sexta-feira, 18 de junho de 2021

IBUALAMA / IGBÒ

 

 IBUALAMA / IGBÒ


Pode ser uma imagem de uma ou mais pessoas e animalO rei da água profunda.
Erinlé recebeu esse titulo quando ele chegou as terras do Ekití Efón.
Ibualama é um Orixá proveniente de Efan (Ijexá), assim que chegou Erinlé a cidade de Efón ele recebeu esse titulo de Ibualamo (Água profunda)
Numa guerra entre Efan e Ketu, Efan foi derrotada e Ibualama foi levado à Ketu passando a ser cultuado por seus moradores,ao lado de Oxossi . Foi ai que a nação Ketu começou a cultua – lo como um caminho de ossossi.
Deixando bem claro que em que na cidade de Origem de Erinlé e Cuba ele é cultuado como um Orisá a parte de Ossossi e em na nação Efón tambem.
Ibualama significa “água profunda”.
Ele é o Pai de Logun-Edé cuja mãe é Oxum yponda ,portanto toda a Família é oriunda de Efan.
Ibualamo é um orixá da familia dos Odé e seu culto esta ligado a Obaluaiye e Oxalá. Segura na mão duas bilalá,e traz Ofá e Ogue pendurados como simbolos de caça.
No Brasil seu culto acontece em Dezembro, e é separado do culto de Oxossi que é realizado no dia de Corpus Christi.
Usa muitos búzios e palha da costa em suas indumentárias. Seus animais sagrados incluem o porco e todos os animais ligados á caça e pesca. Prata é o seu metal preferido.
Erinlé x Ibualamo são o mesmo Orisá,sendo que Ibualamo ele é um caminho de Erinlé. Na nação Efón só se cultua 3 caminhos de Erinlé :
Ibú Alámo – Esse camiho é ligado as águas e a Osun. Ele tem caminhos com Omolu e Osalá.
Ibu sain – Ligado a Ossayn e as Ya Ajés
Ibu Eleyele – Ligado a Osalá e as Ya Mi Ajé.
Independente de caminhos em geral, Erinlé tem ligaçao com Ogun, Otin, Yemanjá, Ossayn,Osagyan, Osalufan e Osun.
OXOSSI IGBÒ

A palavra Ìgbó significa floresta, bosque, grota, porém a palavra Ìgbò refere-se a uma divindade da qual esta mencionada nas nações de Alaketu e no Corpo Literário de Ifá.
Muitas são as confusões relacionadas ao culto dessa variação de Oxossi.
Ora seu culto está relacionado ao barro e a tabatinga, ora relacionado ao culto as águas.
Em algumas culturas seria o pai de Logun-Ede, confundido com Ibualama ou Ibualamo. É velho e caçador.
Nasce nas águas mais profundas do rio Irinlé. Nessa fase tem muito fundamento com Òmòlú, Nànà e Òsún. Veste palha da costa e cores escuras, relacionadas a terra. Possui muita ligação com ègúns.
O Oxossi Igbo não é um orixá, é o chamado também "Pomar de Oxossi", onde ficam assentados todos os orixás dessa família, como Iyá Apaoka, Erinlé, Oxossi, Iroko.
Oxossi Ibualama ou Odé Ibo (SÃO OS MESMOS), é uma das maiores qualidades de Oxóssi (qualidade do Oxóssi de Mãe Stella de Oxóssi) segundo a maioria das casas de Ketu, marido de Oxum Ipondá e pai de Logunedé.
Como os demais Oxóssis é caçador, rei de Ketu e usa ofá (arco e flecha), mas se veste de couro, com chapéu e chicote.
Traduzindo: Para o povo de Ifá seria uma divindade diversa e individual, para a nação Ketu é a qualidade de Erinlê e abreviatura de Ibualamo.

