OBTIDA PELO SR. L., UM DOS MÉDIUNS DA SOCIEDADE:
OS ANJOS DA GUARDA
“Há uma DOUTRINA que deveria converter os mais incrédulos, por seu encanto e por sua doçura: a dos anjos da guarda. Pensar que tendes sempre junto a vós seres que vos são superiores; que aí estão sempre para vos aconselhar, para vos sustentar, para vos ajudar a escalar a áspera montanha do bem; que são amigos mais certos e mais dedicados do que as mais íntimas ligações que possais estabelecer na TERRA, não é uma ideia consoladora? Esses seres aí estão por ordem de DEUS. Foi ele que os pôs ao vosso lado. Aí se acham por amor a ele e realizam bela e penosa missão. Sim, onde quer que estejais, estarão convosco. Os calabouços, os hospitais, os lugares de diversão, na solidão, nada vos separa desses amigos que não vedes, mas cujos suaves impulsos vossa alma sente, como lhes escuta os sábios conselhos.Aos que pensassem ser impossível a Espíritos realmente elevados ater-se a uma tarefa tão laboriosa e de todos os instantes, diremos que influenciamos vossas almas mesmo estando a milhões de léguas de vós. Para nós, nada é o espaço, e mesmo vivendo num outro mundo, nossos Espíritos conservam suas ligações com o vosso. Desfrutamos de qualidades que não podeis compreender, mas ficai certos de que DEUS não nos impôs uma tarefa acima de nossas forças e de que não vos abandonou na TERRA sem amigos e sem apoio. Cada anjo da guarda tem o seu protegido, sobre o qual vela como um pai sobre o filho. É feliz quando o vê seguir o bom caminho e sofre quando seus conselhos são desprezados.
Não temais fatigar-nos com as vossas perguntas. Ao contrário, ficai sempre em contato conosco, pois assim sereis mais fortes e mais felizes. São estas comunicações de cada um com seu Espírito familiar que fazem todos os homens médiuns ─ médiuns hoje ignorados, mas que se manifestarão mais tarde e que se espalharão como um oceano sem limites para afugentar a incredulidade e a ignorância. Homens instruídos, instruí; homens de talento, educai os vossos irmãos. Não sabeis que obra assim realizais. É a obra do CRISTO, que DEUS vos impõe. Por que DEUS vos deu a inteligência e a ciência, senão para as repartirdes com os vossos irmãos e adiantá-los no caminho da ventura e da felicidade eterna!?
Luiz e Agostinho (São Luís e Santo Agostinho)
OBSERVAÇÃO: A doutrina dos anjos da guarda, que velam sobre os seus protegidos, apesar da distância que separa os mundos, nada tem de surpreendente. É, ao contrário, grandiosa e sublime. Não vemos na TERRA um pai velar por seu filho, mesmo a distância, ajudando-o com seus conselhos correspondendo-se com ele? Que haveria, pois, de estranho em que os Espíritos pudessem guiar os que tomam sob sua proteção, de um mundo a outro, de vez que para eles a distância que separa os mundos é menor que aquela que na TERRA separa os continentes?
Revista Espírita, jornal de estudos psicológicos, janeiro de 1859 » Os anjos da guarda. Allan Kardec
ESTUDOS DA DOUTRINA ESPÍRITA RELACIONADOS
O Livro dos Espíritos » Parte Segunda - Do mundo espírita ou mundo dos Espíritos » Capítulo IX - Da intervenção dos espíritos no mundo corporal » Anjos guardiães, Espíritos protetores, familiares ou simpáticos » 495
Instruções Práticas sobre as Manifestações Espíritas » Vocabulário Espírita » ANJO
Revista Espírita, jornal de estudos psicológicos, abril de 1860 » Ditados espontâneos » O Anjo das crianças
Revista Espírita, jornal de estudos psicológicos, janeiro de 1861 » Ensino espontâneo dos Espíritos » A voz do anjo da guarda
Revista Espírita, jornal de estudos psicológicos, setembro de 1862 » Poesias espíritas » O Anjo da guarda