Criança cigana, ciganos-mirins, erê cigano… um mistério da Umbanda?
Erê-cigano, cigano-mirim, criança-cigana, até nos nomes existe muita dúvida sobre esta linha de trabalho na umbanda. Pra facilitar, vou chamar de “criança” pra diferenciar dos erês e dos exus-mirins que já conhecemos.
A verdade é que assim como acontece com os exus-mirim, toda linha de trabalho tem suas crianças, existem caboclos-crianças (curumins), existem baianinhos, pescadores-mirins, etc… Cada casa trabalha com seu fundamento, então muitas vezes os espíritos vem como crianças mas se disfarçam para não afrontar o fundamento da casa onde trabalha, mas trazem consigo a beleza de ser crianças e suas mirongas características.
Os ciganos, assim como os ciganinhos, tem um senso de responsabilidade muito grande e caso não seja permitido trabalhar com sua verdadeira roupagem, se deixam passar despercebidos como ciganos adultos. Como são espíritos menos levados e mais tranquilos que os erês, esse não é um problema para eles.
Os ciganinhos aprenderam a magia cigana tanto com seu pai como com sua mãe, e por ser criança não tem enraizado em si o preconceito sobre qual magia ou segredo cigano é específico de homem ou mulher, em sua inocência utiliza todo conhecimento de magia que tem para ajudar os consulentes.
Um pouco diferente dos erês, os ciganinhos são muito ligados aos ciganos adultos e não é raro ouvir referências a seus pais espirituais na fala deles.
Como arquétipo, os ciganinhos costumam se sentar no chão como erês, mas sem se esparramar no chão, por ter mais contato com a postura dos ciganos maiores. São mais calmos e menos “pidões” que os erês, no entanto muito festeiros e adoram dançar.
Adoram brincar com os outros ciganos, se enrolar no meio das saias das ciganas, tocar pandeiro, brincar com castanholas, amarrar lenços no cabelo, bater palmas, brincar com os ogãs…
Mas os ciganinhos e ciganinhas são muito responsáveis e basta um aviso do pai no santo para que comecem a trabalhar duro no atendimento aos assistidos, sem no entanto perder a ternura do coração infantil.
Salve os Ciganinhos!
Salve o Povo Cigano!
Optchá!
Salve as crianças Ciganinhas e Ciganinhos