Deusa: Elen A Deusa das galhodas e dos Caminhos
No Brasil, é uma deusa pouquíssimo conhecida, tanto que em minhas pesquisas por conteúdos sobre ela, não encontrei absolutamente nada em português. Nem artigos, nem livros, nem sequer uma citação rápida sobre quem ela é.
Elen é uma deusa celta britânica/britônica muito antiga, associada às florestas, montanhas, rios, cachoeiras, animais selvagens (principalmente cervos, renas e alces), à Soberania, à fertilidade da Terra e é principalmente a guardiã dos viajantes e dos caminhos e trilhas. Ela é uma condutora de caminhos, sejam estes físicos, emocionais ou espirituais. Por si só, é Aquela que caminha entre os Mundos.
"Como a Donzela Verde, ela espreita entre as árvores nas florestas e bosques. Como a Venus Britânica, Deusa dos Jardins: ela é a Noiva Flor, com seus poços sagrados, encontrados principalmente no norte do país, ela é guardiã das correntes subterrâneas que carregam as Águas Sagradas. Estas correntes subterrâneas por si só são metáforas para a continuação secreta da Sabedoria Sagrada. Ela é a guardiã dos antigos caminhos em trilhas, os 'Leys', a kundalini corrente na natureza. E como a Deusa Chifruda, ela nos guia aos primeiros caminhos, o caminho migratório das renas e depois, ela nos guia ao caminho do Cervo Vermelho através das florestas. Daqui, ela nos conduz ao xamanismo perdido das Ilhas Britânicas... "
Elen no Mabinogion...
No 'Mabinogion', coletânea de lendas galesas, Elen é conhecida como Elen Luyddogg, ou 'Elen of the Hosts'. A lenda chamada "The Dream of Macsen Wledig", conta que Elen foi descoberta pelo imperador romano Macsen(Magno Máximo) em um sonho. Sua beleza é comparada ao Sol: radiante e majestosa! Ao acordar, Macsen adoece de tristeza, pois se apaixona perdidamente por Elen, sem saber de sua real existência. Um de seus criados se compadece de sua dor e resolve procurar pela mulher de seus sonhos. Então um grupo de homens saem em jornada à procura da mulher, e após um ano à encontram nas Ilhas Britânicas. Após encontrá-la, os dois se tornam noivos e Elen, como sua imperatriz, solicita três cidades-chefe como seu presente de noivado. Ela, então passa a supervisionar a construção das estradas de uma cidade à outra, assistindo em sua proteção (lenda absurdamente resumida, pois ela é bem grande e pode ser lida
A partir desta lenda que foi atribuído a ela o título de 'Elen of the Hosts' e a crença desta ser protetora dos caminhos/estradas/trilhas e viajantes.
Ainda é possível caminhar ao longo de suas estradas, literalmente. Sarn Elen, localizada no País de Gales, que vai de Caernarfon ao sul de Gales, já conhecida como anterior ao período romano. Caminhar nesta estrada pode ser uma experiência mágica, pois adentra em uma dimensão onde a magia, o mito e a história se encontram.
Sarn Elen, País de Gales
A deusa com galhadas...
Até onde eu sei, Elen é a única 'Horned Goddess', até hoje não vi nenhuma outra deusa com galhadas de cervos ou chifres, pelo menos não na mitologia celta, até onde meus conhecimentos limitados me levam. O fato de Elen ser representada com galhadas é bastante curioso, levando em consideração que cervos e alces fêmeas não possuem galhadas, a não ser pelas renas. Por este motivo, muitos estudiosos e pesquisadores associaram Elen com renas, ao invés de cervos.
Segundo Caroline Wise, 'Elen' é apenas um dos muitos nomes da antiga "Reindeer Goddess", uma deusa com galhadas cultuada desde os tempos paleolíticos. Ela ainda diz: "Eu concluí que ela é a Deusa dos animais, incluindo todos os cervos, e é quem guarda e guia ao longo de suas trilhas, e desde essas primeiras estradas ela se tornou a deusa dos caminhos, preocupada com a regência da terra(...). Ela está, através dos animais e dos antigos caminhos, interessada no equilíbrio das energias da terra, com a fertilidade e ciclos da natureza".
todasasdeusasdomundo