quinta-feira, 2 de junho de 2022

Rosas: a linguagem das cores Significado simbólico da rosa

 Rosas: a linguagem das cores


Significado simbólico da rosa


Pode ser uma imagem de rosa e ao ar livreRosas: a linguagem das cores

Significado simbólico da rosa
“Rosas amarelas, rosas brancas, rosas vermelhas – todas passaram a ser apenas o brilho radiante de sua alegria, apenas seus sorrisos diversos”
Existe uma certa linguagem das flores, segundo a qual a cor de uma rosa fala sobre certos sentimentos. Estas flores são geralmente escolhidas por pessoas confiantes e bem-sucedidas, que apreciam conforto e estabilidade. A cor dessa incrível flor tem suas próprias associações e significados.
Nenhuma flor foi dotada de significados e símbolos tão diferentes como a rosa. Em seu botão, os gregos viam o símbolo do infinito, porque ela é redonda e o círculo não tem começo nem fim; além disso, na raiz do botão, as folhas são bem torcidas, de modo que não podem ser desdobradas. Mas depois que a rosa se abre, ela não dura muito tempo. Suas pétalas começam a cair ou murchar.
Jovens garotas bonitas eram chamadas de rosas, lembrando que o tempo da beleza é curto. A beleza fugaz e cativante da flor lembrava a curta duração da beleza humana e da transitoriedade da vida das pessoas.
Os romanos souberam das rosas graças aos gregos. Na época da República, a rosa era considerada um símbolo de moralidade. Os guerreiros romanos que saiam para campanhas, tiravam seus capacetes e colocavam coroas de rosas: acreditava-se que essas coroas injetavam coragem nos corações dos guerreiros. A rosa servia como um emblema de valentia.
do”, rosa branca era para amor silencioso e rosa amarela significava infidelidade. No entanto, a combinação das cores dentro de um buque também é importante…
Rosa sem espinhos: amor à primeira vista; de acordo com lendas cristãs, é uma virtude, e cresceu no paraíso, mas foi antes da queda do homem. Após a expulsão de Adão e Eva do paraíso, os espinhos apareceram na rosa como uma lembrança do pecado mortal.

As cores das rosas

Rosas de chá:

Um símbolo tradicional de separação. Seu significado é: “Eu nunca vou esquecer de você”. Isso lembra a pessoa que dá as flores, bem como seu destinatário, de momentos calorosos e memoráveis. A rosa de chá simboliza constância. No perfume, sua fragrância sempre foi considerada um símbolo de beleza, feminilidade e romance.

Rosa branca:

Assim como a violeta branca, tornou-se um símbolo de inocência, pureza e castidade de Nossa Senhora. A Virgem Maria foi chamada Rosa Mágica, Rosa dos Céus e Rosa Sem Espinhos. Diz a lenda que o Arcanjo Gabriel pegou rosas brancas, amarelas e vermelhas e fez três coroas para a Santíssima Virgem Maria. A coroa de rosas brancas representava sua alegria, a coroa de rosas vermelhas, seu sofrimento e a de rosas amarelas, sua fama.

A rosa branca simboliza amor, harmonia, pureza, inocência, lealdade. Ao dar um buque de rosas brancas, a pessoa parece querer dizer: “Você é celestial e puro”; “Eu admiro sua beleza sobrenatural e imaculada”; “Você é tão perfeita quanto essas rosas brancas.” A rosa branca é um símbolo do amor eterno, mais puro e forte que todos os sentimentos terrestres, incluindo a paixão. É por isso que um buquê de rosas brancas é geralmente dado como presente de casamento.

Rosas vermelhas:

Um símbolo de paixão e desejo, de amor verdadeiro. Muitas pessoas sabem que são essas rosas que exalam uma fragrância surpreendente e expressam profundo amor e paixão. Além disso, rosas vermelhas eram sempre dadas como um sinal de respeito e admiração pela pessoa.

Rosas brancas e vermelhas:

Combinadas em um buquê simbolizam amor harmonioso e unidade de pontos de vista, unanimidade, união, amizade longa e duradoura. Além disso, se você escolher rosas, cujas pétalas brancas terão uma borda vermelha, o significado de tal buquê será semelhante. Em qualquer caso, a combinação de cores brancas e vermelhas em um buquê de rosas simboliza lealdade e unanimidade, como se confessasse ao destinatário: “Você e eu somos inseparáveis”.

Rosa cor-de-rosa:

Muitas vezes simbolizam um começo de um novo relacionamento, uma sugestão desse sentimento, que, talvez se incendeie com força em um futuro próximo e atinja dois amantes no coração. A cor rosa e buquês dessas belas e nobres flores expressa gratidão e orgulho, simpatia e pensamentos doces, emoções ternas e uma sensação de admiração.
A cor rosa tem a mais rica gama de tonalidades, cuja combinação é usada para compilar complexas, promissoras e muitas vezes eloquentes mensagens. Flores dessa cor simbolizam polidez e cortesia. Elas são um símbolo de elegância e sofisticação. Você pode expressar sua gratidão dando um presente de rosas cor-de-rosa ou cereja e também expressar um sentimento de simpatia, apresentando rosas não abertas das tonalidades mais suaves dessa cor.

