quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022

Diferenças entre o Halloween e o Samhain

 

 Diferenças entre o Halloween e o Samhain


Pode ser uma imagem de uma ou mais pessoas e texto que diz "Negah San"Tenho visto muitos bruxos nesta época discriminando a comemoração do Halloween mais é de fato que muitos não sabem a diferença, como descrito nos textos abaixo o Halloween é inspirado no saba maior de Samahin não sendo a mesma comemoração, o saba é feito em sua maioria em honra aos antepassados sendo um ritual mais sério diferente dos outros sabas, já o Halloween é uma festa de cultural norte americana onde as crianças se fantasiam para pedir doces muito diferente do saba.

Samhaim ou Samaim(em irlandês Samhain, gaélico escocês Samhuinn, manês Sauin e em gaulês Samonios) era o festival em que se comemora a passagem do ano dos Eldianos. Marca o fim do ano velho e o começo do ano novo. O Samhain inicia o inverno, uma das duas estações do ano dos celtas. O início da outra estação, o verão, é celebrado no festival de Beltane. Este festival, Samhain, é chamado de Samonios na Gália. Segundo alguns autores, grande parte da tradição do Halloween, do Dia de Todos-os-Santos e do Dia dos Fiéis Defuntos pode ser associada ao Samhaim. O Samhaim é a época em que acredita-se que as almas dos mortos retornam a suas casas para visitar os familiares, para buscar alimento e se aquecerem no fogo da lareira. Alguns autores acham que não existe nenhuma evidência que relacione o Samhain com o culto dos mortos e que esta crença se popularizou no século XIX. Segundo o relato das antigas sagas o Samhain era a época em que as tribos pagavam tributo se tivessem sido conquistadas por outro povo. Era também a época em que o Sídhe deixava antever o outro mundo. O Halloween, nos tempos modernos, como todos nós sabemos, é comemorado no dia 31 de Outubro e caraterizado pela famosa brincadeira “doces ou travessuras”, pelas festas à fantasia, pelas decorações impecáveis e horripilantes, por máscaras de monstros, chapéus de bruxas, e por aí vai. Comumente, tem-se conhecimento de que trata-se de uma comemoração em honra aos mortos. Mas você sabe a real origem do Halloween? Quer dizer, toda a história por trás das festas e fantasias?

O Halloween tem origem no festival celta pagão “Samhain”, que tinha como principal objetivo o culto aos ancestrais. Vale dizer, que, pela roda do norte, o Samhain é sempre comemorado no dia 31 de Outubro, e, pela roda do sul, no dia 1 de Maio.
O Samhain é um dos quatros grandes Sabbats do mundo celta pagão. Por ser o maior e mais importante de todos, é considerado como o “Ano novo pagão”, como a noite mais mágica e poderosa do ano. É o festival onde se lamenta a morte do Grande Deus Ancião, mas ao mesmo tempo, se comemora o nascimento da criança que se encontra no ventre da Grande Deusa Anciã – a promessa de dias melhores, a esperança.
Samhain é conhecido como a noite em que o véu que separa os mundos – material e espiritual se torna mais fino, deixando desta forma, o contato com nossos ancestrais bem mais fácil. É o festival onde se comemora um novo ano. No hemisfério norte, o Samhain dá-se no meio do Outono, época do ano em que o frio e o ar gélido encontram-se presentes, onde a necessidade do renascimento é latente. É a preparação para o inverno. Ele é tido como um festival do fogo, onde se tem a entrada para a parte fria e assustadora da Roda do Ano.
É conhecido como festival do fogo, visto que, frondosas fogueiras são acesas, para que os espíritos consigam encontrar os caminhos para partir para o outro mundo. É um festival para se celebrar o amor por aqueles que já partiram, bem como, é extremamente comum realizar uma ceia em silêncio, em respeito à memória dos antepassados queridos. É tradicional que se prepare as comidas favoritas dos que já se foram, e, que deixe um lugar posto na mesa somente para ele, e também, deixar uma vela acesa na janela de sua casa, para o auxílio na caminhada dos mortos.

Então ambos são comemorações diferentes, então sim no Halloween as pessoas que não praticam a bruxaria podem comemorar pois não estão participando de um rito, e sim de uma comemoração que se baseia na cultura pagã que deu origem a outros feriados como o dia de Los muertos no México, já o saba Samhain é comemorado dentro do meio pagão como um rito de passagem, e sei que para muitos bruxos e bruxas o Halloween possa se ofensivo mais é uma forma de disseminar a cultura pagã desmistificando muitos preconceitos, sabemos que não devemos julgar e cada comemora da forma que bem entende.

Escrito por Sacerdotisa Negah San .