quinta-feira, 2 de junho de 2022

MÚSICA, OS INSTRUMENTOS E A VIDA NA TERRA

 MÚSICA, OS INSTRUMENTOS E A VIDA NA TERRA


Nenhuma descrição de foto disponível.MÚSICA, OS INSTRUMENTOS E A VIDA NA TERRA

A relação da música com os 4 elementos se dá pela vibração do som de cada instrumento. Na Gnose, temos uma explicação muito interessante sobre essa relação do som e da música com os elementos da natureza, feita através da analogia do universo com uma orquestra sinfônica.

“Se alguém deseja conhecer se o reino é bem governado, se sua moral é boa ou ruim, a qualidade de sua música irá fornecer a resposta”

Para ficar mais claro, é preciso adicionar um 5º elemento chamado éter, também conhecido como quinta-essência ou quintessência, que estaria presente em abundância no cosmos. Este misterioso elemento Éter seria uma substância não palpável, o contrário dos outros elementos, de acordo com o princípio do Mundo das Ideias, de Platão. Há também além desses cinco, mais dois elementos, chamados de adhi e samadhi (o 6º e o 7º elementos).
Os 4 elementos básicos dentro do universo da música estão representados pelas quatro classes de instrumentos: a terra estaria associada à percussão, o fogo aos instrumentos metálicos, a água às cordas e teclados e o ar aos instrumentos de sopro. Os elementos adicionais éter, adhi e samadhi seriam, respectivamente, representados pelo coral, o silêncio e o maestro.

O Maestro com sua batuta dentro dessa simbologia toda, viria a ser aquele que rege os elementos, que os domina de acordo com o Poder da Vontade (Kriya) e do Conhecimento Superior (Jnana, Gnose). Também a estrutura das músicas seriam um reflexo das 3 forças primárias que deram origem ao Universo: ritmo, melodia e harmonia. A grande maioria das composições clássicas, especialmente aquelas criadas pelos grandes compositores como Mozart, Beethoven e Wagner, possuem essas três estruturas muito bem definidas. Por refletirem totalmente essa estrutura da criação, é que a música clássica seria o ápice do conhecimento musical humano e tão apreciadas há tantos anos. Aliás, sabemos que curas e tratamentos usando esse tipo de música são muito eficazes! Elas fazem bem não somente para os ouvidos ou o sistema nervoso, mas também servem de alimento energético para a alma.

Música e elementos nos instrumentos musicais

"Há muito os seres humanos integraram a música a rituais religiosos e de magia, devido a seus efeitos poderosos. Os xamãs usam uma batida constante de tambor para induzir transe, e um tambor pode ser utilizado para controlar o ritmo de uma dança mágica. Além disso, há muito credita-se à música a capacidade de acalmar animais ferozes - assim como humanos."

Quando faço rituais utilizo de música como um elemento a mais de conexão, é potencializar, além de trazer a energia de um elemento específico também posso, utilizar como oferenda ou foco de invocação de um deus ou deusa específico , como o hino a hecate , que em sua letra trazerem homenagens a deusa.

Agora vou explicar o elemento que rege cada tipo de instrumento com alguns exemplos de utilização, se você já tiver um conhecimento mais aflorado dos elementos fica mais fácil de interpretar o uso na música, e colocar alguns vídeos de músicas com esses instrumentos.
FOGO
"O Fogo rege os instrumentos de corda tais como a lira, a harpa (grande ou folclórica), o violão, o bandolim, o ukelele e outros. Tais instrumentos podem ser utilizados em encantamentos ou ritos que envolvam sexualidade, saúde e força física, paixão e força de vontade, mudanças, evolução, coragem e destruição de hábitos nocivos.
São também excelentes ferramentas a serem usadas antes dos rituais para purificar a área em questão, bem como o celebrante.
Toque uma determinada canção, cante com o instrumento, ou simplesmente caminhe pela área num círculo no sentido horário até que o local esteja ecoando suas vibrações. As cordas também podem ser usadas para invocar o Deus

TERRA
"O tambor, o chocalho, o xilofone e todos os instrumentos de percussão (com exceção do sistro) são regidos pelo elemento Terra. Portanto, tais instrumentos podem ser utilizados para invocar fertilidade, atrair dinheiro, encontrar um emprego e assim por diante. Podem também ser utilizados para evocar a Deusa em rituais, ou para reunir, "a toque de caixa", a energia a ser enviada para a Terra."

AR
"A flauta, tansversal ou doce, assim como todos os instrumentos de sopro, estão sob a regência do Ar, o elemento do intelecto, e assim podem ser utilizados para aumentar os poderes mentais ou as habilidades de visualização, para descobrir sabedoria ou conhecimentos antigos, aumentar as faculdades psíquicas e atrair o Deus."

ÁGUA
"O metal ressonante, como os pratos, o sistro, o sino e o gongo, simbolizam o elemento da Água. Uma vez que a água engloba a cura, a fertilidade, a amizade, os poderes psíquicos, o amor espiritual, a beleza, a compaixão, a felicidade e outras energias similares, sinos, gongos ou pratos podem ser incluídos em tais ritos. O sistro de Isis nos assegura que o metal ressonante invoca a Deusa."

Pesquisado e editado por Nega San OZ.