sexta-feira, 19 de março de 2021

 "Certo dia meu marido chegou em casa estranho, nervoso , bruto, e eu não entendi nada,e findou que discutimos feio. Escutei muitas humilhações, desde a comida que eu comia até o leite que ele comprava para o nosso filho.

Fiquei muito mal, chorei o dia inteiro,e me lembrei que hoje apesar de ter sido um dia difícil ,que teria gira de esquerda no terreiro em que eu frequentava quando conseguia uma folguinha dos afazeres de casa.
E mesmo desanimada, e com vontade de desistir, tomei um banho e dei banho em meu filho, arrumei meu pequeno, coloquei minha roupa, e resolvi ir. Demorei um pouco para chegar,pois não tinha dinheiro para pagar o ônibus, e meu marido estava me ignorando, jogando em minha cara que eu não cumpria com minhas obrigações.
E assim continuei a caminhada, chorei bastante no decorrer do caminho e chamei por Mulambo (pombo gira de minha tia já falecida), pois não aguentava mais tantas humilhações. Depois de uns 40 minutos andando finalmente cheguei.
Cumprimentei a senhora que estava na porta do terreiro,e perguntei se podia me sentar na assistência.
Ela muito gentil, me ofereceu um café, e eu aceitei, pois não havia comido nada ,pois estava muito triste e não conseguia me alimentar. Peguei uma senha para o passe, tomei meu café, e me sentei na assistência com meu pequeno.
Os trabalhos foram abertos, e senti muita vontade de chorar,uma energia muito forte, e começou a chegada dos guardiões e das moças.
Uma médium deste terreiro trabalhava com mulambo, e esta tinha muitas pessoas para atender, fiquei triste pois pensei que não iria conseguir falar com mulambo,pois naquele terreiro só uma médium trabalhava com esta senhora.
Mas continuei na vibração, e pedindo que independentemente de qual entidade me atendesse que me ajudasse . Estava quase dando o horário de encerramento do centro, e a cambona que organizava o passe, me chamou para ser a próxima a passar com os guardiões aleatórios, e assim surgiu uma alta gargalhada e Dona Mulambo pegou no braço da camboma e falou assim; ei candanga, essa moça veio falar comigo, ela veio me chamando o caminho todo,e aqui estou eu dona moça,trabalhei com a "muié" do seu sangue, que está nos braços do pai maior,e eu não vou demorar,pois o que eu tenho pra lhe falar é rápido, vou lhe descarregar e lhe dizer uma coisa dona moça!
Porque você não está mais se olhando no espelho? Ou melhor, eu sei que você vai dizer que se olha,mas não digo nesse sentido, digo pra dentro de vós dona moça, você se perdeu, deixou de se amar,vive em prol daquele "macho" que não lhe ama mais, e que está lhe humilhando tanto,porque está com outra kenga, kenga nova, que está tirando todo dinheiro dele.
Mas eu vou lhe ajudar, se eu não mudar a sua vida eu não me chamo Mulambo.
E essa cria tua, é minha( o filho).
Ele veio nesse mundo para cantar pra mim! Maria com os olhos cheios de lágrimas não entendeu o que Mulambo quis dizer referente ao seu pequeno, e continuou a falar com aquela senhora.
Mulambo bateu a mão no peito de Maria e disse assim, tudo que o traste lhe falou eu vou fazer ele engolir e quem vai pedir dinheiro pra tu é ele.
Aguarde menina,que tu vai ver! Confie em minha palavra, pois ela não da curva.
Agora vou lhe dar este cigarro que eu estou fumando dona moça, e quando tu passar na encrulhizada, eu quero que você quebre em 7 pedaços, cada pedaço que tu quebrar é uma ajuda que eu vou lhe dar.
Maria então agradeceu a Dona mulambo, que se despediu cantando assim...(Eu sou mulambo aqui em qualquer lugar, não mexa com meus filhos ,pois neste mundo eu sei voltar...), e assim se foi, e eu voltei para casa com meu pequeno.
E assim parei na encruzilhada e fiz o que ela me pediu, pedi com fé muitas coisas boas e que meu sofrimento acabasse, e assim quebrei o cigarro em sete pedaços.
E quando cheguei em casa, notei uma carta encima da mesa de meu marido, dizendo que nunca mais voltaria, que arrumou uma mulher que o valorizava, e que eu nunca fui mulher para ele. E que tinha dúvidas se realmente José era seu filho. E que se eu quisesse dinheiro que eu me virasse. Chorei muito, e olhei para o céu desesperada, e pedi a Deus que me desse uma luz, do que fazer naquele momento.
E neste dia a lua estava linda, com um brilho maravilhoso, como nunca tinha visto.
Depois de chorar muito, entrei e me deitei com meu pequeno.
Estava desolada sem saber o que fazer, afinal tinha aluguel, comida e remédios para meu pequeno, e eu estava desemprega a um bom tempo. Mas meu desespero maior foi ver que o leite de meu filho estava no fim e eu não tinha um mísero centavo para comprar e nem família por perto.Chorei muito, até perguntei a mulambo se era isso que Deus queria que acontecesse comigo.
E acabei pegando no sono.
