quarta-feira, 22 de setembro de 2021

Linha dos Pretos Velhos

 

 Linha dos Pretos Velhos


Pode ser uma imagem de 4 pessoasA Linha dos Pretos Velhos, também conhecida como Linha das Almas ou de Yorimá (que traduz: Potência da Palavra da Lei, Ordem Iluminada da Lei, ou ainda, Palavra Reinante da Lei) representa em suas naturezas espirituais a manifestação da fé, humildade, sabedoria, caridade e maturidade. A Linha dos Pretos Velhos é a que através da humildade, amor, caridade e compreensão, consolam os aflitos, reanimam os fracos e a tudo perdoam, se houver arrependimento.

Representam um grupo social sofrido e discriminado; Um grupo que apesar de ter sido tirado à força de sua terra natal, de ter sido tratado de uma forma revoltosa (passaram por 378 anos de escravidão), não perderam sua religiosidade nem o respeito pelas entidades ancestrais cultuadas pelos seus.

Este grupo, em grande parte, é o responsável pelas bases da nossa querida Umbanda;

Assim, os Pretos Velhos trazem para nós o arquétipo da humildade, da paciência, da sabedoria, do amor, da bondade; São detentores de uma grande luz e conhecimento, e em várias encarnações foram sacerdotes e filósofos, ou seja, homens de um profundo conhecimento dos mundos espiritual e humano. Os Guias Espirituais que trabalham nessa linha são anciões, detentores de uma grande sabedoria adquirida durante milênios, e são possuidores de um grau de evolução muito elevado.

Em um Terreiro, prestando atenção nessas queridas entidades que nos amparam, veremos que são verdadeiros “Pais” e “Mães” para todos que os procuram. Eles têm sempre uma palavra de consolo, um conselho sábio, uma paciência infinita para com as imperfeições do ser humano e uma bondade sem tamanho;São seres de muita luz e de muito conhecimento, incapazes de cultivar a discórdia e são grandes apaziguadores de situações difíceis.

Prestando ainda mais atenção, pode-se ver que eles já desenvolveram todas as boas qualidades e sentimentos puros de que vimos falando e que estão sempre a nos amparar e amar. São os grandes semeadores e divulgadores do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Os Pretos Velhos são muitíssimos respeitados e são seres de grande atuação. Sobre a atuação dos Pretos Velhos, podemos dizer que são entidades curadoras das doenças da alma e do corpo, assim como são entidades ativas para “desmanchar” magias negras e trazer a paz dentro dos lares e das pessoas.

Não devemos nos deixar enganar pela sua fala mansa e humilde, e aparente desinformação sobre as coisas terrenas, pois esta é só uma das formas de se apresentarem a nós e de se revestirem de uma grande humildade.

Por trás do jeito humilde, do linguajar simples, encontraremos palavras de grande sabedoria, grandes conselhos e ensinamentos que, se seguidos e respeitados, nos levarão ao caminho reto até o Pai Celestial, pois seguem as diretrizes de Nosso Senhor Jesus Cristo, seguindo fielmente o Seu Evangelho Redentor.

“... Preto-Veio, veio de Aruanda (o Céu) pra “trabaiá” na Terra, pra curar aquele fio que vem se consultar com este nêgo véio. Preto-Veio é mandingueiro, é feiticeiro e curandeiro. E, as mironga que só preto veio sabe usa. Nego-Veio faz patuás e reza o Rosário pra fio que tanto sofre na Terra, e que veio pedir ajuda pra este Pai Véio.

Se, fio não tem amor; Preto Véio ajuda ele! Se ele ta doente, Preto-Veio cura ele com ervas passe e reza.

Se, fio ta com problema de carrego, de feitiço, Preto-Veio quebra feitiço com arruda, com a magia da fumaça do meu cachimbo. Preto-Veio cura, limpa, quebra “trabaio” de Magia negativa e descarrega o fio que veio lhe procurar ele com fé..”.