Conta um mito que Ibualamo é o verdadeiro pai de Logunedé. Apaixonado por Opará e vendo-a no fundo do rio, ele atirou-se nas águas mais profundas em busca de seu amor. Sua vestimenta é azul celeste, como suas contas.
MITOLOGIA

Ibô torna-se orixá
Filho de Iemanjá e irmão de Ogun e Exu, Oxossi sempre foi muito querido pela família, pelo seu temperamento calmo, compreensivo, amigo e respeitador. Entretanto, era franzino, parado.
Seu irmão mais velho , Ogun, preocupado com a inércia de Oxossi, resolveu ensinar-lhe a arte da caça e os caminhos e trilhas da floresta. E asssim foi. Ogun ensinou Oxossi o que havia de melhor na arte de uma caçada e os segredos da mata.
Levou-o até o alquimista Ossãe, que morava no interior da floresta, para que ele aprendesse a magia e conhecesse os animais de caça e aqueles que não se pode caçar.
O nome de Oxossi era Ibô, o caçador.
Um dia, Oxalá precisou de penas de um papagaio da Costa, para realizar o encantamento de Oxum, ms, praticamente, não se achava o animal. Oxalá então designou Ogun para encontrar as penas. Em vão o valoroso guerreiro e também caçador foi incapaz de achar o que Oxalá lhe pedira. Mas sugeriu:
- Oxalá, estou tão envolvido nas conquistas que já não caço como antes. Porém, sugiro o nome de Ibô, meu irmão, que certamente é o melhor de todos os caçadores, e conseguirá as penas do papagaio da Costa como pretende.
E Ibô foi chamado. Perante ao deus da brancura, Oxalá, Ibô se prostou e ouviu, atentamente, as ordens:
-Ibô! Disse-lhe Oxalá, vá e consiga as penas do papagaio da Costa. Você tem exatamente sete dias para voltar...
E Ibô partiu para a floresta, e durante dias procurou por sua caça. Quando lhe restava apenas um dia para esgotar o prazo dado por Oxalá, Ibô avistou os papagaios.
Com um flecha apenas – mirando com cuidado – atingiu, não apenas um, mas dois papagaios de uma só vez. Orgulhoso e como o sentimento da tarefa cumprida, Ibô partiu para o reino de Oxalá.
Mas seu retorno não foi tão fácil. No meio do caminho, Ibô deparou-se com um grupo de feras, que o atacou de surpresa, deixando-o muito ferido. Só não morreu porque suas habilidades de grande caçador o salvaram.
Bastante ferido, Ibô já não andava, arrastava-se. Na boca da floresta, Ibô avistou os portões de Ifé, reino de Oxalá, e via que eles.
Lentamente, se fechavam à medida em que o dia acabava e a noite chegava. Num esforço enorme, Ibô reuniu todas as forças e chegou até os portões.
Esticou o braço, segurando firmemente as penas de papagaio da Costa e somente estas conseguiram transpassar os limites de Ifê. Os portões se fecharam. Ibô, caído do lado de fora de cidade, continuava segurando as penas de papagaio, presas no portão da grande morada de Oxalá. Ele cumprira o prazo.
Momentos mais tardes, ajudando pelo irmão Ogun, Ibô foi levado até a presença de Oxalá. Acreditando não ter conseguido, Ibô desculpou-se com o rei:
- Perdoe-me, Senhor! Não consegui chegar à sua presença com sua encomenda"
- Ao contrário, jovem caçador! – retrucou Oxalá – Seus esforço e seu coragem são admiráveis. As penas do papagaio da Costa chegaram a Ifé no prazo recomendado, e eu lhe parabenizo por isso.
E como é tão bom caçador e de um bravura tão grande, passará a chamar-se Oxossi, o Senhor da Caça.
Assim sendo, Oxalá ergueu sua mão e dela um facho de luz atingiu Ibô, curando-o de todos os ferimentos e dando a ele trajes azuis turqueza, cor do encantamento do novo Orixá, Oxossi.
CANTIGAS DE IBUALAMA:
Ijesá :
Awure Baba Erinlé
Awure Oba Ilobu
****************
Arawrá Erin Baba
Orisá Baba Omi
Arawrá Erin Baba
Orisá Baba Omi
Ritimo aguerê de Ossayn …
Cantiga Erinlé
Fárá Odé Ibu
Odé Ilobu
Fárá Odé Ibu
Odé Ilobu
**********
Odé Erinlé
Ibu Sayn
Odé Erinlé
Ibu atá

Texto: Equipe AlÁBÍ
Postado:#GrupoCandonblénaÍntegra