Sonhei com uma moça negra, toda de preto, muito bonita, dos olhos negros, que vinha em minha direção e me dava uma carta e sorria, e a mesma dava uma gargalhada e falava seja feliz. Acordei assustada, pois foi muito real o sonho.
Me levantei, e notei que o carteiro havia passado e deixado alguma carta no vão de meu portão, peguei a carta e a abri, na carta estava escrito o seguinte..o que eu te disse uma vez?
E uma rosa desenhada.
Me arrepiei e entrei, minutos depois recebi um telefonema de um Dr advogado chamado Alberto Carrão, o mesmo me disse que tinha notícias boas para mim,que meu pai que nunca conheci havia deixado uma herança, e se tratava de um bom dinheiro e uma casa.
Achei estranho,desconfiei,mas mantive o pensamento positivo. Dr Alberto marcou um encontro comigo em uma padaria próxima a minha casa, e eu fui. Chegando lá o cumprimentei e conversamos, meu pai o qual não tive o prazer de conhecer deixou em meu nome uma herança gorda. Herdei uma casa, e 77mil reais. Desabei em lágrimas na mesa da padaria; Dr Alberto ficou assustado e perguntou o porquê de tamanha emoção,e eu o contei tudo.
E assim recebi minha herança e acertei minhas dívidas e mudei-me para minha nova casa, a casa de meu pai.
Chegando na casa, avistei uma linda roseira, e na entrada da casa, havia uma placa com as seguintes palavras;(Nesta roseira habita uma linda mulher, a qual é chamada de Dona Maria), mais uma vez senti um arrepio.
Abri o portão e entrei com José.
José puxou minha perna e disse, mamãe tem uma moça alí. E eu não vi ninguém, quando de repente uma gargalhada ecoou, e mais uma vez me veio o arrepio.
O tempo entao se passou e fui me estabilizando , e consegui montar uma lojinha de bolos para mim, onde tirei minha renda.
E fiz uma promessa em agradecimento a Mulambo que em quanto vida eu tivesse que eu honraria o nome dessa senhora, e assim eu fiz, por onde eu passava eu levava o nome dela. Inclusive abri uma loja com o nome ( Bolos de maria). E o tempo tornou a passar, e José foi crescendo.
José sempre gostou de batucar e sempre foi apaixonado por dona Maria, ele gostava de cantar e compor pontos,até que certo dia ele me chamou e falou; mamãe me leve no terreiro que a senhora me levou quando eu era pequeno,e eu falei levo meu filho, vamos sábado.
E o sábado chegou, e assim fomos ao terreiro que ficava cerca de 2 horas da casa nova.
Chegando no terreiro não sabia do que seria o toque, e por incrível que pareça, foi uma gira de esquerda.
E lá estava aquela médium trabalhando com dona Mulambo.
Confesso que chorei ao avistar aquela senhora que mudou minha vida.
E Mulambo veio nos recepcionar, hoje aquela médium havia assumido a casa,pois a mãe de santo havia falecido a pouco tempo.
MULAMBO ao nos avistar,deu uma gargalhada e cantou; ( mais olha, olha, olha, olha quem voltou,a menina que chorava e trouxe o meu cantor).
Corri para o abraço de Mulambo, e ela me Abraçou forte, me olhou nos olhos e disse assim, se lembra que eu MARIA MULAMBO LHE DISSE UMA VEZ? Eu lhe disse moça que você iria vencer, pois a minha palavra eu cumpro,e hoje meu menino vai cantar e tocar para mim, José encantado com tudo,rapidamente cantou um ponto que fez para mulambo, o qual dizia que ele não era nada sem o amor de mulambo, e a festa então se fez, José tocou e cantou a gira inteira, e sua mãe e ele entraram para casa.
E neste dia Mulambo disse para Maria algo que a emocionou muito, ela disse assim; o minha menina, o veio(pai de Maria) era fiel a mim, aquela roseira ele plantou foi pra mim, e assim gargalhou. E me falou que eu teria uma outra notícia. E assim se despediu com suas cantorias, abraçou os seus e se foi.
Maria e José voltaram felizes para casa, e no caminho de casa Maria recebe uma ligação de Roberto (ex- marido), pedindo perdão e ajuda pois estava na miséria, dizendo que muito tempo se passou, e que hoje ele viu o quanto errou, e que queria ver seu filho José. José imediatamente pegou o telefone de Maria e disse; papai se um dia o senhor me rejeitou, eu achei uma senhora que me amou em seu lugar, e este amor veio de Mulambo papai. Não nos procure mais, irei mandar uma ajuda, mas desapareça de nossas vidas.
E assim foi feito, Maria e seu filho viveram felizes, e viraram filhos do terreiro de Silvia, a médium que trabalha com Mulambo.
Maria se casou novamente com um homem maravilhoso, e José cresceu , ficou conhecido por sua voz e seus pontos, e seguiu cumprido sua missão junto com a mãe, o padrasto e o terreiro.
Lembre se Moças e Moços quem tem uma Maria na vida tem tudo!
Eu tenho a minha e você tem a sua?
Salve a força de Dona Maria MULAMBO, e todas Marias.
Laroyê."
.
.
.
(reprodução/Autora Haynara Santos)