MEDITAÇÃO COM OS ORIXÁS - OGUM.
Durante duas vezes ao dia – escolha um horário propício em sua agenda pela manhã e outro ao final da tarde -, sente-se confortavelmente, procure uma posição tranquila em um ambiente silencioso, mantenha a coluna ereta, os olhos fechados e acompanhe por alguns minutinhos - sem julgar - a própria respiração. Estando preferencialmente em frente ao seu altar pessoal, coloque um copo com água e acenda uma vela. Após uma prece inicial feita de coração, faça as seguintes afirmações durante 10 minutos, no mínimo, inicialmente em voz alta e depois em sussurros:
Afirmação: Pai Ogum, que o meu poder de vontade seja ativado por tua Vontade, para que eu seja vitorioso contra os meus medos e diante os desafios da vida.
INTERPRETAÇÃO: Há um ditado antigo que diz: “Quando você dá o passo, Deus coloca o chão”. Esta é a energia propulsora da conquista; impulso da ação, do poder da vontade pessoal. É a força (luta) inicial para que haja a transformação; é o ponto de partida, aquele que está à frente. Deus ajuda quem se ajuda e o Amparo Divino começa com a vontade do indivíduo fortalecida.