No entanto, sua canção termina com sua escolha de acreditar e confiar na misericórdia infalível de Deus: “Mas eu confio em Seu amor infalível; meu coração se alegra com a tua salvação. Cantarei louvores ao Senhor, porque ele tem sido bom para mim” (Salmo 13:5-6). É ouvir que podemos aprender uma bela verdade:

Deus está presente faça chuva ou faça sol. Ele está presente até mesmo quando deixamos de perceber isso. É importante que não apenas voltemos nosso foco para o louvor quando começamos a perder Deus de vista, mas também que nos voltemos para o louvor em tempos de abundância. Muitos de nós somos rápidos em questionar Deus quando as coisas dão errado, mas lentos em honrá-Lo quando as coisas vão bem. Um dos maiores desafios aqui é transformar todas as bênçãos que Ele derrama em nossas vidas em louvor. Uma maneira de fazer isso é através da gratidão. O Salmo 100 exorta a isso e a nós: “Entrai pelas suas portas com ações de graças e pelos seus espíritos com louvor; dai graças a ele e louvai o seu nome” (Salmo 100: 4-5). Para ter um coração de gratidão, devemos abençoar a Deus e aos outros.

Deuteronômio 4:29 diz: “Mas dali buscareis ao Senhor vosso Deus e o encontrareis, se o buscardes de todo o coração e de toda a alma”. Quando focamos nossas mentes na direção de Deus e proclamamos Sua bondade, refletimos Sua glória. Quando fazemos isso, ficamos cheios de paz e contentamento. Isso pode ajudar a mudar nossa perspectiva em relação às nossas circunstâncias e nos empurrar na direção de Deus. Encontrar Deus nem sempre é. Na verdade, pode ser particularmente difícil. Por isso é tão importante depositar sua confiança Nele e também louvá-Lo em todas as situações que você enfrenta na vida. Por meio de Deus, encontraremos nossa esperança e força.