DIAS DA SEMANA YORUBA É SUAS MAGIAS
Os sete dias são: Ojo-Aiku (Domingo),
Ojo-Aje (Segunda-feira),Ojo-Ishegun (Terça-feira),
Ojo-Riru (Quarta-feira),
Ojo-Bo/Alamisi (Quinta-feira),
Ojo-Eti (Sexta-feira)
e Ojo-Abameta (Sábado).
O tempo é medido em isheju (minutos),
wakati (horas),
ojo (dias),
ose (semanas),
oshu (meses)
e odun (anos).
No mundo atual, nós estamos acostumados com o calendário de 7 dias na semana e 12 meses no ano, conhecido como calendário Gregoriano.
Esse calendário foi quase que imposto pela igreja Católica, é o calendário promulgado pelo Papa Gregório XIII em 1582 e adotado imediatamente por Espanha, Itália, Portugal, Polônia e, posteriormente, por todos os países ocidentais e consequentemente suas colônias.
Mas, sabemos que há outros modos de se contar o tempo e esse caso se aplica também ao povo Yorùbá e seu Kójódá. Geralmente ao perguntar para um nigeriano os dias da semana, ele irá responder assim: Aiku, Aje, Isegun, Ojoru, Ojobo, Eti e Abameta.
O ano do calendário iorubá (Kójódá) vai de 3 de junho a 2 de junho do ano seguinte. De acordo com este calendário, o ano Gregoriano de 2018 é o ano 10061 da cultura Yorùbá. A semana tradicional de iorubá tem quatro dias e não os sete mencionados acima que são adaptações do nosso.
Os quatro dias dedicados aos Òrìsà são os seguintes:
Ojo Ògún;
Ojo Jakuta;
Ojo Ose;
Ojo Awo.
O Significado das Semanas
Veremos agora o significado de cada dia e a quem, qual é o òrìsà é dedicado. Lembrando que não é um significado fixo, pois em cada cidade o significado muda e isso nos remonta ao que sempre digo: não há donos da verdade, há verdades diferentes para cada pessoa.
Ojo Ògún
Os Yorùbá contam esses quatro dias da semana a partir de Ojo Ògún (Dia de Ogum, o deus do ferro). Ojo Ògún é o primeiro dia da tradicional semana Yorùbá e é o dia em que o Ològún ou os adoradores e devotos de Ògún adoram esta divindade em particular.
Em Ojo Ògún, os Ològúns adoram e comemoram com vários alimentos considerados os favoritos de Ogum. Estes incluem ekuru (um tipo de pudim de feijão cozido no vapor), ewa (feijão) e iyan (inhame picado). No entanto, o item mais importante do sacrifício em Ojo Ògún é o cão – Ajá. Já que Ògún gosta de dieta balanceada, parece que Ojo Ògún será meu dia favorito da semana.
A propósito, em algumas outras partes das terras Yorùbá, também é chamado Ojo Osoosi, em homenagem a outro deus, Osoosi, que é considerado como o irmão de Ogum e Sango.
Esse dia também pode ser dedicado aos òrìsà: Sopanna, Iyaami, and the Egungun.
Ojo Jakuta
Depois de Ojo Ogun vem o segundo dia da semana. Ojo Jakuta também é chamado Ojo Sàngó. Sàngó é o deus yorùbá do trovão, raio e (eletricidade). O dia em algumas partes das terras Yorùbá é chamado Ojo Oya. Neste dia dedicado a Sàngó, seus adoradores saem vestindo roupas vermelhas e brancas brilhantes como essas são as cores favoritas de Sàngó e fazem o culto apresentando itens comestíveis como amala com sopa gbegiri, obí amargo e guguru. (Tudo isso em terras nigerianas e nenhuma relação com o Candomblé no Brasil).
Orixá - Xangô
Para Sàngó, o animal sacrificial mais importante é o carneiro. Jakuta significa “alguém que lutou com pedras”.
Ojo Ose
Este é o terceiro dia e é reservado para a adoração de Òrìsà Nlá (A Grande Deidade). O alimento favorito usado para este dia é o ake, mas os caracóis também são usados para os sacrifícios. É um dia de grande respeito e que cada ato é bem planejado, respeitando principalmente o uso do branco e evita-se consumo de azeite de dendê e outras coisas que são èwo!
