PSICOFONIA
E ACOPLAMENTO.
Psicofonia é a mediunidade que permite a comunicação oral de um espírito através do médium. É ainda conhecida popularmente como incorporação, mas este termo poderia sugerir uma falsa ideia de que o espírito comunicante penetra no
Psicofonia (do grego psyké, alma e phoné, som, voz):trata-se de um fenômeno mediúnico ou tipo de mediunidade em que temos uma mensagem emitida pelos espíritos ao médium através da fala.Allan Kardec, em O Livro dos Médiuns chama os médiuns psicofônicos inconscientes de médiuns falantes.
...
É interessante observar nas obras espíritas como no Livro "Nos Domínios da Mediunidade" de Chico Xavier, pelo espírito André Luiz, a análise da psicofonia e seus tipos, inclusive nos demonstra que a psicofonia envolve não apenas o aparelho fonético,mas também a mente do médium.
...
"O mentor espiritual responsável pela preparação do fenômeno da psicofonia, aproxima-se do médium e aplica-lhe forças magnéticas sobre o seu chacra coronário, que sensibiliza e ativa a glândula pineal
fazendo-a produzir um hormônio chamado melatonina.
A melatonina interage com os neurônios tendo um efeito sedativo.
Em seguida a melatonina é direcionada para a parte do córtex cerebral responsável pela fala e que vai ficar sob seu efeito, ou seja, sedada.
Assim, o médium perde o comando sobre os órgãos da fala, permitindo que outro espírito se ligue a este sistema sensório e o utilize.
Em seguida, os espíritos auxiliares aproximam o espírito que irá se manifestar pela psicofonia e fazem a ligação perispiritual aos órgãos sensórios da fala do médium, isto ocorre através do chacra laríngeo. O espírito comunicante temporariamente apossa-se do órgão vocal do médium, apropriando-se de seu mundo sensório, conseguindo, assim, se expressar através da fala"
....
Psicofonia Consciente
Na psicofonia consciente o Espírito comunicante transmite, telepaticamente, às vezes, à distância, as suas idéias ao médium que as retrata com as suas próprias palavras.
Psicofonia Semi Consciente
Na semiconsciente, o Espírito comunicante, através do perispírito do médium, entra em contato com este, atuando sobre o campo da fala e outros centros motores.
Psicofonia Inconsciente
Na inconsciente, afasta-se o Espírito do médium de seu próprio corpo, que mais livremente é utilizado pelo comunicante. Quando há inteira confiança entre ambos, é como se o médium entregasse um instrumento valioso às mãos de um artista emérito que o valoriza. Se o comunicante é rebelde ou perverso, o médium, embora afastado, age na condição de um enfermeiro vigilante a controlar o doente.
...
Psicofonia Sonambúlica
Na psicofonia sonambúlica a lucidez da alma, isto é, a faculdade de ver, que é um dos atributos de sua natureza, é mais desenvolvida. Ela vê as coisas com mais precisão e nitidez, o corpo pode agir sob o impulso da vontade da alma. O esquecimento absoluto no momento do despertar é um dos sinais característicos do verdadeiro sonambulismo, visto que a independência da alma e do corpo é mais completa do que no sonho.
Muitos sonâmbulos veem impecavelmente os Espíritos e os apresentam com tanta exatidão, como fazem os médiuns videntes. Podem dialogar com eles e transmitir-nos as suas ideias. O que narram, fora do âmbito de seus conhecimentos particulares, lhes é com certeza recomendada por outros Espíritos.
...
De todas as faculdades medianímicas, a que mais se presta ao fenômeno da transfiguração(*) é, sem dúvida, a de psicofonia . Referimo-nos à verdadeira metamorfose por qual passa o corpo do médium quando mergulhado em transe profundo.
A faculdade de transfiguração, entretanto, é rara; rara porque há necessidade que o espírito como que “domine” o medianeiro, sobrepondo-se ao seu corpo espiritual, ou então, quase que num processo de hipnose, o induza a assumir a sua própria forma.Esse fenômeno estudado pelo cientista Paul Gibier, tem sido denominado de acoplamento (**). Foi o que ocorreu em comunicação dada pelo Espírito Bezerra de Menezes, através do médium Divaldo Franco, no 4º Congresso Espírita Mundial em Paris, em 2004.Destacamos a alteração na fisionomia e na voz do médium, observável no vídeo abaixo.
https://www.youtube.com/watch?v=Jg7yu58n2Qs
----------------------
(*) Nas transfigurações ocorrem modificações nas propriedades do perispírito, que se refletem no corpo físico. O fenômeno resulta, portanto, de uma transformação fluídica; é uma espécie de aparição perispirítica, que se produz sobre o próprio corpo do vivo [reencarnado] e, algumas vezes, no momento da morte, em lugar de se produzir ao longe, como nas aparições propriamente ditas.
KARDEC, Allan. A gênese, cap. 14, item 39.
(**) As auras interagem umas com as outras, de pessoa a pessoa, formando o chamado acoplamento áurico,provocando um fenômeno em que o médium, mais ou menos intensamente, assume características do espírito comunicante, como entonação de voz e postura corporal, sem que ocorra uma verdadeira metamorfose como se dá na transfiguração.