terça-feira, 24 de agosto de 2021

CASAMENTO,OFICINA DE REPARAÇÃO MORAL

 CASAMENTO,OFICINA DE REPARAÇÃO MORAL


Pode ser uma imagem de texto que diz "CASAMENTO OFICINA DE REPARAÇÃO MORAL Fontes: *0 Consolador, Francisco Cândido Xavier Emmanuel, FEB. 2006. -q. q.179; *Emmanuel, Vida Sexo" Francisco Cândido Xavier Emmanuel /FEB; *Excertos do capítulo Amor, Casamento Divórcio, da obra Após temspestade, Ângelis; *Referência: Martins Peralva, da obra Estudando a mediunidade' cap. de Joanna de"O matrimônio na Terra é sempre uma resultante de determinadas resoluções, tomadas na vida do Infinito, antes da reencarnação dos Espíritos, seja por orientação dos mentores mais elevados, quando a entidade não possui a indispensável educação para manejar as suas próprias faculdades, ou em consequência de compromissos livremente assumidos pelas almas, antes de suas novas experiências no mundo; razão pela qual os consórcios humanos estão previstos na existência dos indivíduos, no quadro escuro das provas expiatórias, ou no acervo de valores das missões que regeneram e santificam.


(XAVIER, Francisco Cândido. O Consolador. Pelo Espírito Emmanuel. 26a ed. Rio de Janeiro: FEB, 2006. - q. 179)

Consideremos, conforme ensinam os Espíritos Superiores, prevalecer na Terra os casamentos provacionais e sacrificiais e, em menor escala, os afins e transcendentais.(*)

Na sua generalidade o matrimônio é laboratório de reajustamentos emocionais e oficina de reparação moral, através da qual Espíritos comprometidos se unem para elevados cometimentos no ministério familial.
...
Normalmente através do consórcio matrimonial exercitam-se melhor as virtudes morais, que devem ser trabalhadas a benefício do lar e da compreensão de ambos os comprometidos na empresa redentora. Nessas circunstâncias a prole, quase sempre vinculada por desajustes pretéritos, é igualmente convocada ao buril da lapidação, na oficina doméstica, de cujos resultados surgem compromissos vários em relação ao futuro individual de cada membro do clã, como do grupo em si mesmo.
...
Imprescindível que antes da atitude definitiva para a separação ou o divórcio, tudo se envide em prol da reconciliação, inda mais considerando quanto os filhos merecem que os pai se imponham uma união respeitável de cujo esforço muito dependerá a felicidade deles. Períodos difíceis ocorrem em todo e qualquer empreendimento humano. Na dissolução dos vínculos matrimoniais, o que padeça a prole, será considerado como responsabilidade dos genitores, que se somassem esforços poderiam ter contribuído com proficiência, através da renúncia pessoal, para a ventura dos filhos.

(Excertos do capítulo Amor,Casamento e Divórcio, da obra 'Após a temspestade, de Joanna de Ângelis)
...
A sabedoria Divina jamais institui princípios de violência, e o espírito, conquanto em muitas situações agrave os próprios débitos, dispõe da faculdade de interromper, recusar, modificar, discutir ou adiar, transitoriamente, o desempenho dos compromissos que abraça.

(Emmanuel, "Vida e Sexo",psicografia de Francisco Cândido Xavier, pg 42, Ed. FEB)
...
O divórcio é uma solução transitória e sempre meritória por evitar atitudes mais infelizes que culminam em agravamento de conduta para os implicados na trama dos reajustamentos de que não se evadirão...

(Excertos do capítulo Amor,Casamento e Divórcio, da obra 'Após a temspestade, de Joanna de Ângelis).

Repetimos:

O divórcio deve ser visto como um mal menor. Tem efeito temporário porque como diz Joanna de Ângelis:

''O divórcio é uma solução transitória e sempre meritória por evitar atitudes mais infelizes que culminam em agravamento de conduta para os implicados na trama dos reajustamentos DE QUE NÃO SE EVADIRÃO...''
____________________________________________
(*)
Casamento provacional:
[...] Reencontro de almas, para reajustes necessários à evolução de ambos. [...] duas almas que se reencontram em processo de reajustamento, necessário ao crescimento espiritual, esses são os mais frequentes.

Casamento sacrificial
[...] Reencontro de alma iluminada com alma inferiorizada, com o objetivo de redimi-la. [...] reúnem almas possuidoras de virtudes e sentimentos opostos. É uma alma esclarecida, ou iluminada, que se propõe a ajudar a que se atrasou na jornada ascensional. Como a própria palavra indica, é o casamento de sacrifício, para um dos cônjuges.

Casamento afim
[...] Reencontro de corações amigos,para consolidação de afetos.[...] no sentido superior, são os que reúnem almas esclarecidas e que muito se amam.

Casamento transcendente
[...] Almas engrandecidas no Bem e que se buscam para realizações imortais. [...] São constituídos por almas engrandecidas no amor fraterno e que se reencontram, no plano físico, para as grandes realizações de interesse geral.

Referência:
(PERALVA, Martins. Estudando a mediunidade. 23a ed. Rio de Janeiro: FEB, 2004. - cap. 18)
Por Amilcar Sobreira.