GUACO (mikania glomerata)
No inverno, quando aumenta a incidência de problemas do aparelho respiratório, principalmente gripes e resfriados, o Guaco volta a figurar nas receitas caseiras. Já foi comprovado as propriedades medicinais dessa planta como broncodilatador e expectorante.
É indicado no combate contra à tosse, bronquite, rouquidão e outros sintomas associados a gripes e resfriados, gargarejos, nas anginas e inflamações na garganta, também desperta o apetite.
Popularmente , o Guaco continua sendo usado para tratar reumatismo , infecções intestinais e cicatrizar ferimentos. Apesar da planta não apresentar princípios tóxicos , deve ser usada com cautela, evitando-se todo tipo de excesso. Para uso em crianças, é recomendável sempre a metade da dose indicada para adultos.
O macerado das folhas pode ser aplicado em forma de cataplasma sobre picada de cobra ou outros animais peçonhentos.
Apesar de ser uma planta natural e com qualidades cientificamente comprovadas, seu uso não deve ser indiscriminado. É recomendado que gestantes, lactantes e crianças menores de 1 ano não consumam a planta.
Chá de guaco :
Colocar 1 colher de chá de folhas secas ou 1 Folha in natura(fresco) em meio litro de água fervente. Abafar e depois coar . Pode ser tomado três vezes ao dia.
Xarope de guaco :
Coloque um punhado de folhas e caules em 2 litros e meio de água fervendo , deixando no fogo até reduzir para ½ litro.
Espere esfriar , coe, junte 250 gramas de açúcar mascavo e ferva até engrossar (ponto de xarope). Desligue e acrescente 3 colheres de sopa de mel. Deixe esfriar e guarde em um vidro limpo e seco. Usar como xarope 3 vezes ao dia.
Fica a dica !
Faça com moderação !
Cristina Ferenz
Magia do Verde