TANTRISMO
movimento filosófico e ritualístico que influenciou seitas hinduístas, budistas e jainistas, fundamentado nas prescrições e nos ensinamentos dos tantras
TANTRISMO
movimento filosófico e ritualístico que influenciou seitas hinduístas, budistas e jainistas, fundamentado nas prescrições e nos ensinamentos dos tantras [O tantrismo reúne sexualidade e realização espiritual através de metáforas ou simbolismos (budismo tântrico) ou mesmo de práticas orgiásticas (hinduísmo tântrico).
Tantra (sânscrito: तन्त्र, literalmente "tear, tecer, sistema") denota as tradições esotéricas do hinduísmo e do budismoque se co-desenvolveram provavelmente em meados do primeiro milênio d.C. O termo tantra, nas tradições indianas, também significa qualquer "texto, teoria, sistema, método, instrumento, técnica ou prática" sistemática de aplicação ampla.
De acordo com Anthony Tribe, um estudioso do tantra budista, o tantra tem as seguintes características definidoras:
Centralidade do ritual, especialmente o culto às divindades Centralidade dos mantras Visualização e identificação com uma divindade Necessidade de iniciação, esoterismo e sigilo Importância de um professor (guru, acharya)Uso ritual de mandalas (maṇḍala)Atos transgressivos ou antinomianos Reavaliação do corpo Reavaliação do status e papel das mulheres Pensamento analógico (incluindo correlação microcósmica ou macrocósmica)Reavaliação de estados mentais negativos
Segundo David N. Lorenzen, as práticas do Tantra incluem o seguinte:
"Crenças e práticas xamânicas e iogues;""o culto a Sakta, especialmente o culto às Matrikas e as formas matadoras de demônios das deusas hindus e budistas;""Escolas específicas da religião tântrica, como os kapalikas e kaulas;""Os próprios textos tântricos."
Várias técnicas (sadhana) são usadas como auxílio à meditação e ao alcance do poder espiritual:
Dakshina: Doação ou presente para o professorDiksha: Ritual de iniciação que pode incluir shaktipatIoga, incluindo técnicas de respiração (pranayama) e posturas (asana), é empregado para equilibrar as energias do corpo/mente.Mudras, ou gestos com as mãosMantras: recitando sílabas, palavras e frases Canto de hinos de louvor (stava)MandalasYantras: diagramas simbólicos de forças em ação no universoVisualização de divindades e identificação com divindadesPuja (ritual de adoração)Sacrifício de animaisUso de substâncias tabu como álcool, maconha, carne e outros enteógenos.Prāyaścitta - um ritual de expiação realizado se um puja foi realizado incorretamenteNyasa Purificação ritual (dos ídolos, do corpo.)Guru bhakti (devoção) e pujaYatra: peregrinação, procissões Vrata: votos, às vezes, fazer práticas ascéticas como o jejumA aquisição e uso de siddhis ou poderes sobrenaturais.Ganachakra: um ritual durante o qual é oferecida uma refeição sacramental.Música ritual e dança.Maithuna: união sexual ritual (com um parceiro físico real).Ioga dos Sonhos
As palavras mantram, tantram e yantramtêm raízes linguística e fonológica nas antigas tradições indianas. Mantra denota o canto, ou "conhecimento". Tantram denota ações rituais. Yantram denota os meios pelos quais se espera que uma pessoa leve sua vida.
O mantra e o yantra são instrumentos para invocar qualidades superiores, frequentemente associadas a divindades hindus específicas, como Shiva, Shakti ou Kali. Da mesma forma, o puja pode envolver o foco em um yantra ou mandala associado a uma divindade.
Cada mantra está associado a um Nyasa específico. Nyasa envolve tocar várias partes do corpo em partes específicas do mantra, pensadas para invocar a divindade no corpo. Existem vários tipos de Nyasas; os mais importantes são Kara Nyasa e Anga Nyasa.
As tradições tântricas do hinduísmo e do budismo se espalharam rapidamente na Índia e no Tibete, e de lá para o sudeste da Ásia, Ásia Oriental e Ásia Central. Eles influenciaram significativamente muitas outras tradições religiosas, como o jainismo, sikhismo, a tradição bön tibetana, taoismo e a tradição xinto
japonesa.
Na literatura sikh, as ideias relacionadas à Shakti e à reverência da deusa atribuídas ao Guru Gobind Singh, particularmente no Dasam Granth, estão relacionadas às idéias do tantra encontradas no Budismo e Hinduísmo.
Os métodos de adoração jainistas, afirma Ellen Gough, foram provavelmente influenciados pelas idéias do shaktismo, e isso é atestado pelos diagramas tântricos da Rishi-mandala onde os Tirthankaras são retratados. As tradições tântricas dentro do Jainismo usam encantos verbais ou mantras e rituais que se acredita acumular mérito para os reinos de renascimento.
Tantrismo Branco
Este é o sistema para a transmutação da energia sexual em ojas (força crística). O casal deverá refrear o impulso sexual e evitar a ejaculação do sêmen. O coitus interruptus, o impulso sexual refreado, faz a energia sexual do Terceiro Logos retornar para dentro e para cima pelos canais de Ida e Pingala. A Maithuna (ioga sexual) produz dentro do microcosmos-homem, no cóccix, perto do tribeni, um contato extraordinário entre os átomos solares e lunares do sistema seminal.
Alguns usa isso para ser safado e aproveitador, ou desculpa para da a re no kibe.
Eu mesmo não pratico nada que seja dessa linha filosofica.
Embora pratico budismo, dão e gosto do jaianismo.