O feijão fradinho torrado que se oferece à Oxossi, é o mesmo alimento que os caçadores carregavam em bolsas de couro a tira colo em suas longas expedições de caça.
O feijão fradinho torrado e salgado, conhecido pelos Iorubás pelo nome de àyangbẹ ọkà ou ọkà sísun, e entre os nàgó simplesmente por ẹ̀wà, se conserva por muito mais tempo. Além de ter um alto valor nutritivo, calórico e proteico, quando essa leguminosa é torrada, sua digestão é mais lenta, dando a sensação de estar saciado por mais tempo.
Essa bolsa, conhecida popularmente pelo nome de capangas, são denominadas de àpò awọ entre os Iorubás, e conhecida popularmente entre os nàgó pelo nome de korubá.
Antigamente, o korubá era uma indumentária indispensável nas vestimentas de Oxossi. Hoje raro de se ver. Inclusive existe um cântico muito popular destinado à Divindade da Caça que neste está inserido claramente a palavra korubá.
Você sabia que...
O feijão fradinho tecnicamente não é feijão, não é do mesmo grupo que os outros feijões que conhecemos. Ele está mais para "parente das favas" que do feijão propriamente dito.
Sua origem é a África, e chegou ao Novo Mundo no porão das caravelas. Esse grão de origem africana foi trazido pelos colonizadores portugueses e espanhóis. No Brasil, desembarcou na Bahia, e foi ganhando o Nordeste e Norte do Brasil. Interessante que aonde os africanos entraram, entrou também essa leguminosa.
Saudações a todos os filhos e filhas dos Caçadores Divinizados. A benção de todos os Ọmọ Ọdẹ pelo Dia de Hoje. Oke Aro!
Baba Guido Olo Ajagúnà