Chás para Ansiedade e Dor de Cabeça
Camomila
A camomila possui ação calmante, isso quer dizer que ela pode ser usada com o intuito de tranquilizar e acalmar o corpo. A erva também combate problemas de insônia e induz o relaxamento da mente.
Ingredientes:
200 ml de água;
1 colher (de sopa) de flores de camomila.
Modo de preparo
Com ajuda de uma panela com tampa, coloque a água para ferver. Assim que atingir o ponto de ebulição, desligue o fogo e acrescente as flores de camomila na quantidade recomendada na receita. Tampe a panela e deixe a mistura descansar por 10 minutos.
Passado esse tempo, use uma peneira para ajudar na remoção da camomila. O chá de camomila deve ser ingerido morno e sem a adição de açúcar ou adoçante. Quanto a dose diária, esta não deve ultrapassar as três xícaras.
Maracujá
O maracujá é uma fruta conhecida por causar o relaxamento. Essa mesma propriedade é expansiva para as folhas. Nesse sentido, ela também combate a depressão, ansiedade, estresse e enxaqueca. A folha do maracujá também cura a insônia.
Ingredientes:
200 ml de água;
1 colher (de sopa) de folhas de maracujá.
Modo de preparo
Pegue uma panela e coloque a quantidade de água indicada na receita para ferver. Assim que atingir o ponto de ebulição, desligue o fogo e acrescente as folhas de maracujá. Deixe descansar com a tampa da panela fechada por 10 minutos.
O passo seguinte é retirar as folhas usadas no preparo.
Para isso, use uma peneira. Logo em seguida, a bebida está pronta para ser ingerida. A recomendação é de tomar o chá ainda morno e sem a adição de açúcar ou adoçante.
Alecrim
O alecrim é uma erva que pode ser utilizada para tratar problemas relacionados ao sistema nervoso. Assim, além de trazer benefícios para a memória, ele também ajuda no raciocínio, previne problemas de depressão e trata ansiedade.
Ingredientes:
200 ml de água;
1 colher (de sopa) de alecrim.
Modo de preparo
Coloque a água para ferver em uma panela com tampa. Assim que começar a borbulhar, desligue o fogo e acrescente a quantidade de alecrim recomendada na receita.
Deixa a panela tampada e descansando por 10 minutos.
Para cumprir o passo seguinte você vai precisar de uma peneira. Use-a para ajudar da remoção do alecrim utilizado no preparo do chá. Após isso, a bebida estará pronta para ser ingerida. Não utilize açúcar ou adoçante. Isso vai potencializar seus efeitos.
Erva cidreira
Também conhecido por melissa, a erva cidreira atua em situações de crises nervosas e de ansiedade.
A erva acalma o corpo e a mente, por isso pode ser usada em casos de dificuldade para dormir.
Ingredientes:
200 ml de água;
1 colher (de sopa) de erva cidreira
Modo de preparo
Coloque a água para ferver em uma panela com tampa. Assim que atingir o ponto de ebulição, desligue o fogo e acrescente a erva cidreira na quantidade recomendada na receita. Tampe a panela e deixe a mistura descansar por 10 minutos.
Antes de ingerir ao chá de erva cidreira, use uma peneira para remover todo o ingrediente.
O chá deve ser ingerido morno e sem a adição de açúcar ou adoçante, já que esses elementos podem minimizar os efeitos da erva.
Chá de laranja para dor de cabeça/enxaqueca
A enxaqueca é uma dor de cabeça que se manifesta apenas de um lado e que pode causar fortes náuseas, fotofobia e sensibilidade ao cheiro e barulho. A doença geralmente é causada por predisposição genética, alterações hormonais, estresse, ansiedade, má alimentação, falta de sono e diversos outros sintomas.
Devido à grande quantidade de vitamina C presente na laranja, o chá da fruta além de ajudar a prevenir a enxaqueca, combate dores de cabeça causadas pela sinusite e aumenta a imunidade do organismo.
Ingredientes
-2 laranjas;
-300 ml de água;
-Mel a gosto.
Modo de preparo:
Descasque a fruta e retire todo o suco dela.
Coloque a água para ferver e acrescente somente as cascas da laranja, deixe ferver e retire do fogo.
Misture o chá das cascas com o suco de laranja e adoce a bebida com o mel.
Caldeirão da Bruxa