sexta-feira, 27 de agosto de 2021

O CRÍTICO

 

 O CRÍTICO


Pode ser uma imagem de 2 pessoas, comida e texto que diz "Nunca aja por impulso de uma raiva ela nos leva a fazer coisas das quais iremos realmente nos arrepender. Allan Kardec"V. – Eis o que vos ilude Um célebre cirurgião reconheceu que certas pessoas podem, pela contração de um músculo da perna, produzir um ruído semelhante ao que atribuís à mesa, concluindo do fato que os médiuns se divertem à custa da credulidade dos assistentes.
A. K. – Se é um estalido do músculo, não é então a mesa que está preparada. Visto que cada um explica a seu modo essa suposta fraude, fica provado que a verdadeira causa não é sabida.
Respeito a ciência desse sábio cirurgião; entretanto, somente acho que se apresentam algumas dificuldades da aplicação, às mesas falantes, da teoria indicada. A primeira é que é singular que essa faculdade, até o presente excepcional e encarada como um caso patológico, de repente se tenha tornado comum; a segunda, que é preciso ter muita vontade de mistificar para fazer estalar o músculo durante duas ou três horas seguidas, quando disso só resulta fadiga e dor; a terceira, que eu não compreendo bem como pode esse músculo responder às portas e paredes em que as pancadas são ouvidas; a quarta, finalmente, que é preciso dar a esse músculo estalante uma propriedade excepcional para que ele possa mover uma pesada mesa, levantá-la, abri-la, fechá-la, mantê-la suspensa sem ponto de apoio e, finalmente, fazê-la rebentar-se ao cair. Ninguém, por certo, desconfiava que esse músculo possuísse tanta virtude... (Revista Espírita, junho de 1859 – “O músculo estalante”.) O célebre cirurgião, de que falais, teria estudado o fenômeno da tiptologia sobre os indivíduos que os produzem? Não; ele constatou um efeito fisiológico anormal em algumas pessoas que nunca se ocuparam com mesas batedoras e, notando certa analogia entre esse efeito e o que essas mesas produzem, sem mais amplo exame concluiu, com toda a autoridade de sua ciência, que todos os que fazem com que as mesas falem devem ter a propriedade de fazer estalar o músculo curto-perônio,curto-perônio, não passando de embusteiros, sejam eles príncipes ou operários, recebam ou não um pagamento. Ora, será que o referido cirurgião estudou, ao menos, o fenômeno da tiptologia em todas as suas fases? Verificou, por meio desse estalido muscular, se podia produzir todos os efeitos tiptológicos? Não; porque, do contrário, ele ficaria convencido da insuficiência do seu processo, o que não o impediu, porém, de proclamar sua descoberta em pleno Instituto de França. Não será tal juízo bastante comprometedor para um sábio? Quem pensa hoje nessa opinião? Confesso-vos que, se me tivesse de sujeitar a uma operação cirúrgica, hesitaria muito a me confiar a esse médico, temeroso de que ele não julgasse o meu mal com mais perspicácia.
E já que esse juízo procede de uma das autoridades em que pareceis querer apoiar-vos para aniquilar o Espiritismo, fico completamente sossegado quanto à força dos outros argumentos que quereis validar, a menos que os procureis em fontes mais autênticas.

Leia Medite Estude O QUE É O ESPIRITISMO e todo Pentateuco Espirita. São Força Basilar da Doutrina Cristã.