quinta-feira, 27 de maio de 2021

Ogunda Meji

 


Nenhuma descrição de foto disponível.“Quem dentre os deuses acompanhará seus seguidores, em todas as jornadas, sem nunca retornar ?”
Obatala replicou, que ele acompanhava seus seguidores, em todas as jornadas, sem nunca retornar.
Eles perguntaram a Obatala: “Mas, e se após uma lona jornada, andando e andando, você chegasse a Ifon, casa de seus pais e eles abatessem uma galinha com ovos e desse-lhe duzentos caracóis junto com verduras e melão?”
Obatala diz: “Após tal satisfação eu retorno para casa.”
Então, Obatala tinha falado que ele não poderia acompanhar seus seguidores, em uma jornada distante, sem retornar.
Orunmila diz que, entrando numa sala de porta baixa, nós, automaticamente reverenciamos.
Ifá, a questão é:
“Quem dentre os deuses acompanha seus seguidores, em todas as jornadas, sem nunca retornar ?
Esù replicou que ele acompanhava seus seguidores, em todas as jornadas, sem nunca retornar.
Eles perguntaram a Esù: “Mas, e se após uma longa jornada, andando e andando, você chegasse a Ketu, casa de seus pais, e eles lhe dessem um galo e uma porção de óleo de palma?”
Esù disse: “Após tal satisfação eu retorno para casa.” Então, Esù tinha falado que ele não poderia acompanhar seus seguidores numa jornada distante, sem retornar.
Orunmila diz que, entrando numa sala de porta baixa nós, automaticamente, reverenciamos. Ifá, a questão é:
“Quem dentre os deuses acompanha seus seguidores em todas as jornadas, sem nunca retornar ?”
Ogum replicou que ele acompanhava seus seguidores, em todas as jornadas, sem nunca retornar.
Eles perguntaram a Ogum: “Mas, e se após uma longa jornada, andando e andando, você chegasse a Ire, casa de seus pais, e eles lhe dessem feijões fritos e um cão, também uma galinha, cerveja de milho e vinho de palma ?”
Ogum disse: “Após tal satisfação eu canto meu cântico Ijala alto e alegremente, em todo caminho de volta a casa.
Então, Ogum tinha falado que ele não poderia acompanhar seus seguidores, em uma jornada distante, sem retornar.
Orunmila diz que, entrando numa sala de porta baixa nós, automaticamente, reverenciamos.
Ifá, a questão é:
“Quem dentre os deuses acompanha seus seguidores em todas as jornadas, sem nunca retornar ?”
Òsúm replicou que ela acompanhava seus seguidores, em todas as jornadas, sem nunca retornar.
Eles perguntaram a Òsúm: “Mas, e se após uma longa jornada, andando e andando, você chegasse a Ijumu, terra de seus pais, e eles lhe dessem pudim de farinha com verduras e cerveja de milho ?”
Òsúm disse: “Após tal satisfação eu retorno para casa.”
Então, Osun tinha falado que ela não poderia acompanhar seus seguidores, em uma jornada distante, sem retornar.
Orunmila diz que, entrando numa sala de porta baixa nós, automaticamente, reverenciamos.
Ifá, a questão é:
“Quem dentre os deuses acompanha seus seguidores em todas as jornadas, sem nunca retornar ?”
Orunmila replicou que ele acompanhava seus seguidores, em todas as jornadas, sem nunca retornar.
Eles perguntaram a Orunmila: “Mas, e se após uma longa jornada, , andando e andando, você chegasse a Igeti, terra de seus pais, e eles lhe dessem dois ratos espertos, dois peixes de nado belíssimo, duas galinhas com fígado gordo, duas cabras pesadas e grávidas; dois bezerros com chifres grandes; se eles fizessem pudim de inhame para você; se eles lhe dessem boa bebida, cerveja de milho e atare, e dessem a você boa kola ?”
Orunmila disse: “Após tal satisfação eu retorno para casa.
Então, Orunmila tinha falado que ele não poderia acompanhar seus seguidores, em uma jornada distante, sem retornar.
O Awo estava espantado
Eles não poderiam proferir uma palavra, pois eles não entenderiam a parábola.
Ifá, eu confesso meu desolamento por favor, cubra-me de sabedoria.
Ifá, você é o líder. Eu sou o seguidor.
Você é o sábio que ensina sábias coisas como um pai.
Ifá, a questão é:
“Quem dentre os deuses acompanha seus seguidores, em todas as jornadas, sem nunca retornar ?
Ifá disse: “Este é Ori, Ori sozinho, é quem acompanha seus seguidores, em todas as jornadas, sem nunca retornar.
Quando eu tenho dinheiro, é meu Ori que eu louvo.
Meu Ori, este é você
Quando eu tenho crianças, é meu Ori que eu louvo.
Meu Ori este é você.
Todas as coisas boas que eu tenho na Terra é meu Ori que eu louvo
Meu Ori, este é você.
Você, que não esquece seus seguidores.
Você que abençoa seus seguidores mais rapidamente que outros deuses
Os deuses não abençoam o ser humano sem o consentimento de seu Ori
Ori, eu saúdo você
Você que permite crianças nascerem vivas.
Quem oferecer e for aceito por seu Ori, tem razão para dançar e regozijar.

Ire é caminho
Um bom caminho é através do conhecimento em busca de sabedoria..

Orire

Janaina Portella
#Povodafloresta🌿