A Pirâmide Vermelha, também chamada de Pirâmide do Norte
A Pirâmide Vermelha, também chamada de Pirâmide do Norte, é a maior das três principais pirâmides localizadas na necrópole de Dahshur, no Cairo, Egito. Nomeada pelo tom avermelhado enferrujado de suas pedras de calcário vermelho, é também a terceira maior pirâmide egípcia, depois das de Khufu e Khafra em Gizé. Acredita-se também que seja a primeira tentativa bem-sucedida do Egito de construir uma "verdadeira" pirâmide de lados lisos. Os moradores locais referem-se à Pirâmide Vermelha como el-heram el-watwaat, ou seja, a Pirâmide do Morcego. A Pirâmide Vermelha nem sempre foi vermelha. Costumava ser revestido com calcário branco de Tura, mas apenas algumas dessas pedras permanecem na base da pirâmide, no canto. Durante a Idade Média, grande parte do calcário branco de Tura foi levado para edifícios no Cairo, revelando o calcário vermelho abaixo. A Pirâmide Vermelha foi a terceira pirâmide construída pelo Império AntigoFaraó Sneferu - o primeiro faraó da 4ª Dinastia, pai de Khufu, o suposto construtor da Grande Pirâmide. Está localizado a aproximadamente um quilômetro ao norte da Pirâmide Curvada.
Subindo para a entrada
Descendo para a câmara funerária
Passagens bem iluminadas levam à entrada da câmara funerária
A Pirâmide Vermelha de Dashur também conhecida como a Pirâmide Brilhante , é uma das três (ou talvez até quatro) pirâmides construídas pelo grande faraó Snefru o primeiro faraó da 4ª Dinastia, pai de Khufu (suposto construtor da Grande Pirâmide), que reinou de 2575-2551 aC - no Antigo Reino do Egito. É a primeira pirâmide verdadeira ainda remanescente. A Pirâmide Vermelha recebe o nome do calcário avermelhado ou rosado, usado em suas pedras de revestimento. A área total da estrutura é apenas um pouco menor que a da Grande Pirâmide, mas como o ângulo de inclinação de seus lados é muito mais raso (43° 22"), ela atinge apenas uma altura de 341 pés (104m).
A Pirâmide Vermelha, também chamada de Pirâmide do Norte, é a maior das três principais pirâmides localizadas na necrópole de Dahshur, no Cairo, Egito. Nomeada pelo tom avermelhado enferrujado de suas pedras de calcário vermelho, é também a terceira maior pirâmide egípcia, depois das de Khufu e Khafra em Gizé. Acredita-se também que seja a primeira tentativa bem-sucedida do Egito de construir uma "verdadeira" pirâmide de lados lisos. Os moradores locais referem-se à Pirâmide Vermelha como el-heram el-watwaat, ou seja, a Pirâmide do Morcego.
A Pirâmide Vermelha nem sempre foi vermelha. Costumava ser revestido com calcário branco de Tura, mas apenas algumas dessas pedras permanecem na base da pirâmide, no canto. Durante a Idade Média, grande parte do calcário branco de Tura foi levado para edifícios no Cairo, revelando o calcário vermelho abaixo.
A Pirâmide Vermelha foi a terceira pirâmide construída pelo faraó Sneferu do Reino Antigo, e está localizada a aproximadamente um quilômetro ao norte da Pirâmide Curvada. Ela é construída no mesmo ângulo raso de 43 graus que a seção superior da Pirâmide Curvada, o que lhe dá uma aparência visivelmente atarracada em comparação com outras pirâmides egípcias de escala comparável. Acredita-se que a construção tenha começado durante o trigésimo ano do reinado de Sneferu (cerca de 2590 aC). Os egiptólogos discordam sobre o tempo que levou para construir. Com base em marcas de pedreiras encontradas em várias fases de construção, Rainer Stadelmann estima que o tempo de conclusão seja de aproximadamente 17 anos, enquanto John Romer, com base neste mesmo grafite, sugere que levou apenas dez anos e sete meses para construir.
Arqueólogos especulam que seu projeto pode ser resultado de crises de engenharia vividas durante a construção das duas pirâmides anteriores de Sneferu. A primeira delas, a Pirâmide de Meidum, desmoronou na antiguidade, enquanto a segunda, a Pirâmide Curvada, teve o ângulo de inclinação drasticamente alterado de 54 para 43 graus no meio da construção.
Alguns arqueólogos agora acreditam que a pirâmide de Meidum foi a primeira tentativa de construir uma pirâmide de lados lisos, e que pode ter desmoronado quando a construção da pirâmide curvada já estava em andamento Ğ e que a pirâmide pode já ter começado a mostrar sinais alarmantes da própria instabilidade, como evidenciado pela presença de grandes vigas de madeira que sustentam suas câmaras internas. O resultado disso foi a mudança na inclinação da Pirâmide Curvada e o início da Pirâmide Vermelha posterior em uma inclinação conhecida por ser menos suscetível à instabilidade e, portanto, menos suscetível ao colapso catastrófico.
A Pirâmide Vermelha tem 105 metros (344 pés) de altura. Um raro piramide, ou pedra angular, para a Pirâmide Vermelha foi descoberto e reconstruído, e agora está em exibição em Dahshur. No entanto, se foi realmente usado não é claro, pois seu ângulo de inclinação difere daquele da pirâmide para a qual aparentemente foi destinado. A Pirâmide Vermelha, juntamente com a Pirâmide Curvada, foi fechada para turistas por muitos anos por causa de um acampamento militar nas proximidades. Agora é geralmente aberto para turistas e uma ventilação um tanto intrusiva foi instalada, que canaliza o ar pelo poço de entrada para as câmaras internas. Os visitantes sobem degraus cortados ou construídos sobre as pedras da pirâmide até uma entrada no alto do lado norte. Uma passagem, 3 pés (0,91 m) de altura e 4 pés (1,2 m) de largura, desce a 27¡ por 200 pés (61 m) até uma curta passagem horizontal que leva a uma câmara cujo teto com mísulas tem 40 pés (12 m) de altura e sobe em onze degraus. Na extremidade sul da câmara, mas deslocada para oeste, outra curta passagem horizontal leva à segunda câmara. Esta passagem provavelmente foi fechada em algum momento e a compensação foi uma medida destinada a confundir potenciais ladrões.
A segunda câmara é semelhante à primeira e fica logo abaixo do ápice da pirâmide. No alto da parede sul da câmara há uma entrada, agora alcançada por uma grande escada de madeira construída para a conveniência dos turistas. Isso dá para uma passagem horizontal curta que leva à terceira e última câmara com um telhado de 50 pés (15 m) de altura. As duas primeiras câmaras têm seu eixo longo alinhado norte-sul, mas o eixo longo desta câmara está alinhado leste-oeste. Ao contrário das duas primeiras câmaras, que possuem pisos finos e lisos no mesmo nível das passagens, o piso da terceira câmara é muito rugoso e afundado abaixo do nível da passagem de acesso. Acredita-se que este seja o trabalho de ladrões em busca de tesouros no que se acredita ter sido a câmara funerária da pirâmide.