domingo, 2 de outubro de 2022

O que a Bíblia diz sobre o divórcio? Deus nos diz quais são Seus pensamentos sobre o divórcio diretamente nas Escrituras.

 

O que a Bíblia diz sobre o divórcio?

Deus nos diz quais são Seus pensamentos sobre o divórcio diretamente nas Escrituras.

Divórcio

As Escrituras nos dizem que o casamento é um compromisso para toda a vida. No entanto, o divórcio é uma realidade para muitas pessoas, incluindo cristãos. As estatísticas mostram que quase 50% de todos os casamentos nos EUA terminarão em separação ou divórcio. As estimativas também são altas para os primeiros casamentos.  As pessoas muitas vezes pensam que os cristãos que se divorciam não tomaram as medidas necessárias para salvar seus casamentos porque o casamento poderia ter sido salvo se eles tivessem feito isso. O divórcio parece ser o caminho mais fácil. A verdade é que os casamentos não estão isentos de divórcio, mesmo para os cristãos mais fiéis.

Quer você apoie ou não a ideia do divórcio, a Bíblia é clara sobre os pensamentos de Deus sobre o divórcio. Malaquias 2:16. “Pois o homem que não ama sua mulher, mas se divorcia dela, diz o Senhor, o Deus de Israel, cobre suas vestes com violência, diz o Senhor dos Exércitos. Portanto, guardem-se em seu espírito e não sejam infiéis”. Mateus 19:6 diz: “Assim já não são dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou, não separe o homem”. Embora Deus não goste do divórcio, ele sabe que somos pecadores por natureza e que o divórcio acontecerá. Deus compartilhou as leis em torno do divórcio no Antigo Testamento. Essas leis foram criadas para proteger os direitos daqueles que se divorciaram, principalmente as mulheres.

Um desses exemplos é Deuteronômio 24:1-4.  A passagem diz: “Quando um homem toma uma esposa e se casa com ela, se ela não achar graça aos seus olhos, porque ele achou alguma indecência nela, e ele lhe escreve uma certidão de divórcio e a coloca em sua mão e a envia fora de sua casa, e ela sair de sua casa, e se ela for e se tornar mulher de outro homem, e este homem a aborrecer e lhe escrever uma certidão de divórcio e colocá-la em sua mão e mandá-la para fora de sua casa, ou se morrer este último, que a tomou por esposa, então seu ex-marido, que a despediu, não poderá tomá-la novamente para ser sua esposa, depois que ela foi contaminada, pois isso é abominação perante o Senhor. E não trarás pecado sobre a terra que o Senhor teu Deus te dá por herança. ” Jesus nos diz que as razões pelas quais essas leis nos foram dadas são por causa da dureza do coração das pessoas. Não foi porque era o desejo de Deus.

Tem havido alguma controvérsia sobre se o divórcio e o novo casamento são permitidos aos olhos de Deus. Isto é por causa das palavras de Jesus em Mateus 5:32. A passagem diz: “Mas eu vos digo que todo aquele que se divorciar de sua mulher, exceto em razão de imoralidade sexual, a faz cometer adultério, e quem se casar com a repudiada comete adultério”. Visto que a Bíblia usa os termos “exceto para imoralidade sexual” ou “infidelidade conjugal”, isso parece dar a permissão de Deus para o divórcio, junto com o novo casamento.

Quando podemos ver que um casamento está desmoronando, não é para nos dizer que devemos julgar aquele casal, mas sim como um lembrete de que o mundo está quebrado. Felizmente, há uma oportunidade para graça e vida nova. Paulo escreve em 2 Coríntios 5:1-4: “Porque sabemos que, se a tenda terrena em que habitamos foi destruída, temos um edifício de Deus, uma casa eterna no céu, não construída por mãos humanas.  Enquanto isso, gememos, desejando ser vestidos em vez de nossa morada celestial, porque quando estivermos vestidos, não seremos encontrados nus. Pois enquanto estamos nesta tenda, gememos e estamos sobrecarregados, porque não queremos ser despidos, mas sim ser revestidos da nossa morada celestial, para que o que é mortal seja engolido pela vida”. Se você está se divorciando agora, pense nas palavras de Paulo. Sim, esta passagem fala à esperança cristã após a morte, mas trata-se também da decadência do nosso eu exterior e da renovação do nosso eu interior. Somos abençoados por ter um Deus de graça. Os cristãos que estão passando por sofrimento e dificuldades físicas têm a certeza de que há uma vida maior além de suas circunstâncias.

Muitos cristãos também acreditam que se o divórcio é uma conversa, é tarde demais para fazer uma mudança e restaurar o casamento. Isso não é sempre o caso.  Muitos casamentos pareciam destinados ao divórcio que foram transformados. Romanos 12:12 diz: “Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que, experimentando, possais discernir qual é a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”. Os casais que sofrem de quebrantamento podem se voltar para Deus e trabalhar na renovação e no compromisso de seu relacionamento. Nunca é tarde para buscar a Deus. Aconselhamento pode ser extremamente útil para a restauração de seu casamento. É onde a cura pode começar.

Também é importante olhar para a natureza do seu casamento. Há muitos cristãos que estão em casamentos que desonram a Deus. Alguns acreditam que é melhor permanecer em um casamento abusivo ou destrutivo do que se divorciar. Só porque você está coexistindo com seu parceiro não significa que é um relacionamento saudável que glorifica a Deus. Você não deve estar em um relacionamento que não seja saudável, venenoso ou perigoso. Você deve tomar as medidas certas para honrar a Deus em seu casamento, mas nunca ao ponto de comprometer seu bem-estar físico e emocional. Se o seu casamento está com dificuldades, um dos maiores passos que você pode tomar é procurar ajuda.

As Escrituras afirmam que Deus odeia o divórcio. Também afirma que o perdão e a reconciliação devem centralizar a vida de um crente. Deus está ciente de que o divórcio acontecerá, mesmo com Seus filhos. Aqueles que experimentam o divórcio nunca devem sentir que são menos amados por Deus. Se você passou por um divórcio, deve saber que Deus tem um plano especial para sua vida. Lembre-se de que, às vezes, o maior crescimento começa no deserto, trabalhando em meio ao nosso sofrimento, destruição e quebrantamento. Saiba que Deus está ao seu lado nas épocas mais difíceis.