quinta-feira, 13 de outubro de 2022

Quem é Alá? Entendendo Deus no Islã

 

Quem é Alá? Entendendo Deus no Islã

De acordo com a declaração islâmica de testemunha, ou shahada , “Não há deus senão Alá”. Os muçulmanos acreditam que ele criou o mundo em seis dias e enviou profetas como Noé, Abraão, Moisés, Davi, Jesus e, por último, Maomé, que chamou as pessoas para adorá-lo apenas, rejeitando a idolatria e o politeísmo.

A palavra islam , que significa submissão, não era a princípio o nome de uma religião fundada por Maomé. Referia-se, antes, à religião original de toda a humanidade – e até do próprio universo que, como nós, foi criado para servir a Allah.

Os profetas anteriores e seus seguidores eram todos muçulmanos (submissos a Alá), embora os muçulmanos tendam a confundir os significados gerais e específicos das palavras islamismo e muçulmano.

Alguns profetas receberam escrituras de Alá, notadamente a Torá de Moisés, os Salmos de Davi e o Evangelho de Jesus. Suas mensagens e livros, no entanto, foram corrompidos ou perdidos.

Milagrosamente, o Alcorão (“recitação”) revelado a Muhammad – a própria palavra de Allah – não sofrerá esse destino, então não há necessidade de mais profetas ou revelações.

Os nomes e o caráter de Allah

O Alcorão se refere a Allah como o Senhor dos Mundos. Ao contrário do Yahweh bíblico (às vezes interpretado erroneamente como Jeová), ele não tem nome pessoal, e seus 99 nomes tradicionais são realmente epítetos.

Estes incluem o Criador, o Rei, o Todo-Poderoso e o Vidente. Dois títulos importantes de Allah ocorrem em uma frase que normalmente prefacia textos: Bismillah, al-Rahman, al-Rahim (Em nome de Allah, o Compassivo, o Misericordioso).

Allah também é o Mestre do Dia do Juízo, quando os bons, especialmente os crentes, serão enviados para sua recompensa celestial, e os ímpios, especialmente os incrédulos, serão enviados para o fogo do inferno. Os muçulmanos afirmam rejeitar as descrições antropomórficas de Alá, mas o Alcorão o descreve como falando, sentado em um trono e tendo rosto, olhos e mãos.

Nada pode acontecer a menos que seja causado ou pelo menos permitido por Alá, então ao fazer planos de qualquer tipo, os muçulmanos normalmente dizem em sha' allah (se Deus quiser).

Se as coisas vão bem, pode-se dizer ma sha' allah (Tudo o que Allah quiser), mas em qualquer caso pode-se dizer al-hamdu li-llah (Graças a Allah).  Em suas orações e em outras ocasiões (incluindo batalhas e protestos de rua), os muçulmanos declaram que Alá é maior do que qualquer outra coisa ( Allahu akbar ).

Alá e o deus da Bíblia

Alá é geralmente pensado para significar “o deus” ( al-ilah ) em árabe e provavelmente é cognato com, em vez de derivado do aramaico Alaha. Todos os muçulmanos e a maioria dos cristãos reconhecem que acreditam no mesmo deus, embora seus entendimentos sejam diferentes.

Os cristãos de língua árabe chamam Deus de Alá, e as bíblias de Gideão, citando João 3:16 em diferentes idiomas, afirmam que Alá enviou seu filho ao mundo.

Dirigindo-se a cristãos e judeus, o Alcorão declara: “Nosso deus e seu deus são um” (29:46). Os nomes Alá e al-Rahman foram evidentemente usados ​​por judeus e cristãos pré-islâmicos para Deus, e o Alcorão (5:17-18) até critica os cristãos por identificarem Alá com Cristo e judeus e cristãos por se chamarem filhos de Deus. Alá.

Allah não é uma trindade de três pessoas e não tem filho que se encarnou (fez carne) como homem. Alguns cristãos, portanto, negam que Alá seja o deus que eles reconhecem. No entanto, eles parecem certos de que os judeus adoram o mesmo deus, apesar de rejeitarem da mesma forma a trindade e a encarnação.

Afirmar que o deus do Alcorão e o deus da Bíblia são seres diferentes é como argumentar que o Jesus do Novo Testamento e o Jesus do Alcorão (que não é divino e não foi crucificado) são indivíduos históricos diferentes. Alguns responderão que, embora existam interpretações concorrentes do único Jesus, Deus e Alá têm origens diferentes.

origens politeístas

De fato, Allah foi reconhecido principalmente pelos politeístas antes da revelação do Alcorão.  O próprio pai de Muhammad, que morreu antes do nascimento do Profeta, chamava-se Abdullah (Servo de Deus).

Mas o argumento de que Alá não pode ser Deus porque ele era originalmente parte de um sistema religioso politeísta ignora as origens do monoteísmo judaico (e seus derivados cristãos e islâmicos).

Os escritores bíblicos identificaram o alto deus cananeu El com seu próprio deus, embora ele originalmente presidisse um grande panteão. A forma plural estreitamente relacionada elohim é usada com mais frequência na Bíblia, mas ambas derivam da mesma raiz semítica de Alá.

El e elohim , o theos do Novo Testamento (daí a teologia), o deus latino (daí o deísmo) e o deus germânico pré-cristão podem se referir tanto ao deus judaico-cristão quanto a outros seres sobrenaturais.

Assim, os entendimentos judaicos, cristãos e islâmicos da divindade originaram-se em contextos politeístas. Assim como os judeus e cristãos tradicionais, no entanto, os muçulmanos acreditam que a religião dos primeiros humanos, Adão e Eva, era monoteísta. Porque foi corrompido em politeísmo, Alá enviou profetas que todos ensinaram que há apenas um deus.

O islamismo tomou do judaísmo a noção de que Abraão em particular foi quem (re)descobriu o monoteísmo e rejeitou a idolatria. Assim, Maomé procurou restaurar o autêntico monoteísmo de Abraão, do qual até judeus e cristãos teriam se desviado.

Deuses como construções humanas

Se ele viveu, o que é duvidoso, Abraão provavelmente floresceu no início do segundo milênio aC. Historiadores críticos e arqueólogos, no entanto, argumentam que o monoteísmo israelita só se desenvolveu na época do exílio babilônico – bem mais de mil anos depois.

A razão pela qual existem diferentes concepções de Deus e dos deuses certamente não é que os humanos tenham se desviado culposamente de uma revelação original. Pelo contrário, essas crenças são construções e reconstruções humanas que refletem nossas próprias racionalizações, esperanças, medos e aspirações.

Estes últimos incluem tentativas de grupos particulares de pessoas para defender sua identidade ou mesmo afirmar sua hegemonia sobre os outros com base no fato de terem sido favorecidos de forma única por Deus com revelação autêntica.

Parece ser por isso que alguns cristãos negam que Alá seja apenas outro nome para Deus. Também explica os esforços dos muçulmanos da Malásia para impedir que os cristãos se refiram a Deus como Alá por medo de que legitimar a compreensão cristã de Alá ameace o domínio islâmico em seu país.