quinta-feira, 20 de outubro de 2022

A Pirâmide Curvada está localizada na necrópole real de Dahshur

 A Pirâmide Curvada está localizada na necrópole real de Dahshur











A Pirâmide Curvada está localizada na necrópole real de Dahshur, aproximadamente 40 quilômetros ao sul do Cairo, construída sob o antigo faraó Sneferu (c. 2600 aC) Um exemplo único do desenvolvimento inicial da pirâmide no Egito, esta foi a segunda pirâmide construída por Sneferu.

A Pirâmide Curvada se ergue do deserto em uma inclinação de 54 graus, mas a seção superior (acima de 47 metros) é construída no ângulo mais raso de 43 graus, dando à pirâmide sua aparência 'curvada' muito óbvia. A Pirâmide Curvada é uma antiga pirâmide egípcia localizada na necrópole real de Dahshur, aproximadamente 40 quilômetros ao sul do Cairo, construída sob o antigo faraó Sneferu (c. 2600 aC).

Um exemplo único do desenvolvimento inicial da pirâmide no Egito, esta foi a segunda pirâmide construída por Sneferu. A Pirâmide Curvada se ergue do deserto em uma inclinação de 54 graus, mas a seção superior (acima de 47 metros) é construída no ângulo mais raso de 43 graus, dando à pirâmide sua aparência 'curvada' muito óbvia.

Snefru construiu a Pirâmide da Curva como um lugar seguro para descansar depois que ele passou para o outro lado. Os egípcios passaram anos se preparando para a morte. Os filhos de Snefru também foram construtores de pirâmides que ajudaram a criar esses projetos. Quéops, o suposto construtor da  Grande Pirâmide de Gizé, era um de seus filhos.




Projeto

A Pirâmide Curvada é de forma romboidal.




Imagens isométricas, planas e de elevação do
Complexo da Pirâmide Dobrada tiradas de um modelo 3D




A Pirâmide Curvada se ergue do deserto em uma inclinação de 54 graus, mas a parte superior é construída no ângulo mais raso de 43 graus, dando à pirâmide sua aparência 'curvada' muito óbvia.

Os arqueólogos agora acreditam que a Pirâmide Dobrada representa uma forma de transição entre as pirâmides de lados lisos e escalonados. Sugere-se que, devido à inclinação do ângulo de inclinação original, a estrutura pode ter começado a apresentar sinais de instabilidade durante a construção, obrigando os construtores a adotar um ângulo mais raso para evitar o colapso da estrutura.

Esta teoria parece ser confirmada pelo fato de que a Pirâmide Vermelha adjacente , construída imediatamente depois pelo mesmo Faraó, foi construída em um ângulo de 43 graus a partir de sua base. Este fato também contradiz a teoria de que no ângulo inicial a construção levaria muito tempo porque a morte de Sneferu estava se aproximando, então os construtores mudaram o ângulo para concluir a construção a tempo. Em 1974 Kurt Mendelssohn sugeriu que a mudança do ângulo tivesse sido feita como medida de segurança em reação a um colapso catastrófico da Pirâmide Meidum enquanto ainda estava em construção.

Também é único entre as cerca de noventa pirâmides encontradas no Egito, pois seu revestimento externo original de calcário polido permanece praticamente intacto. O engenheiro estrutural britânico Peter James atribui isso a folgas maiores entre as partes do invólucro do que as usadas em pirâmides posteriores; estas imperfeições funcionariam como juntas de dilatação e impediriam a destruição sucessiva do invólucro exterior por dilatação térmica. O antigo nome formal da Pirâmide Curvada é geralmente traduzido como (A)-Pirâmide-Brilhante do Sul, ou Sneferu-(é)-Brilhante-no-Sul.




Entrada e passagens internas




A Pirâmide Curvada tem duas entradas, uma bastante baixa no lado norte, para a qual uma escada de madeira substancial foi construída para a conveniência dos turistas (embora até agora a pirâmide não esteja aberta a turistas, embora tenham sido propostos planos para abri-la ).

A segunda entrada fica no alto da face oeste da pirâmide. Cada entrada leva a uma câmara com um teto alto e abobadado; a entrada norte leva a uma câmara que fica abaixo do nível do solo, a oeste a uma câmara construída no corpo da própria pirâmide. Um buraco no telhado da câmara norte (acessado hoje por uma escada alta e frágil de 15 m (50 pés) de comprimento) leva através de uma passagem áspera de conexão à passagem da entrada oeste.

A passagem de entrada oeste é bloqueada por dois blocos de pedra que não foram abaixados verticalmente, como em outras pirâmides, mas deslizaram por rampas de 45 graus para bloquear a passagem. Um deles foi rebaixado na antiguidade e um buraco foi cortado através dele, os outros restos sustentados por um pedaço de madeira de cedro antigo. A passagem de conexão mencionada acima entra na passagem entre as duas portas levadiças.




Templo da Pirâmide


No lado leste do templo estão os restos fragmentários do templo da pirâmide. Como o templo da pirâmide da pirâmide de Meidum, existem duas estelas atrás do templo, embora desses apenas tocos permaneçam. Não há nenhum vestígio de inscrição para ser visto. Os restos do templo são fragmentários, mas presume-se que seja semelhante ao do templo de Meidum.




Pirâmide de Satélite



Uma projeção axonométrica do interior da pirâmide satélite

Uma pirâmide satélite, construída para abrigar o Ka do faraó, está localizada a 55 metros ao sul da Pirâmide Curvada. A pirâmide satélite originalmente media 26 metros de altura e 52,80 metros de comprimento, com faces inclinadas 44° 30'. A estrutura é feita de blocos de calcário, relativamente espessos, dispostos em fiadas horizontais e cobertos com uma camada de calcário fino de Tura. A câmara funerária é acessível a partir de um corredor descendente com sua entrada localizada 1,10 metros acima do solo no meio da face norte. O corredor, inclinado a 34°, media originalmente 11,60 metros de comprimento. Uma curta passagem horizontal liga o corredor a um corredor ascendente, inclinado a 32° 30', que conduz à câmara.

O desenho dos corredores é semelhante ao encontrado na Grande Pirâmide de Gizé, onde a Grande Galeria ocupa o lugar do corredor ascendente. O corredor leva à câmara funerária (chamada assim apesar de provavelmente nunca conter um sarcófago). caçadores, na parte sudeste da câmara. Como a pirâmide principal, o satélite tinha seu próprio altar com duas estelas localizadas no lado leste.