Com este linguajar simples e com jeitinho amoroso e amigável a entidade com a vestimenta fluídica, de pais e mães velhos de escravos da África incorporado no seu Aparelho, o médium de Umbanda, vai trabalhando aquele que veio pedir ajuda. É o sábio conselheiro que muitos buscam na hora do sofrimento.

São considerados como uma espécie de psicólogos da Umbanda. Estes Espíritos quando trabalhando usam diversos instrumentos em seus rituais como: Cachimbo, que com seu fumo ao mesmo tempo trazem mensagens do mundo espiritual também defuma o ambiente astral das larvas e miasmas. A “Mironga” da fumaça do cachimbo é muito usada pelos Pretos Velhos na hora de seu trabalho. Outro elemento é o Rosário, que veio do catolicismo, e o qual a entidade reza o consulente de forma tradicional ou de forma rápida que é pra casos urgentes e servem de uma espécie de amuleto protetor, e de benzedura.”

A forma religiosa cristã existente dentro dos Terreiros de Umbanda pode ser percebida, principalmente, com relação aos Pretos Velhos.

Em suas mensagens, esses Guias Espirituais maravilhosos sempre passam um exemplo, uma comparação, ou uma oração oriunda das palavras da fé cristã. Além disso, a sua “forma de vir a Terra”, sempre curvados e exercendo uma enorme força ao se locomoverem mostram que suas presenças vêm de um grande sacrifício, e por serem, Espíritos utilizando a roupagem fluídica arquetípica de ex escravos, nos mostram que, embora sofreram e padeceram em vida, mas em Espírito estão ali, prestes a dar uma orientação, uma palavra de conforto, uma ajuda a quem quer que seja mostrando uma resignação comparável somente a de Cristo.

Uma outra forma de identificação dos Pretos Velhos com a cristandade são os elementos trabalhados por esses Guias Espirituais, como: O Rosário, a Cruz, o Cruzeiro das Almas, seus Pontos Riscados,benzeduras com a utilização de ervas e rezas como o Pai-Nosso e a Ave-Maria. Nos abençoam em nome do Senhor Jesus, da Mãe Maria Santíssima, da Mãe Senhora Aparecida.

Os nomes que os Pretos Velhos adotam também denunciam sua ligação cristã, pois estão, quase sempre, vinculados aos Santos ou aos Anjos, como: Pai João, Vovó Catarina, Pai José, Vovó Maria, Mãe Aparecida, Pai Cipriano, Vovó Ana, Vovó Rita, Pai José do Cruzeiro, Pai Miguel, Pai Rafael, Pai Gabriel, etc.

Podemos dizer que os Pretos Velhos são “os representantes de Cristo”, os mensageiros do Evangelho Redentor dentro da Umbanda como podemos notar em seus procedimentos, ou externamente, nos Pontos Cantados que são como pequenas orações, hinos de louvor dos Pretos Velhos onde sempre encontramos as palavras “Jesus”, Cruz, Cruzeiro, Maria, Rosário, nomes de Santos e de Anjos, e tantas outras palavras que revelam ou denunciam esse vinculo, essa ligação, entre os Pretos Velhos e a representação da fé Cristã dentro da Umbanda.

Muitos ex escravos, Pretos Velhos, por serem em vida totalmente catequizados na fé Cristã (muitos Espíritos voltados a fé cristã utilizam a roupagem fluídica de um Preto Velho), quando de suas manifestações mediúnicas na Umbanda nos passam ensinamentos pautados no Evangelho Redentor, nos incitando sempre a seguir os passos de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Observem que estas entidades espirituais pouco fazem uso de ritualística, liturgia ou mesmo procedimentos de cultos afros, mas praticamente coisas da fé cristã.

Na Umbanda, a Falange dos Baianos,é uma das auxiliares da Linha dos Pretos Velhos, é a representação arquetípica do “Povo do Santo”, atuando dentro da espiritualidade pautada no positivismo dos cultos de nação africanos. Reparem também, que os Pretos Velhos, bem como outras entidades de trabalho na Umbanda, se referem ao Rosário e nunca ao Terço.