Neste dia especial, todos os adoradores de Òrìsà Nlá usam roupas brancas e limpam todas as suas casas e arredores. Este mesmo dia pode ser dedicado à adoração de Obatala, Sonponna (deus da varíola), Iyaami (as Mães ou Grandes Bruxas) e os Egungun (Máscaras).
Ojo Awo
Ojo Awo (Dia da Divindade) é o dia reservado para Ifá (Oráculo) e, assim como Òrìsà Nlá, Ifá também prefere iguarias feitas com a carne. Este mesmo dia também pode ser dedicado para a adoração de Èsù, Òsun e Orunmila.
Para se reconciliar com o calendário gregoriano, os yorùbá também medem o tempo em SETE dias por semana e quatro semanas por mês. O calendário de quatro dias foi dedicado aos Òrìsà e o calendário de sete dias é para fazer negócios.
Mas os sete dias também possuem significado para cada Òrìsà ou para determinadas atividades, vejamos:
Domingo – ọjọ́ Àìkú/ọjọ́-ọ̀sẹ̀/àko-ọjọ́:
Dia da imortalidade – primeiro dia da semana.
Segunda-feira – ọjọ́ Ajé:
Dia do lucros, juros, ganhos. Dia em que Ajé veio a Terra.
Terça-feira – ọjọ́ Ìṣẹ́gun:
Dia da Vitória.
Quarta-feira – ọjọ́ rírú:
Dia do sacrifício.
Quinta-feira – ọjọ́ rúbọ;ọjọ́bọ:
Dia da nova criação, novo amanhecer.
Sexta-feira – ọjọ́ Ẹtì:
Dia de impasses.
Sábado – ọjọ́ Àbámẹ́ta:
Dia de três moções, dia das sugestões.
O meses em Yorùbá
Awon Oshu tabi OṢU KójóDÁ
1. ṠḔRḔ -Janeiro
2. ÈRÉLE (Irele) – Fevereiro
3. ḔRḔNA -Março
4. IGBE -Abril
5. ḔBÍBÍ -Maio
6. ÒKÙDÚ -Junho
7. AGḖMṐ (Agẹmọ) -Julho
8. ÒGÚN -Agosto
9. OWḖRḖ (Owewe) -Setembro
10. ṐWARO (Owara) -Outubro
11. BḔLU (Bẹlu) -Novembro
12. ṐPḖ (Ọpẹ) -Decembro
Os significados dos sete dias da semana, segundo Ase Oduduwa.
Omorisa Olojobi Ẹlẹbuìbọn:
- Ọjọ́ ajé (segunda-feira) – É o dia em que o dinheiro
(riqueza) entrou com as Divindades na Terra e é conhecido como
o dia do dinheiro/riqueza. Os Yorùbá usam esse dia para iniciar negócios e discutir programas econômicos e sociais.
- Ọjọ́ ìṣẹ́gun (terça-feira) – É o dia da vitória. Este é o dia em que todas as forças do mal são dominadas/vencidas. É um bom dia para começar qualquer coisa que leve a uma melhor qualidade de vida.
- Ọjọ́rú (quarta-feira) – É o dia que os problemas entraram no Mundo. É o dia da confusão.
- Ọjọ́bọ̀ (quinta-feira) – É o dia em que os nomes dos dias chegaram. É um dia em que os Antepassados visitam a família.
É por isso que importantes festivais começam na quinta-feira, Ọjọb́ọ̀
Ọjọ́ ẹtì (sexta-feira) – É o dia do adiamento. Acredita-se que tudo o que as pessoas tenham que fazer neste diadeve ser adiado ou então ele será um fracasso. É por isso que as viagens de negócios não começam neste dia.
- Ọjọ́ àbámẹ́ta (sábado) – Viés talvez os mesmos atributos de Ọjọ́ ẹtì. A fim de evitar três tipos de incidentes negativos, os Yorubás não usam o sábado para enterrar uma pessoa, a menos que a pessoa seja um ancião.
- Ọjọ́ àìkú (domingo) – Ọjọ́ àìkú também é conhecido como Ọjọ́ ìsinmi, é o dia do descanso, é o dia que Ọ̀rúnmìlà enterrou Imi, a mãe de Èṣù Ọ̀dàrà. É o dia em que as pessoas pedem vida longa (àìkú) à Elédùnmarè.
Texto:Mistérios dos Orixás.
Postado:#GrupoCandonblénaÍntegra