segunda-feira, 25 de junho de 2018

São Jorge



Salve Jorge, 23 de abril de todos os outros dias.
O dia de São Jorge é o dia de seu falecimento, 
23 de Abril de 303, na Nicomédia. 
Seus restos mortais estão na Igreja de São Jorge, na Lida, Israel.

Sua História
Jorge nasceu na Capadócia, viveu na Palestina e, após seguir carreira militar, se tornou soldado do Império Romano. Cristão, se rebelou e passou a protestar contra o imperador Diocleciano quando a autoridade declarou perseguição aos adeptos do cristianismo. Graças a isso, São Jorge sofreu torturas e foi decapitado a mando do imperador no dia 23 de abril de 303.

O soldado Jorge foi denunciado como cristão, preso, julgado e condenado à morte. Entretanto o momento do martírio também é cercado de muitas tradições. Conta a voz popular que ele foi cruelmente torturado, mas não sentiu dor. Foi então enterrado vivo, mas nada sofreu. Ainda teve de caminhar descalço sobre brasas, depois jogado e arrastado sobre elas, e mesmo assim nenhuma lesão danificou seu corpo, sendo então decapitado pelos assustados torturadores. Jorge teria levado centenas de pessoas à conversão pela resistência ao sofrimento e à morte. Até mesmo a mulher do então imperador romano.

São Jorge não está ligado apenas ao cristianismo. Ele é cultuado também em outras crenças e representa exemplo máximo de sincretismo religioso, além de fazer parte da cultura popular brasileira.

Padroeiro
O santo é padroeiro de países como Inglaterra e Portugal e também de várias cidades ao redor do mundo. Também é considerado padroeiro do Rio de Janeiro, que decreta feriado estadual no dia do Santo Guerreiro.
No Brasil, São Jorge também é padroeiro dos escoteiros, da cavalaria do exército.

Lendas
São Jorge e o Dragão

O dragão simboliza a idolatria que mata inocentes e causa destruição. A idolatria é destruída pelas armas da Fé. A jovem que São Jorge salvou representaria a região da qual ele combateu heresias e instalou a fé cristã.

De acordo com uma lenda, São Jorge fez acampamento com sua legião romana numa região próxima a Salone, Líbia, no norte da África. Lá, diziam haver um enorme dragão com azas. O animal devorava pessoas da cidade como cordeirinhos. Diziam que o hálito da terrível criatura era tão venenoso que qualquer um que se aproximasse poderia morrer por envenenamento. Com o intuito de manter a besta longe da cidade, eles ofereciam ovelhas como alimento. Ao acabarem, começaram a oferecer crianças.

O sacrifício caiu então sobre a filha do Rei de 14 anos, Sabra. A menina foi em direção à seu cruel destino e deixou a muralha da cidade, ficou ali à espera da criatura. São Jorge, ao ficar sabendo da história, decidiu por fim a tudo isso. Montou seu cavalo branco e partiu para a batalha. Antes, porém,exigiu que o rei desse sua palavra: se trouxesse sua filha de volta, o rei e todo o reino se converteria ao cristianismo.

O rei aceitou e deu sua palavra. Jorge, então, partiu para a luta com tal "dragão". Depois de muita luta e oração, Jorge acertou a cabeça do dragão com sua poderosa espada que era chamada deAscalon. Depois, São Jorge cravou sua espada debaixo da asa do dragão, num local que tinha escamas. Assim, o dragão foi ferido mortalmente e caiu sem vida. São Jorgeamarrou a fera e a levou arrastadaaté a cidade, levandoconsigo a princesa. Lá, São Jorge, sendo observado pela multidão, cortou a cabeça do fez com todas as pessoas da cidade se tornassem cristãs.

A Lua
A  lenda de que o santo mora na Lua pode ter raízes brasileiras: na Umbanda, são Jorge corresponde a Ogum, o santo da guerra. Esse orixá tem energia masculina, o que o faz buscar vibrações femininas na Lua – daí a relação

As lendas têm origem incerta. O papa Paulo VI admitiu que foram passadas de boca a boca e que não há fatos históricos que comprovem sua veracidade.

Oração de São Jorge
A oração abaixo, é uma das mais conhecidas e feitas. A oração de São Jorge ajuda a alcançar uma graça e serve para todas as pessoas, para saúde, proteção e luz.
Quando você for rezar a poderosa oração de São Jorge seja sincero, faça de coração, sinta a oração, não tenha distrações por perto. Faça a oração com fé e confiança.

Eu andarei vestido e armado com as armas de São Jorge
Para que meus inimigos, tendo pés não me alcancem,
Tendo mãos não me peguem,
Tendo olhos não me vejam,
E nem em pensamentos eles possam me fazer mal.
Armas de fogo o meu corpo não alcançarão,
Facas e lanças se quebrem sem o meu corpo tocar,
Cordas e correntes se arrebentem sem o meu corpo amarrar.
Jesus Cristo, Me proteja e me defenda com o poder de sua santa e divina graça,
Virgem de Nazaré, me cubra com o seu manto sagrado e divino,
Protegendo-me em todas as minhas dores e aflições,
E Deus, com sua divina misericórdia e grande poder,
Seja meu defensor contra as maldades e perseguições dos meu inimigos.
Glorioso São Jorge, em nome de Deus,
Estenda-me o seu escudo e as suas poderosas armas,
Defendendo-me com a sua força e com a sua grandeza,
E que debaixo das patas de seu fiel ginete
Meus inimigos fiquem humildes e submissos a vós.
Assim seja com o poder de Deus, de Jesus e da falange do Divino Espírito Santo.
São Jorge Rogai por Nós.
Amém.

FONTES: http://cruzterrasanta.com.br - https://diariodorio.com - https://historiadigital.org - https://www.oracaoefe.com.br