O Rosário para os Pretos Velhos não é somente um instrumento para benzimento ou proteção, mas sim, um guia para suas rezas; Em alguns pontos cantados na Umbanda, percebemos a importância e com certeza a eficácia do Rosário, da Ave-Maria e do Pai-Nosso. Infelizmente, muitos Umbandistas ainda não perceberam isso! Vejamos aqui trechos de alguns Pontos Cantados conhecidos:

1... “Preto Velho senta no toco, faz o sinal da cruz, pede proteção a Zambi para os filhos de Jesus. Cada conta do seu Rosário é um filho que ali está; se não fosse os Pretos Velhos eu não sabia caminhar...;

2... Suas matas têm folhas, têm Rosário de Nossa Senhora. Aroeira de São Benedito, meu São Benedito valei-me nessa hora...;

3... Chora meu cativeiro, meu cativeiro, meu cativerá. No tempo da escravidão, quando o senhor me batia, eu fazia o Rosário de Nossa Senhora, meu Deus, como a pancada doía...;

4... Lá vem Vovó descendo a serra com a sua sacola. Com o seu patuá, com seu Rosário, ela vem de Angola. Eu quero ver Vovó, eu quero ver Vovó, eu quero ver seu filho de Umbanda ter querer...

5...Canoeiro, canoeiro. O que traz nessa canoa. Trago Pemba, trago Guia. E o Rosário vem na proa.Trago Pemba, trago Guia. E o Rosário de Maria...;

6... Enquanto A Virgem caminhava, seu Ubirajara acompanhava. Um Rosário ela rezou, minhas forças tu...” terás. Tu terás peito de aço. Tuas flechas vencerão.

7... Eu vi um clarão nas matas, eu pensava que era dia. Mas eram as almas, mas eram as almas, mas eram as almas, com o Rosário de Maria...;

8... Quantas estrelas têm no Céu; Preto-Velho já contou; no Rosário de Maria meu senhor; Preto-Velho já orou.

9... Oi viva Deus, oi viva a Gloria, viva o Rosário de nossa Senhora (bis);

10... Preto-velho quando vem lá de Aruanda; Traz as sandálias do Senhor; Traz o Rosário de Nossa Senhora; E traz as bênçãos de Nosso senhor...

11... A bengala de Pai Joaquim bate mansinho mas pode doer; o Rosário de Pai Joaquim tem mironga pra benzer. Vem benze meu zim fio, oi vem benze (bis). O Rosário de Pai Joaquim tem mironga pra benzer...” E outros mais...

Os Pretos Velhos são os semeadores e incentivadores do Rosário das Santas Almas Benditas na Umbanda. Reflitamos o que disse um Preto Velho: “Louvados sejam todos os Pretos Velhos. Louvados sejam vós que formais o Santíssimo Rosário da Virgem Maria”.

PRECE AOS PRETOS VELHOS

Louvados sejam todos os Pretos Velhos. Louvados sejam vós que formais o sagrado Rosário da Mãe Maria Santíssima, e a Coroa das Santas Almas Benditas, protetoras de todos aqueles que se encontram em aflição. A vós recorremos Espíritos puros pelos sofrimentos, grandiosos pela humildade e bem aventurados pelo amor que irradiam, socorre-me, pois encontro-me em aflição. Concedam-me meus bondosos Pretos Velhos a graça de (pede-se a graça que deseja alcançar) através da vossa intercessão junto a Mãe Senhora Aparecida e a Mãe Maria Santíssima, mãe de Jesus e de todos nós. Dai-me meus Pretos Velhos um pouco de vossa humildade, de vosso amor, e de vossa pureza de pensamentos, para que possa cumprir a minha missão na Terra, seguindo todos os vossos exemplos de bondade. Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. Tenham piedade de nós.

Assim seja!