quinta-feira, 10 de junho de 2021

*KUKUANA*

 


Nenhuma descrição de foto disponível.KUKUANA= divisão da comida, uma festa dedicada a colheita, ao que a terra nos ofereceu, é um ritual inerente a raíz, faz parte da nação Angola Kongo.

É um ritual lindo mas muito complexo. Aqueles que não tem o total conhecimento do ritual não deve fazê-lo.

Esse ritual acontece, geralmente no mês de agosto, assim como o Olubajé, mas possui suas peculiaridades, a começar pelas conotações: Olubajé homenageia Omulu/Obaluaiê e sua família, com danças, rezas e comidas, para livrar seus seguidores das doenças, rezas e comidas para livrar seus seguidores das doenças, mazelas e pestes.

A kukuana é a festa da terra, da fartura, da prosperidade à mesa, pois sua tradução, quer dizer, mesa farta.

Existem, ainda, alguns barracões de Angola, regidos por antigas tradições, que durante esse mês, fazem peregrinações, procissões, juntam alimentos para doar aos pobres e levam comida para os cachorros (banquete).

O doburu é lançado pelo zelador nos participantes e nas instalações do barracão, para purificar e para fazer a limpeza ritual do ambiente e das pessoas.
Iperuá é o milho que se recusa a estourar. São aquelas pessoas que, por mais que o fogo esquente, se recusam a mudar.

Um grande cesto é colocado para que se deposite as folhas de mamona com as comidas que foram servidas , a fim de serem despachadas ao final da festa.
Após o banquete, os Nkisis já aparamentados , voltam ao salão, a fim de celebrar a grande festa, com suas danças e assim cumprimentando e abençoando todos os convidados.

Como no Olubajé, a kukuana é uma comemoração muito bonita, infelizmente muito pouco praticada por seus seguidores. Geralmente, na maioria dos barracões de Angola, se fazem uma cerimônia interna. Aproveito para incentivar a todos os zeladores de nossa querida Angola a externar nossa alegria de poder agradecer à terra, tudo de bom e de fartura que ela nos dá.
E ao participar da kukuana nos garante um ano sem miséria,é um ritual obrigatório em todo ano,e traz fartura e mesa farta por todo o ano que vir. E este mês de agosto na senzala maior é um mês dedicado a kaviungo nsumbu ,e a todos minkisi da terra,e também a kitembo,lemba ,nzumbaranda e a kaiango,e dentro da umbanda a omulu e obaluaye,a nanã buruquê e a oxala e a corrente dos pretos(as)velhas. "KAVUNGU MUXIMO OXI" SALVE O REI DA TERRA.

Texto:#TATAEMANTOA
POSTADO:#GrupoCandomblénaÍntegra