Símbolo e significado da cruz tau
Símbolo e significado da cruz tau
A Cruz Tau ou Cruz de Santo Antônio é uma cruz que tem o formato da letra grega tau semelhante à letra T do alfabeto ocidental, adotando assim seu nome, atualmente é usada como crucifixo pelas ordens cristãs.
A Cruz Tau aparece não só no Cristianismo, mas também em outras culturas, como a Babilônica por representar o deus Tamuz, um deus que segundo sua mitologia morre e revive como Cristo, e o Egípcio no qual aparece em seus diversos cultos , como no culto de Apis ou na cruz ankhada.
Para os hebreus, o sinal representa os escolhidos de Deus:
Ezequiel 9.4 e Iahweh lhe disseram: "Passe pela cidade, por Jerusalém, e marque uma cruz na testa dos homens que gemem e choram por todas as abominações que são cometidas no meio dela."
Diz-se que é o sinal que o anjo coloca na testa dos predestinados no livro do Apocalipse de São João (a marca do Deus vivo)
Apocalipse 7: 2-3 E vi outro anjo subindo desde o nascer do sol, tendo o selo do Deus vivo: e clamou em alta voz aos quatro anjos, aos quais foi dado fazer mal à terra e o mar, dizendo: Não façam mal à terra, nem ao mar, nem às árvores, até que apontemos os servos de nosso Deus em suas testas.
Pode ser encontrada no brasão ou brasão dos comandantes de San Agustín Abad e também é usada pelos cavaleiros da Ordem do Templo.
Na Maçonaria e nas correntes esotéricas aparece, na figura de um Triplo tau, colocado dentro de um triângulo que por sua vez está dentro de um círculo, a Maçonaria dá a isso vários significados, o de ser um símbolo do templo de Jerusalém, o de ser o letras iniciais do nome de Hiram Abiff, construtor do referido templo, sob as indicações de Salomão.
Na Cabala, representa o infinito, a perfeição, corresponde à vigésima segunda letra do alfabeto hebraico, o Tav (ת), que significa literalmente marca ou sinal. É segundo eles a marca colocada em Caim para não ser ferido depois de ter derramado o sangue de Abel
É um sinal da ordem dos franciscanos porque, de acordo com a ordem, Fray Pacifico viu São Francisco de Assis assinado em sua testa com a dita cruz.
A cruz tau para São Francisco representa o seguinte:
• Certeza de salvação, por causa da vitória de Cristo sobre o mal;
• A universalidade da salvação: “Com a tua santa cruz redimiste o mundo”;
• Símbolo de conversão contínua e renúncia total. Converter-se, deixar a marca Tau é ser ruim;
• Requisito para a missão e o serviço ao próximo, porque lembra que o próprio Senhor se tornou nosso servo na morte. Francisco será também servo de Deus e servo de seus irmãos, em todas as suas ações, como na oração e na pregação;
• Sinal da bondade e do amor de Deus.
O tau também é a vigésima segunda e última letra do alfabeto fenício (também significa "marca" ou "sinal")