quinta-feira, 9 de junho de 2022

DEUSA ISIS Ísis A antiga Deusa-mãe egípcia, o protótipo da esposa fiel e da mãe fértil e protetora.

 DEUSA ISIS


Ísis A antiga Deusa-mãe egípcia, o protótipo da esposa fiel e da mãe fértil e protetora.


Nenhuma descrição de foto disponível.DEUSA ISIS

Ísis A antiga Deusa-mãe egípcia, o protótipo da esposa fiel e da mãe fértil e protetora. Ísis está associada a Sírio, a estrela canina, cuja ascensão sinaliza o equinócio primaveril. Seu símbolo é a lua. Ela é freqüentemente mostrada coroada com uma orbe lunar aninhada entre os chifres de um touro ou carneiro. A adoração de Ísis foi adotada pelos gregos e romanos.
O nome Ísis é a palavra grega para o hieróglifo egípcio para "trono". Ela era irmã e esposa do deus Osíris . Uma maga mortal, Ísis adquiriu a imortalidade enganando o deus do sol, ra, para que revelasse seu nome secreto. Ela obteve um pouco de sua saliva, fez uma cobra com ela e deixou a cobra em seu caminho. ra foi mordido e estava em grande agonia. Ela se ofereceu para aliviar a dor se ele contasse seu nome secreto, e ele cedeu.
Quando o irmão traiçoeiro de Osíris, Set (Seth), o assassinou e desmembrou, Ísis vasculhou a terra para encontrar as partes do corpo e usou sua magia para colocá-las juntas e dar vida ao corpo para que ela e Osíris pudessem ficar juntos pela última vez antes de partir para governar o submundo. Um filho, Hórus, nasceu postumamente e em um nascimento virginal, e Ísis protegeu a criança contra Set até que Hórus tivesse idade suficiente para lutar. Na arte, ela era frequentemente retratada segurando Hórus nos braços. Depois que a criança nasceu, Set voltou e cortou o corpo de Osíris em 14 pedaços, que ele espalhou ao longo do Nilo. Mais uma vez, Ísis foi em busca deles, mas desta vez ela enterrou cada pedaço onde encontrou, para que fertilizasse a terra.
De acordo com Plutarco, vários escritores antigos acreditavam que Ísis era filha de Hermes, enquanto outros diziam que ela era filha de Prometeu. Plutarco disse que seu nome significava "sabedoria". Ela era conhecida como a deusa de 10.000 denominações. Nos mistérios egípcios, Ísis representava o aspecto feminino da Divindade para a humanidade; ela foi a mãe universal de tudo o que vive; sabedoria, verdade e poder. Estátuas dela foram decoradas com estrelas, a lua e o sol. Seu cinto foi unido com quatro placas de ouro que significam os quatro elementos da natureza. Seus sacerdotes eram adeptos de controlar e usar as Forças Invisíveis.
De acordo com a sabedoria hermética, Ísis, a Deusa das Mulheres, foi educada por Hermes. Com ele, ela inventou os escritos de todas as nações, fez os homens amarem as mulheres, inventou a vela, deu à humanidade suas leis, acabou com o canibalismo, tornou a justiça mais poderosa que o ouro ou a prata, instruiu a humanidade nos mistérios e fez com que a verdade fosse considerada bela. Uma inscrição em seu templo em Sais diz: “Eu sou o que é, o que foi e o que será; e nenhum homem jamais levantou o véu que esconde minha Divindade dos olhos mortais. ” A Ísis dos mistérios está completamente velada por um pano escarlate. Para os iniciados que aprendem seus mistérios, ela levanta o véu, e eles devem permanecer para sempre em silêncio sobre o que viram.