Rosa púrpura:

Bem como a rosa escarlate, representa um sentimento ardente de amor, enorme paixão e admiração. Um buquê de rosas dessa cor parece confessar: “Você é tão bonita que não está ciente disso”. Vale ressaltar que esta cor particular é considerada um presente tradicional e o meio mais popular de expressar sentimentos no Dia dos Namorados. As pétalas púrpuras com tons de violeta ou lavanda falam de charme, magnificência e magnetismo, mas eles não simbolizam um sentimento forte e duradouro. Considerando mais detalhadamente o significado simbólico das rosas púrpuras, pode-se dizer que essas flores expressam o charme do dono do buquê e o amor à primeira vista. As rosas dessa cor também têm diferentes tonalidades, cada uma significando diferentes variantes do principal significado simbólico.
O buquê púrpuro-escuro é um pouco sombrio, então é melhor adicionar outros tons próximos à cor púrpura, como o escarlate, o rosa ou o pêssego. A rosa púrpuro-escura é uma rosa que é habitualmente dada aos representantes da geração mais velha. Essa é a cor da beleza “inconsciente”, mas inexorável. Ela pode denotar uma paixão passada e o envelhecimento; simboliza tristeza ou condolência.

Rosa amarela:

Representa amizade, felicidade e alegria. Essa flor expressa as emoções mais positivas, não tendo nada a ver com traição e ciúmes (embora essa interpretação do seu significado simbólico seja muito comum).
Por alguma razão, o significado mais comum dessa cor entre as pessoas é a separação. No entanto, ele não corresponde ao verdadeiro símbolo das rosas amarelas – muito pelo contrário, as rosas amarelas são um símbolo de amizade e reconhecimento, admiração e respeito. Quando flores amarelas são dadas a pessoas que vivem em um casamento por um longo tempo, elas representam a regularidade e doçura das relações familiares, sendo que em algumas situações, podem simbolizar também a infidelidade.
Em todos os tempos, a cor amarela significava a essência da ação e da liberdade. Portanto, um buquê de rosas amarelas aparece com frequência em várias celebrações como uma expressão de parabéns ao herói da ocasião. Rosas amarelas são uma forma de enfatizar o orgulho pelo que foi alcançado e descoberto e um jeito de comemorar junto com a pessoa.
Poucas pessoas sabem das características conciliatórias das rosas amarelas. Vendo um buquê amarelo de rosas frescas e maravilhosamente cheirosas nas mãos de sua cara metade, com quem você brigou recentemente, saiba que isso significa apenas uma coisa: “Vamos deixar tudo para trás e começar uma nova página de nosso relacionamento”.

Rosas alaranjadas:

Expressam os melhores desejos, sentimentos calorosos e entusiasmo. Se você foi levado por um sentimento inebriante de amor, rosas alaranjadas ajudarão a contar sobre isso para a pessoa que você ama. A cor laranja das rosas pode transmitir não só charme, mas também orgulho pela pessoa que você gosta.

Rosa cor de pêssego:

São uma manifestação de modéstia. Elas são frequentemente apresentadas em honra da conclusão bem-sucedida dos casos. Com a ajuda de rosas cor de pêssego, você pode expressar sua gratidão e sentimentos de alegria. Estas flores naturais são a melhor decoração de uma mesa festiva organizada por qualquer motivo.

Rosa de tons azuis:

São símbolo de mistério, da realização do impossível. Elas são extraordinárias e misteriosas, sendo que dessa forma, são dadas para pessoas que são igualmente misteriosas e inacessíveis. A cor azul dos botões de rosa tem diferentes tonalidades: tons lilás de pétalas, por exemplo, podem significar charme, admiração e o primeiro amor.

Rosa verde:

Recentemente se tornaram comuns entre os floristas, significam abundância e generosidade. Os raros botões de rosa verde são um símbolo de fertilidade. Estas flores serão apreciadas por personalidades de sucesso. Como dizem os psicólogos, verde é equilíbrio e estabilidade.
Uma vez que são símbolos de amizade, todas as rosas claras podem ser dadas para amigos sem qualquer conotação especial. No entanto, não só a cor é capaz de expressar sentimentos e transmitir palavras: o formato da flor também é importante. Por exemplo, os botões não abertos dentro de um buquê falam do primeiro sentimento inocente de amor. Assim, botões vermelhos de rosa enfatizam a admiração pela beleza e juventude, e as pétalas de rosa branca sugerem a juventude e a impossibilidade do surgimento do amor e do afeto. Se você quiser confessar seu amor pela primeira vez, um buquê de rosas verdes será a melhor opção para você. Se o buquê inclui uma rosa aberta e dois botões, isso simboliza algum tipo de mistério e enigma. Duas lindas flores que são inextricavelmente unidas são um convite para um encontro, ou podem significar uma expectativa de casamento.

Rosas negras:

Ao longo da história, rosas negras adquiriram uma fama de ser um símbolo da tristeza e da morte. Mas essas magníficas flores são capazes de expressar não apenas a tristeza e o aflito: muitas vezes, elas simbolizam novos começos, viagens ou novos assuntos. Dar um buquê de rosas negras significa expressar sua admiração pela força e pelo espírito rebelde da pessoa, mas é extremamente errado expressar o apego com a ajuda dessas flores lindas.

Pesquisado e editado por Negah San.