FÌTÍLÀ (LAMPARINAS)
NÃO É SEGREDO PARA NINGUÉM QUE TODOS EM ALGUM MOMENTO, JÁ ACENDERAM VELAS PARA SEUS ORIXÁS OU ENTIDADES... PORÉM O QUE MUITOS NÃO SABEM, É QUE AS VELAS QUE SÃO USADAS ATUALMENTE, FEITAS DE PARAFINA, NÃO SÃO AS IDEAIS PARA IRROMPER O ASTRAL, OU SEJA, PARA SE ATINGIR A ESSÊNCIA ENERGÉTICA DE UMA DIVINDADE OU ENTIDADE. NÃO QUERO DE FORMA ALGUMA COM ISSO, DIMINUIR A FÉ DE NINGUÉM, MAS O IDEAL SERIA USAR VELAS DE CERA (CARNAÚBA, ABELHA, ETC) OU DE SEBO DE CARNEIRO. MAS INFELIZMENTE PARA QUEM NÃO SABE CONFECCIONAR ESSAS VELAS EM CASA, COMPRAR AS MESMAS SE TORNA MUITO CARO.
ANTIGAMENTE O USO DE FÌTÍLÀ (LAMPARINAS) ERA UMA CONSTANTE EM TODOS OS TEMPLOS DE CANDOMBLÉ, E ATÉ ALGUNS DE UMBANDA. PORÉM O QUE MUITOS NÃO SABEM, É QUE O USO DE UMA FÌTÍLÀ É, ALÉM DE ATINGIR A ESSÊNCIA ENERGÉTICA DA DIVINDADE, MUITO MELHOR PRINCIPALMENTE PORQUE SEU USO, SIMBOLIZA UMA OFERENDA.EXISTEM VÁRIOS ELEMENTOS QUE PODEM COMPOR UMA FÌTÍLÀ, MAS ISSO VARIA DE ACORDO COM O MOTIVO PARA QUAL A MESMA ESTÁ SENDO ACESA.
O USO DE VÁRIOS TIPOS DE ÓLEOS (DENDÊ, ÓLEO DE MILHO, AZEITE DE OLIVA, ÓLEO DE CÔCO, DE GIRASSOL, DE AMÊNDOAS, ETC) VAI VARIAR TAMBÉM DE ACORDO COM A DIVINDADE PARA QUAL SE ACENDERÁ.
A FÌTÍLÀ PODE SER CONFECCIONADA DE VÁRIAS FORMAS, PORÉM O RECIPIENTE MAIS USADO É O OBĘRO (ALGUIDAR) OU ALGUM SIMILAR DE BARRO. A FOTO ABAIXO ILUSTRA UMA FÌTÍLÀ PARA O ÒRÌŞÀ ÈŞÙ, ONDE TEM ALGUNS ELEMENTOS NO FUNDO DO RECIPIENTE E COMPLETADO COM EPO PÚPÀ (AZEITE DE DENDÊ). PARA O ACENDIMENTO É USADO UMA BÓIA FEITA DE CORTIÇA COBERTA COM PAPEL ALUMÍNIO PARA A CORTIÇA NÃO QUEIMAR (CORTIÇA QUEIMADA É ÈÈWÒ DE ÈŞÙ) COM UM PAVIO NO MEIO. ESSA BÓIA COM ALGUNS PAVÍOS PODEM SER ADQUIRIDAS EM LOJAS DE ARTIGOS RELIGIOSOS (PARA QUEM NÃO SABE FAZER EM CASA).
A FÌTÍLÀ TAMBÉM PODE SER CONFECCIONADA DE OUTRAS FORMAS, COMO POR EXEMPLO : UMA TRANÇA DE ALGODÃO CRU EMBEBIDO DIRTAMENTE NO ÓLEO OU AZEITE QUE VAI SE USAR.
O USO DAS FÌTÍLÀ, PRINCIPALMENTE NO CANDOMBLÉ, NOS PERMITE UMA MELHOR COMUNICAÇÃO ENERGÉTICA COM A DIVINDADE, PODENDO SER USADA PARA REITERAR DESEJOS E PEDIDOS REFERENTES A VÁRIAS SITUAÇÕES, DEPENDENDO PARA ISSO, APENAS DO CONHECIMENTO DO SACERDOTE.
O USO DAS ÀBÉLÀ (VELAS), PRINCIPALMENTE AS DE PARAFINA SE TORNAM OBSOLETAS QUANDO O SACERDOTE TEM CONHECIMENTO DAS FÌTÍLÀ, MAS NO CASO DO USO DE ÀBÉLÀ (VELAS) PARA AS DIVINDADES, O IDEAL É QUE SEJAM ARROLADAS ENTRE AS MÃOS POSTAS (EM FORMA DE SÚPLICA) E PRÓXIMA A BOCA. PARA QUE SEJAM IMPREGNADAS COM A ENERGIA DAS MÃOS E TAMBÉM DAS PALAVRAS. LEMBRANDO QUE AS PALAVRAS SAINDO DA BOCA, PRINCIPALMENTE DE UMA PESSOA INICIADA, TEM MUITA FORÇA DE REALIZAÇÃO, POR ISSO DEVEMOS TOMAR CUIDADO COM O QUE PRONUNCIAMOS, MAS ISSO É ASSUNTO PARA OUTRA OPORTUNIDADE.
Texto: Tenda Espírita vovó Catarina
Postado:#GrupoCandomblénaÍntegra