ABSTINÊNCIA NEURAL MUDA HÁBITOS
Ao passarmos por uma experiência, ativamos o poder da nossa consciência que então cria as conexões entre neurônios. Pensamentos repetitivos criam conexões neurais estáveis chamadas redes neurais.Portanto, percebe a realidade não como ela é, mas a interpreta com base em programas neurais do passado.
As redes neurais são formadas como resultado da repetição e consolidação da experiência que formam padrões inconscientes de comportamento emocional.
.
Se usarmos nosso pensamento causando certos estados negativos no corpo, então esse estado destrutivo poderá tornar-se a norma.
.
Se o comportamento não for reproduzido por muito tempo, as redes neurais se desintegram, e assim são criadas novas.
.
Nosso temperamento, nossos hábitos, são apenas um conjunto de redes neurais estáveis que se ativam e que podemos enfraquecer ou fortalecer graças à percepção consciente e seletiva da realidade.
.
Comece a fazer isso agora mesmo: não se engaje em comportamentos negativos diários repetitivos dos quais você quer se livrar, dizendo a si mesmo logo ao começar o seu dia:
“Hoje vou viver meu dia sem julgar alguém”.
“Hoje não vou reclamar e me lamentar."
Comece praticando em algo simples para “quebrar” comportamentos. Tente fazer as coisas em uma ordem diferente: se você primeiro lava o rosto e depois escova os dentes, faça o oposto.
Um forte desejo de não reagir como antes significa que você passou pelo processo de "liberação", deu um salto num nível de evolução interna.
É assim que as curas espontâneas acontecem porque toda a bioquímica do corpo muda, assim como o seu temperamento.
.
Saiba que você é como um viciado em reagir sempre do mesmo modo.
Não só no nível mental, mas também no nível bioquímico: seu corpo requer a injeção constante de hormônios responsáveis por essa condição.
.
Está cientificamente comprovado que a ação dos elementos químicos dura de 30 segundos a 2 minutos somente.
Então, faça a abstinência de não prolongar certos pensamentos.
.
Aprenda a desviar sua atenção para outra coisa: natureza, esportes, meditação ou algo que possa distraí-lo e enfraquecer e “extinguir” a ação dos hormônios que respondem a um estado negativo.
Essa habilidade é chamada de neuroplasticidade.
.
Novos pensamentos levam a novas escolhas, que levam a novos comportamentos, que levam a novas experiências, que levam a novas emoções, que, juntamente com novas informações do mundo começam a mudar seus genes, o seu DNA.
E então essas novas emoções começam a desencadear novos pensamentos, e você desenvolve autorrespeito, autoconfiança e autoestima para lidar com a sua vida.
Enorme equívoco é pensar na impossibilidade de mudar.
Qualquer estado indesejável pode ser removido se realmente desejado.
Deixe de afirmar:
“Estou nervoso”; “Tenho vontade fraca”; “Estou infeliz”, “Estou deprimido”.
As pessoas estão acostumadas a se alegrar e apreciar apenas com o que “podem tocar” no que já foi realizado.
Mas quando desenvolvem a capacidade de escolher controlar o pensamento verdadeiros milagres começarão a acontecer.
.
Vilma Capuano