sexta-feira, 3 de junho de 2022

Pode alguém evocar os Espíritos sem ser médium?

 Pode alguém evocar os Espíritos sem ser médium?


Nenhuma descrição de foto disponível.Pode alguém evocar os Espíritos sem ser médium?

- Todos podem evocar os Espíritos. Se os evocados não puderem manifestar-se materialmente, nem por isso deixam de se aproximar e ouvir o evocador.

O Espírito evocado atende sempre ao chamado?

- Isso depende das suas condições, porque há circunstâncias em que não pode faze-lo.

Quais as causas que podem impedi-lo?

- Primeiro, a sua própria vontade; depois o seu estado corpóreo, se estiver encarnado; as missões de que estiver encarregado, ou ainda a falta de permissão para tanto, que lhe pode ser negada.
Há também Espíritos que não podem jamais comunicar-se. São os que ainda pertencem, por natureza, a mundos inferiores à Terra.
Os que se encontram em globos de punição também não podem se comunicar-se, a menos que tenham permissão superior, só concedida em caso de utilidade geral.
Para que um Espírito possa comunicar-se é necessário que tenha atingido o grau de evolução do mundo em que é chamado, pois, do contrário, será estranho à cultura desse mundo e não disporá de meios de comparação para exprimir-se.
Não se dá o mesmo com os que são enviados em missão ou expiação aos mundos inferiores,pois esses possuem a cultura necessária para responder.

Por quais motivos pode ser negada a um Espírito a permissão de se comunicar?

- Pode ser uma prova ou uma punição para ele ou para quem o chama.

Sabemos que as distâncias nada são para os Espíritos, mas nos admiramos de ver que respondem, as vezes, tão prontamente ao chamado como se estivessem bem próximos.

- É que às vezes, realmente estão. Se a evocação foi premeditada, o Espírito recebeu o aviso com antecedência e frequentemente se encontra no lugar antes que o chamem.

O Espírito evocado pode negar-se a atender?

- Perfeitamente. Onde estaria, sem isso, o seu livre-arbitrio? Achamos que todos os seres do Universo estão as vossas ordens? E vós mesmos, acaso vos considerada obrigados a responder a todos os que pronunciam o vosso nome? Mas quando assim o digo, refiro-me ao chamado do evocador. Porque um Espírito inferior pode ser constrangido, por um superior; a se manifestar.

A fé é necessária para as evocações?

- A fé em Deus, sim, quanto ao mais, a fé se desenvolverá com o desejo do bem e a intenção de instruir-se.

A evocação é agradável ou penosa para os Espíritos? Eles atendem de boa vontade quando chamados?

- Isso depende do seu caráter e do motivo por que os chamam. Quando o objetivo é louvável e o meio é simpático, a evocação se torna agradável e mesmo atrativa. Os Espíritos se sentem sempre felizes com os testemunhos da afeição.
Há os que consideram uma grande felicidade poder comunicar-se com os homens e sofrem com o esquecimento destes.

Um Espírito não tem, muitas vezes , nenhum motivo para atender ao apelo de um desconhecido que lhe é indiferente e que age quase sempre movido pela curiosidade.

O Livro dos Médiuns / Allan Kardec.