PASSES MEDIÚNICOS
MEDIUNIDADE DE CURA & TERAPEUTICA DOS PASSES.
1. MEDIUNIDADE DE CURA A mediunidade curadora é a capacidade que certos médiuns possuem de curaram moléstias do corpo físico por si mesmos, provocando reações reparadoras de tecidos e órgão, incluindo aquelas oriundas de influenciação espiritual. De modo semelhante aos médiuns de efeitos físicos que emitem ectoplasma, ou seja, fluido próprio para a produção de fenômenos físicos, os médiuns de cura emitem fluidos adequados às reparações no corpo humano. A diferença entre os dois tipos de médiuns está nas características do fluido em questão: no primeiro caso (o de ectoplasma), o fluido é mais denso, pesado, apropriado à produção de efeitos objetivos por condensação fluídica, ao passo que, no segundo, é bem mais sutilizado e radiante, adequado a alterar as condições vibratórias preexistentes. O médium curador, além do magnetismo próprio, possui a capacidade de captar esses fluidos leves e benignos nas fontes energéticas da natureza, passando a irradiá-los, segundo osentimento que preside o ato da emissão, em direção ao doente, revigorando órgãos, normalizando funções e destruindo placas e quistos fluídicos produzidos por auto-obsessão ou por influenciação espiritual direta.
Em sua atuação, ele se põe em contato com essas fontes, animado do desejo de exercer a caridade, orando e se concentrando, colocando-se em condições de vibrar em consonância com as atividades da vida espiritual superior, de modo a caldear forças de elevado poder construtivo que, então, vertem sobre ele e se transferem ao doente, que a seu turno, pela fé ou pela esperança, se colocou na mesma sintonia vibratóriA.Os fluidos radiantes curativos interpenetram o corpo físico do doente, atingem o campo da vida celular, elevam as vibrações íntimas de seus átomos e injetam-lhes vitalidade que, em conseqüência, acelera as trocas fisiológicas das células (assimilação e eliminação), resultando por fim, numa alteração benéfica, que repara ou equilibra funções.
As curas de perturbações espirituais são obtidas a partir da ação das forças curadoras sobre oscentros anímicos e energéticos do duplo etérico do doente, veículo de ligação com o perispírito, que também se beneficia, purificando-se pela aceleração vibratória e, dessa forma, tornando-se inacessível às vibrações de mais baixo padrão.