quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022

Flores de empoderamento feminino

 

 Flores de empoderamento feminino


Nenhuma descrição de foto disponível.Gerânio (Pelargonium graveleons)

O óleo essencial extraído dessa flor é intitulado como o “óleo essencial da feminilidade”. Essa flor tem aroma marcante e floral ajuda a ativar o feminino em nós. Ela desperta o amor próprio, a autoestima e ajuda a resolver os conflitos internos.
E nos fornece muita coragem e empoderamento, ativando a criatividade e a intuição. O Gerânio me ajudou muito na minha busca interior, sempre será minha flor queridinha!
Para trazer o Gerânio na sua vida pode-se usar o óleo essencial da flor em um aromatizador pessoal ou diluído em óleo vegetal para massagear o corpo. Cuidado com a proporção correta para se diluir, lembrando que os óleos essenciais são os princípios ativos naturais das plantas resultando em substâncias orgânicas, lipofílicas, voláteis e concentradas, ou seja, um verdadeiro extrato concentrado.
Então requer muito cuidado na diluição e jamais se deve aplicar o óleo essencial diretamente na pele, ok?
Também dá para fazer um chá com as flores e preparar um banho relaxante com esse chá, mentalizando sempre a força dessa flor ou fazer um escalda-pés.

– Sálvia (Salvia sclarea)

A Sálvia é poderosa! Com seu poder de estimular a autoconfiança, ela nos ajuda a resgatar o olhar positivo sobre nós, facilitando o amor próprio e a necessidade de nos cuidarmos. Resgata a autoimagem positiva, nos faz relaxar e nos sentirmos mais à vontade em nossos corpos.
Ela nos dá suporte energético para os dias que estamos pra baixo. Com a Sálvia conseguimos enxergar a nossa verdade interior.
O óleo essencial dessa planta traz aterramento, nos puxa para a realidade, elimina as ilusões, nos ajuda no processo de ver a verdade, para que sempre lembremos nosso poder e de onde viemos e para onde vamos! É uma planta com um poder ancestral e de limpeza maravilhoso para nós, mulheres.
Dá para usar também na forma de óleo essencial, sempre diluído em óleo vegetal ou através de incenso natural com as folhas, ou preparar um banho com a Sálvia… enfim, dá pra introduzir essa planta no dia a dia facilmente. Atenção: na gestação o óleo essencial da Sálvia não deve ser usado, ok?

– Lavanda francesa (Lavandula angustifolia)

Você sabia que a Lavanda é uma erva importantíssima para a mulher? Nesse caso, a Lavanda é maravilhosa, ela é versátil e completa, traz a sensação de segurança através da diminuição da intensidade emocional das memórias.
Nos ajuda a relaxar, traz paz e também harmonia interior. Ajuda a combater inseguranças e carências afetivas despertando discernimento e autocontrole.
A Lavanda também nos traz ternura, aconchego e facilita a estabilidade emocional necessária para que consigamos nos livrar de sentimentos como a frustração, decepção e angústia.
Traga a Lavanda para as suas vidas, através de óleo essencial ou através das flores secas, para fazer um banho quando se sentir pra baixo e precisando de acolhimento ou um escalda-pés bem relaxante.

– Artemísia (Artemísia vulgaris)

Erva poderosa para o feminino, nos tira a carga pesada de nossas costas, aliviando nossa caminhada e nos traz força e objetividade e favorece a sensibilidade. É uma erva de limpeza, muito usada em vaporizações de útero.
Use-a em escalda-pés, em incensos naturais, em chá, juntamente com alecrim. Atenção, o chá de Artemísia é poderoso e pode ser tóxico em grandes doses, então muita atenção e consciência na hora de introduzir essa erva em suas vidas.
Alecrim (Rosmaninus officinalis)

O alecrim que conhecemos tão bem é uma erva que é muito boa pra despertar a nossa alegria interior! Ele traz clareza e força interior, traz foco, aumenta a vontade própria, pra começarmos as coisas e preenche os ambientes com alegria!
Maravilhoso em escalda-pés, também nos banhos e chás. Hipertensos: cuidado para não abusar, pois ele tende a fazer que a pressão arterial se eleve, então usem com cautela.

– Canela (Cinnamonuun zeylanicum/cassia), contém no Chá de Autoestima!

A canela não é erva e nem flor, mas trouxe aqui também pois essa especiaria é demais! A canela traz fluidez, nos ajuda a quebrar uma possível rigidez psíquica, trazendo movimento e espontaneidade.
Ela equilibra quando estamos nervosas, traz um espírito jovial e aquece nossos corações quando nossos sentimentos são frios e facilita a interação, nos permitindo a deixar de lado ações que nos isolam, para nos integrar, sempre com muita alegria. Use canela nos chás, nos escalda-pés, na alimentação! Grávidas devem evitar o uso, ok?

Camomila (Matricaria recutita), contém no Chá de Autoestima!

Essa flor foi importante no meu processo de cura interior, me ajudou em diversos aspectos, na forma de chá. Sempre que pensamos na camomila imaginamos uma florzinha frágil para fazer chá calmante, porém ela é muito mais que isso.
Ela representa o sistema reprodutor, o útero, a força da mulher. Ela nos liberta de culpas, medos, liberta o útero, que é o nosso local de cura espiritual. A camomila acalma e nos acolhe também, dando uma força necessária para nos enxergamos sem medo e com muita suavidade.
Nos ajuda a combater as inseguranças, transforma expectativa em calma. Então tome chá de camomila, faça escalda-pés com essa flor, use e abuse em óleos de massagem! A camomila cuidará de você como cuidou de mim!

– Rosa (Rosa spp)

Essa flor linda e cheirosa é a mãe de todas as flores! Ela resgata o feminino nas mulheres, resgata a autoconfiança e remove sentimentos de frustração. É o amor pleno, incondicional, assim como o amor de mãe.
É ternura, as pétalas representam a generosidade e a suavidade. Energia protetora e de transformação da mulher, resgatando a essência verdadeira e única. Então deixe que a rosa te acolha como uma mãe mesmo, te abraçando e dizendo que está tudo bem.
Ao mesmo tempo em que ela tem a suavidade, ela tem a força também. Isso que ela vem nos trazer, uma força interior necessária diante da vida, com muita generosidade, intensidade e prazer em viver! Faça escalda-pés e banhos.

– Jasmim (Jasminum officinalis), contém no Chá de Autoestima!

O jasmim é uma flor delicada e cheirosa, que nos traz uma imersão em nossos sentimentos, de forma bem delicada. Ele gera confiança, otimismo e acalma.
Também pode ser afrodisíaco, mas creio que seja por seu aroma exótico e doce, que tranquiliza e ao mesmo tempo inspira confiança, bem descontraidamente, nos abrindo para o mundo e para nós mesmas. Faça escalda-pés, banhos, chás.

Tem muitas e muitas ervas que favorecem a mulher nessa busca interior, em prol de nós mesmas. os insights necessários para certas decisões ou clareza para algumas situações e pode ser que seja um chá de uma erva totalmente diferente das ervas citadas acima.
Pois existe sim essa ligação única e linda da mulher com as ervas, elas podem te escolher, basta saber escutar a sua intuição.
Tenham momentos de comunhão com a natureza, pois ela ajudará vocês a se reconectarem com essa força interior que nem sempre estará tão forte assim diariamente. E está tudo bem! Pois somos cíclicas, temos altos e baixos, dias bons e dias ruins, só não podemos apagar essa luz interna, que nos move e nos dá confiança para seguir caminhando.

Pesquisado e editado por Negah San